Osvaldo Lyra é reeleito presidente do Comitê de Imprensa da AL-BA e deputados escolhem os melhores jornalistas do ano
Na ocasião, os jornalistas atuantes na AL-BA também elegeram os melhores deputados do ano
O jornalista e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, foi reeleito presidente do Comitê de Imprensa Edson Alves, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (12). O profissional, que estará no comando do Comitê durante o biênio 2025-2026, expressou felicidade pelo resultado e reafirmou o compromisso em fortalecer o “jornalismo sério e de qualidade” na Casa.
“Eu fico muito feliz de ter sido reeleito para o próximo biênio. Uma nova chapa, com novos integrantes, novos colegas jornalistas. A gente conseguiu selar a paz entre as várias vertentes que compõem o trabalho aqui da Casa, mas com o objetivo de fortalecer o trabalho do jornalismo sério e de qualidade, dar, cada vez mais, respaldo e atenção para o colega que trabalha aqui no dia a dia”, pontuou.
Lyra destacou ainda os avanços conquistados durante seu primeiro mandato, em parceria com o presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD). Entre os avanços, citou a disponibilização de um crachá de acesso aos profissionais, além de desconto no restaurante da AL-BA.
“A gente conseguiu um crachá de acesso, assim como os funcionários da Assembleia, para que o jornalista transite com mais tranquilidade aqui dentro da Casa, além de desconto no restaurante, que é um benefício também para o funcionalismo, para os servidores. A gente tem feito alguns movimentos de fortalecimento junto à gestão da Casa para facilitar o trabalho dos jornalistas que cobrem aqui no dia a dia. Então, é um agradecimento meu, em nome de todo o Comitê, por a gente ter conseguido harmonicamente fechar uma composição de chapa que continue fortalecendo o trabalho do jornalista”, ressaltou.
Além de Osvaldo Lyra, foram eleitos: Victor Pinto (vice-presidência); Ramon Margiolle (secretário); Raul Aguilar (suplente); e Raul Monteiro (segundo suplente).
Adolfo, Alan Sanches, Marcinho e Tiago ganham prêmio
Os profissionais de imprensa que acompanham a Assembleia Legislativa definiram os parlamentares que se destacaram na Casa. Entre os quatro escolhidos para o Troféu Imprensa, apenas um integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Os nomes eleitos foram o líder da oposição, Alan Sanches (União), que obteve 35 votos; o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), com 26 votos; e os deputados Marcinho Oliveira (União) e Tiago Correia (PSDB), com 32 e 30 votos respectivamente. Ao todo, 69 jornalistas participaram da votação.
Mudanças na premiação
Também nesta terça, houve a premiação dos jornalistas que foram destaque na cobertura parlamentar da AL-BA. Na categoria televisão, o escolhido foi o jornalista Pablo Reis, apresentador do Aratu Notícias, da TV Aratu, enquanto na categoria rádio, a vencedora foi Juliana Nobre, da Rádio Salvador FM. Carine Andrade, do site Política Livre, venceu na categoria site; e Guilherme Reis, do jornal Tribuna da Bahia, levou o prêmio na categoria impresso. Os profissionais foram escolhidos a partir de votos dos próprios deputados.
Sobre o prêmio, Lyra anunciou que haverá novidades para a edição 2025, como a junção do prêmio de rádio e televisão. “É uma novidade apresentada no ano passado. Eram três prêmios, um para rádio e TV, um para impresso e um para site. Ano passado, a gente anunciou que teríamos o desmembramento do prêmio de rádio e TV. Só que com a experiência, e aqui o prêmio da Assembleia é muito dinâmico, a gente entendeu que para o próximo ano, deve haver uma nova mudança, um novo ajuste porque há poucos colegas de televisão atuando efetivamente aqui na Casa e uma quantidade muito grande de jornalistas de sites. Então, reunido com parte do Comitê, decidimos que, a partir do próximo ano, voltaremos a fazer a junção do prêmio de rádio e televisão, que passa a ser um prêmio só”, explicou.
Dessa forma, dois prêmios serão destinados aos jornalistas que trabalham em sites e blogs. De acordo com Lyra, mais de 30 profissionais que atuam nesta vertente disputaram o prêmio neste ano. “A ideia é dar mais acesso para quem realmente continua cobrindo e trabalhando aqui no dia a dia da casa. Então, essa é a novidade para o próximo ano. Vamos reunir o novo Comitê para entender como é que está o trabalho e entender a partir de agora o que a gente vai ter que fazer para fortalecer mais além o trabalho da nossa categoria no dia a dia aqui junto com os deputados”, pontuou.
O editor-chefe do Portal M! também ressaltou que a premiação fortalece o trabalho dos jornalistas. “O jornalista é um elo importante de comunicação no trabalho da Casa, entre os deputados e a população de modo geral. A população não vive o dia a dia da Assembleia, não vive o dia a dia do ambiente parlamentar. Então, fortalecer esse prêmio, fortalecer esse trabalho, fortalece o trabalho de prestação do serviço de nós jornalistas perante a sociedade”, observou.
Outra característica importante dos profissionais, conforme Lyra, é o de serem “porta-voz” da sociedade. “Nós temos a função justamente de ser porta-vozes, a gente tem olhos, atenções, equipamentos, tecnologia nos ajudando para ser um porta-voz do que acontece nos bastidores e levar isso no dia a dia para a população. Então acho que é extremamente importante esse fortalecimento interno que ganha democracia e ganha relação aí com o público externo”.
Por fim, ao falar sobre os resultados, Lyra enfatizou que as premiações fortalecem o trabalho do Comitê de Imprensa. “Foi um resultado importante, a gente teve a presença de 69 jornalistas votando, escolhendo os melhores deputados, referendando a escolha também da Chapa, então mostra que o Comitê de Imprensa está forte, pujante, o que nos obriga inclusive a nos fortalecermos enquanto categoria, a unirmos esforços para fortalecer o trabalho da casa, do jornalista e beneficiar a população de modo geral”, concluiu.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
STF referenda decisão de Flávio Dino para liberação de emendas parlamentares
Últimas Notícias
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL
Júnior Magalhães desconversa sobre saída da Sempre e diz aguardar posicionamento do prefeito
Apesar dos rumores sobre nova função no governo, secretário diz estar focado em concluir sua missão na atual pasta
Fé e Aventura: Turismo religioso e esportivo agitam Salvador, Camaçari e Canavieiras
Programações seguem até próximo domingo, com missas diárias, programações pastorais e competições esportivas
Governo Lula envia PEC ao Congresso com ajustes fiscais e combate a supersalários
Proposta deve ser debatida nas próximas semanas
Erika Hilton será palestrante na Festa Literária de Cajazeiras
Atividades serão realizadas no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Inscrições são gratuitas e vão até 13 de dezembro; saiba como se inscrever
Policial militar é suspeito de matar jovem e alvejar outro em Salvador; SSP-BA inicia investigação
Crime aconteceu no bairro de Ondina, em Salvador; jovem de 19 anos também foi baleado
Prefeitura de Salvador abre inscrições para organizações no programa de reciclagem
Programa tem como meta fortalecer coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos na capital baiana