Hoteleiros da Bahia defendem o setor de turismo na reforma tributária em ida a Brasília
Representantes discutem alíquota estimada para o ramo de hotelaria e destacam fator negativo em aumento da carga tributária
Cerca de 30 hoteleiros da Bahia, membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), em conjunto com outras 250 entidades do ramo de turismo nacional se mobilizaram em Brasília, nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7), para defender o setor na Reforma Tributária.
Atualmente, esse assunto é destaque no Senado Federal e representantes se posicionam contra o aumento expressivo da carga tributária. Isso porque, o texto-base aprovado na Câmara estima alíquota em até 28% de IBS e CBS para a hotelaria e outros segmentos do turismo.
Assim, o setor turístico nacional tende a perder potencial na geração de créditos compensatórios. Portanto, os hoteleiros e membros da ABIH participaram de diálogo direto com senadores e assessores parlamentares, em função do debate sobre os possíveis impactos no setor.
Entre os principais fatores negativos do aumento da carga tributária, estão tópicos como a perda de competitividade e menor capacidade de geração de empregos. Além disso, há a redução do fluxo turístico, algo que pode ter influencia negativa em outros setores estruturais.
Setor estratégico
Em declaração, o presidente da ABIH na Bahia, Wilson Spagnol, se disse confiante com a mobilização em Brasília. A sua justificativa é de que o Congresso Nacional atua em parceria com o turismo nacional e entende que este ramo é um setor estratégico para o Brasil.
“Os congressistas baianos, os 39 deputados federais e os nossos três senadores, Otto Alencar, Ângelo Coronel e Jacques Wagner, já demonstraram em oportunidades anteriores, em relação direta com a hotelaria, que entendem esse sentimento e sempre nos apoiaram, como no momento da vitória do PERSE – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Portanto, a Bahia caminhará unida e a favor do Turismo e do bem-estar da sociedade como um todo, não tenho dúvidas disso”, afirmou.
Do mesmo modo, o presidente da entidade pontuou que as redes de hotelaria fornecem um setor prioritário, algo que, por consequência, traz benefício para a sociedade e aumenta o fator econômico da região.
“São muitas funções em um hotel, como serviços gerais, recepcionistas, camareiras, garçonetes, entre outras. Portanto, geramos de 6 a 7 vezes mais empregos para a sociedade. Considerando o efeito multiplicador desta renda, que vai para a comunidade local e gera novos empregos, chega até 8 a 9 vezes mais empregos localmente, do que um setor de capital intensivo de grandes corporações, como por exemplo o setor financeiro. Consequentemente, o setor hoteleiro também aufere menor rentabilidade”, destacou.
Nesse sentido, a aprovação do texto da Reforma na Câmara pode representar um aumento significativo na carga tributária dos hoteleiros e em outros segmentos turísticos do Brasil. Dessa forma, o posicionamento dos representantes é de que a medida pode influenciar negativamente a sociedade em um contexto geral.
Leia também:
Rui Costa diz que ‘ninguém sorri’ ao cortar gastos e garante que Lula tem ‘compromisso fiscal’
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Dieese aponta que 70% dos reajustes de outubro superaram a inflação
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Setur-BA promove evento em São Paulo para atrair turistas para verão
Últimas Notícias
COP29 aprova meta climática de US$ 300 bilhões até 2035
Fortes chuvas causam nove ocorrências em Salvador, diz Codesal
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Discussão ocorre após denúncias de moradores que levaram à redução do horário do evento
Divaldo Franco é diagnosticado com câncer de bexiga e é internado em Salvador
Médium está internado no Hospital São Rafael, com boa resposta ao tratamento
Vitória empata com Botafogo, aumenta chances de permanência na Série A e sonha com vaga na Sul-Americana
Próximo desafio do rubro-negro será contra o Fortaleza, no domingo (1º), às 18h30, no Barradão, em Salvador
Bolsonaro critica inquérito da PF e diz não acreditar em ‘historinha de golpe’
Ex-presidente também criticou a repercussão do caso e sugeriu que as ações se tratam de perseguição política
Ministro do STJ chama autismo de ‘problema’ e critica legislação sobre transtorno
Antônio Saldanha comentou sobre a abrangência do diagnóstico de TEA, indicando que 'qualquer um' poderia apresentar 'fator de autismo'
Governo federal processa 17 planos de saúde por cancelamento unilateral de contratos
Órgão aponta graves consequências como interrupção de tratamentos essenciais e judicialização
Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil
Antes do lançamento presencial no dia 30, será realizada uma live neste domingo (24), que funcionará como prévia do evento
Uso excessivo de suplementos alimentares pode causar riscos à saúde, alerta especialista
O consumo excessivo pode causar sobrecarga em órgãos como fígado e rins, além de complicações como desidratação, dores abdominais e redução da densidade óssea
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Projeto tem o objetivo de prevenir mortes infantis por esquecimento em veículos fechados
Prazo para estudantes inscritos no Enade 2024 responderem questionário termina neste sábado
Preenchimento completo é requisito para a efetiva participação no Exame