Mais de 376 mil baianos fazem o Enem neste domingo; confira operação do metrô e outras dicas

Estudantes terão apoio para mobilidade e receberão kits da SEC


Vixe d-flex me-2
Redação 10/11/2024 08:46 Cidades
Mais de 376 mil baianos fazem o Enem neste domingo; confira operação do metrô e outras dicas - Divulgação

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão encarar, neste domingo (10), dois ‘bichos-papões’: Matemática e Física. Além destas disciplinas, no âmbito da prova de Ciências da Natureza, também haverá questões de Química e Biologia. Mais de 376 mil baianos retornam aos locais de prova neste segundo e último dia do Enem 2024.

O metrô vai funcionar gratuitamente para os participantes em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana. O candidato deve apresentar o comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária. Equipes da Secretaria de Educação do estado estarão nas principais estações de metrô da capital – Lapa, Tamburugy, Acesso Norte e Pirajá – para orientar os estudantes.

Assim como no último domingo (3), os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O início da aplicação das provas está marcado para às 13h30. Cada uma delas tem 45 questões objetivas e há uma novidade no tempo: hoje, os estudantes têm 30 minutos a menos para responder tudo, totalizando 5 horas, entre 13h30 e 18h30.

Para evitar contratempos, os alunos devem chegar ao local da prova com antecedência, considerando possíveis imprevistos no trânsito e no transporte pública. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, mais de 4,32 milhões de candidatos se inscreveram. Na Bahia, foram 376.352, sendo 70.308 de Salvador. O primeiro dia da prova registrou 26,6% de abstenção, mas quem não conseguiu comparecer pode fazer as provas neste domingo.

Como prevê o edital do Enem, os participantes que não fizeram as provas do último domingo (3) por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas ainda podem solicitar a reaplicação da prova a partir desta segunda (11) até sexta-feira (15). As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.

SEC fará ações de incentivo e apoio

Com o objetivo de apoiar os estudantes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) fará uma nova ação do programa ‘Tô Com Você no Enem’ em dez escolas da rede, visando proporcionar um ambiente de tranquilidade e confiança aos estudantes.

As ações ocorrerão nos colégios estaduais Pedro Paulo Marques e Marques (no bairro de São Cristóvão), Davi Mendes Pereira (Pau da Lima), Mestre Paulo dos Anjos (Tancredo Neves), Almirante Barroso (Paripe), Manoel Devoto (Rio Vermelho) e Thales de Azevedo (Costa Azul), bem como Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré) e Instituto Central de Educação Isaías Alves (Barbalho).  

Nestes locais, serão distribuídos kits com água, canetas e materiais motivacionais, além de incentivar os estudantes com mensagens de apoio e boas vibrações para que enfrentem o exame. Agentes da SEC e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também estarão presentes em estações no metrô para orientar os estudantes e garantir que eles acessem o transporte de forma gratuita e cheguem aos locais de provas de forma rápida e tranquila.  

O governo do estado ainda está disponibilizando ônibus gratuitos no interior para os candidatos que moram em áreas distantes dos centros urbanos. Em nota, a SEC informou que esta ação busca garantir que os estudantes que moram em regiões distantes dos locais de provas e que podem enfrentar problemas com a mobilidade possam chegar com antecedência.

Confira algumas orientações do Inep

Documentação

Todos alunos devem estar munidos de documento com foto e os digitais podem ser apresentados, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), e-Título, CNH ou RG. 

Caneta Preta

Como em todos anos, o exame deve ser respondido com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. No entanto, os alunos com atendimento especializado para Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão usar caneta em material transparente com tinta colorida, mas exclusivamente nas marcações do Caderno de Questões. Já no Cartão-Resposta, deve ser preenchido também com caneta de tinta preta.

Objetos e eletrônicos

Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico na sala de aula. Se o candidato levar, antes de entrar no local de aplicação, deverá guardar, desligados, dentro do envelope porta-objetos, que deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda sua permanência na sala. Atenção, garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação e lanches são permitidos, mas desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala. Também devem ser guardados no envelope porta-objetos: óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria e estranhos à realização do exame.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia -
Negócios 21/11/2024 às 22:00

Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia

Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito


Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico -
Cultura 21/11/2024 às 21:40

Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico

Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval


Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe -
Política 21/11/2024 às 21:30

Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe

Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes


Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira -
Política 21/11/2024 às 21:20

Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira

Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano


Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial -
Cidades 21/11/2024 às 21:00

Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial

Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra


Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF -
Política 21/11/2024 às 20:40

Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF

Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior


ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários -
Cidades 21/11/2024 às 20:20

ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários

Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos


MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia -
Cidades 21/11/2024 às 20:00

MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]


Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão -
Política 21/11/2024 às 19:49

Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão

Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias


Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’ -
Política 21/11/2024 às 19:20

Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’

Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos