SSA Social: o futebol que inspira sonhos e forma cidadãos em São Cristóvão
Projeto ensina mais do que esporte: molda caráter e dá esperança para jovens

No coração do bairro de São Cristóvão, em Salvador, um campo de grama sintética transformado é palco de sonhos e realizações. É ali que, desde 2003, o SSA Social Núcleo São Cristóvão, liderado pelo professor Manuel Cosme, o “Doca”, acolhe cerca de 300 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. O projeto utiliza o futebol para inspirar, educar e moldar futuros atletas e cidadãos.
“Essa ideia vem do ano de 87. Achava que tinha a necessidade de ter um projeto para abranger essa criança, o adolescente do bairro de São Cristóvão e adjacências. Com a ajuda de pequenos comerciantes e pais, compramos colete, bola e aí fundamos o projeto Nova Revelação.”, relembra Doca, autor da ideia.
“Há um ano, mais ou menos, formamos uma parceria com o projeto Decolando, que era um projeto também daqui da comunidade. Formamos uma parceria com o SSA Futebol Clube e hoje se tornou SSA Social Núcleo São Cristóvão. E hoje temos também uma ajuda do nosso vereador Duda Sanches, que fortaleceu mais em material, bolas. Há 25 anos trabalhando aqui nesse campo, e hoje nós temos a Arena Planeta que ficou muito bem montada, então, hoje eu sou muito grato”, conclui.
Transformando sonhos em realidade
Entre os beneficiados está Cauê, de 11 anos, conhecido como “Cabeludo”, que nutre o sonho de se tornar jogador de futebol e proporcionar melhores condições para a família. “Moro aqui em São Cristóvão e treino na SSA. Já estou na base, mas, de vez em quando, eu venho aqui treinar. E espero levar minha família para um bom lugar. Viajar para lugares longe. E meu sonho é ser jogador de futebol.”, afirma.
Jorge Vinícius, de 13 anos, viaja três vezes na semana de sua cidade para treinar no SSA em busca do seu sonho. “Já tem uns dois meses que eu frequento o projeto. Eu moro em uma cidade próxima, meu pai me traz aqui. Eu espero, com esses treinos, poder sempre estar evoluindo, sempre avançando” afirma.
“Acredito nesse projeto. Tem uma equipe boa. Esse projeto, seria bom se fosse realizado em várias comunidades para poder tirar a criança das ruas, entendeu? Para não estar fazendo coisas erradas, se envolvendo com coisa errada e tendo atividade” disse o pai de Jorge Vinícius.
Já Nicolas da Costa Lage, de 12 anos, também vislumbra o futebol como um caminho para superar desafios e construir um futuro digno. “Além de conseguir me tornar um jogador de futebol, ser um bom cidadão. Esse projeto forma pessoas, como Doca fala. Espero colocar minha família em condição melhor e me tornar jogador de futebol”, destaca Nicolas.
Futebol e educação de mãos dadas
Mais do que ensinar futebol, o projeto valoriza a educação. Os jovens são incentivados a manter boas notas e comportamento exemplar na escola. “Se ele não está estudando, se não tem nota boa, se não tem compromisso com o colégio e nem com o pai ou com a mãe dentro de casa, então ele não pode participar de um jogo, de um campeonato, de um amistoso. Então, para ele fechar comigo, ele tem que estar dez em todas as opções”, explica a coordenadora Nani.
O projeto conta ainda com o apoio de profissionais dedicados, como Anderson Tony, que enfatiza: “Nós ensinamos a respeitar o próximo, a trabalhar em conjunto, em equipe. E a comunidade, e os pais, relatam muita melhoria no desempenho escolar, porque aqui a gente cobra a frequência escolar, a gente cobra resultado escolar também”.
Hélio Júnior, parceiro e captador de talentos, reforça: “É um trabalho que realmente ajuda muitas crianças, e não só crianças, adolescentes e famílias também. A gente vê a realidade que está isso aqui hoje realmente é gratificante”.
“Antigamente era a céu aberto, chuva, sol, o esgoto corria por dentro do campo a céu aberto, eu com a enxada tirando ali. Hoje, tem a Liga Renovação, que faz o controle do baba durante a noite. Aí, por dia, são três ‘babas’ à noite. A Liga Renovação faz um trabalho espetacular na comunidade”, finaliza Doca.
Veja o programa “Inspiração” completo:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
SSA Social: o futebol que inspira sonhos e forma cidadãos em São Cristóvão
Inspiração: SSA Social leva esperança para jovens e famílias
Osid promove cuidado humanitário e saúde gratuita na Bahia há 65 anos
Casa do Sol transforma vidas de crianças em Cajazeiras V
Obras Sociais Compaixão transformam vidas em São Cristóvão, há 22 anos
Últimas Notícias

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente

Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%

Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

Balé Teatro Castro Alves abre inscrições para laboratório de criação voltado a iniciantes
Iniciativa tem como foco a experimentação prática e o intercâmbio entre artistas

Viola Davis no Rio: o que rolou no encontro com Anitta, Regina Casé e outros famosos
Atriz americana está na cidade para lançamento do seu novo filme

Milena Barreto e Bruno Reis falam sobre episódio polêmico: O que realmente aconteceu?
O prefeito de Salvador falou pela primeira vez sobre o incidente em que tomou o microfone das mãos da mestre de cerimônias