2º turno em Fortaleza: todas pesquisas apontam empate entre Fernandes e Leitão
Quaest, Datafolha, Paraná Pesquisas e Real Time Big Data não mostram favoritismo para nenhum dos dois candidatos do PL e PT
O 2º turno das eleições em Fortaleza, entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), prometem ser um dos mais disputados do Brasil. Isso porque, os quatro maiores institutos de pesquisa apontam um empate técnico entre os dois, o que deixa a corrida eleitoral ainda mais acirrada. Além disso, há a polarização do cenário político, já que cada um dos prefeituráveis apoia uma vertente partidária.
O deputado federal André Fernandes é assíduo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALE-CE) apoia o presidente Lula. Desse modo, os institutos Quaest, Datafolha, Paraná Pesquisas e Real Time Big Data não mostram favoritismo para nenhum dos dois lados e indicam indefinição na intenção de votos para o 2º turno do próximo dia 27. Confira:
Quaest
A última pesquisa Quaest divulgada em Fortaleza diz que as intenções de voto entre Fernandes e Leitão estão iguais. O balanço apurou um percentual de 43% para cada um dos candidatos, sendo que 4% dos eleitores não souberam em quem votar e outros 10% afirmaram que seus votos seriam nulo ou branco.
No cenário espontâneo, em que o nome dos candidatos não é citado, Fernandes aparece com 39% das intenções e Leitão com 35%. Os indecisos representam 21% dos entrevistados e 5% pretendem votar nulo, branco ou não vão votar.
Contratada pela TV Verdes Mares, a pesquisa entrevistou de forma presencial 900 pessoas de 16 anos ou mais em Fortaleza, entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e no nível de confiança é 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número CE-01540/2024.
Datafolha
Na pesquisa Datafolha, os dois continuam em empate técnico. Segundo o instituto, Fernandes tem 45% das intenções de voto, contra 43% de Leitão. Outros 4% dizem que vão votar em branco ou nulo e outros 8% estão indecisos. Apesar da leve vantagem do deputado federal, isso não indica favoritismo, já que o empate técnico se mantém dentro da margem de erro.
O levantamento possui nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de três pontos percentuais, para cima ou para baixo. Contratada pelo jornal O Povo, a pesquisa ouviu 826 eleitores de Fortaleza entre os dias 15 e 17 de outubro. O indicativo conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-01856/2024.
Paraná Pesquisas
De forma numérica, a Paraná pesquisas também coloca André Fernandes na liderança, com 47,6% das intenções de voto. Evandro Leitão, por outro lado, aparece com 44,4% das intenções, mas o percentual continua empatado tecnicamente dentro da margem de erro. Brancos, nulos e aqueles que não votariam somam 4,8%. Outros 3,3% não sabem ou não responderam em quem vão votar.
Na espontânea, Fernandes também aparece à frente, com 36,5%, enquanto Leitão recebeu 35,8% das intenções. Brancos, nulos e aqueles que não vão votar somam 3,8%. Não sabem ou não responderam são 23,5%. Outros nomes foram citados por 0,5% dos eleitores. No índice de rejeição, o petista soma 48,5% das intenções e o candidato do PL tem um percentual de 44,4%.
A margem de erro da Paraná Pesquisas é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 13 e 16 de outubro. O levantamento está registrado no TSE com número CE-03006/2024.
Real Time Big Data
Mais uma vez, Fernandes e Leitão aparecem com os mesmos números. Segundo a pesquisa do Real Time Big Data, os dois candidatos somam 45% das intenções de voto. Outros 6% dos eleitores de Fortaleza pretendem votar em branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam.
Contratada pela Record TV, a Real Time Big Data ouviu 1.000 moradores de Fortaleza entre os dias 12 e 14 de outubro. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro corresponde a três pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE sob o número CE-07058/2024.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil
Carlos Muniz é reeleito presidente com 39 votos e diz que vai ‘continuar fortalecendo diálogo e democracia na CMS’
Eleição da nova mesa-diretora aconteceu, na manhã desta quinta-feira; Hamilton Assis obteve apenas dois votos para presidente e houve uma abstenção
Fernanda Torres lidera apostas para Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’
Revista americana destaca brasileira como favorita na categoria de melhor atriz dramática
Programa Pé-de-Meia beneficia mais de 3,9 milhões de estudantes no Brasil
Criado para combater a evasão escolar, o programa oferece incentivo financeiro de até R$ 9,2 mil aos alunos de escolas públicas
Jorge Araújo destaca prioridades e expectativas para seu primeiro mandato como vereador em Salvador
Vereador reafirma compromisso com social e projeta aprendizados na Câmara Municipal
Kiki Bispo comemora sua recondução à liderança do governo na CMS
Vereador também explicou como ficou distribuição das vagas na nova composição da mesa-diretora
Ney Dias é empossado como prefeito interino em Ruy Barbosa: entenda cenário político local
Presidente da Câmara assume provisoriamente após inelegibilidade do candidato mais votado; cidade aguarda nova eleição
Indefinição nos partidos atrasou composição da mesa-diretora na CMS, diz Carlos Muniz
Atual presidente da Câmara deve ser reeleito com ampla maioria, já que possui apoio de 40 dos 43 vereadores
Documentos perdidos no Festival Virada Salvador podem ser recuperados a partir desta quinta
GCM recolheu 141 documentos perdidos, que ficarão disponíveis na base do órgão; saiba como recuperar