‘Desonerar salários é luta para depois da regulamentação da tributária’, afirma Alckmin

Vice-presidente defendeu a desoneração para “não punir quem emprega” e “estimular que empregue mais”


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo 16/06/2024 13:30 Política
‘Desonerar salários é luta para depois da regulamentação da tributária’, afirma Alckmin -

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que a desoneração de parte do salário dos trabalhadores será uma “luta” a ser enfrentada pelo governo após a aprovação da regulamentação da reforma tributária. A declaração foi feita durante um evento da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), em Campos do Jordão, na tarde de sábado (15).

Em dado momento, Alckmin defendeu a desoneração para “não punir quem emprega” e “estimular que empregue mais”. O vice-presidente, que também é ministro da Indústria e do Comércio, afirmou ter feito um estudo para a desoneração sobre o primeiro salário.

“Nós fizemos um estudo. Se eu desonerar o primeiro salário, quanto custa? Custa R$ 110 bilhões, 1% do PIB. Se eu arrumar 1% do PIB de outra forma, eu desonero o primeiro salário. Quem ganha dois, você só paga sobre um. Quem ganha um, não paga nada. Quem ganha três, você paga sobre dois. Mas você começaria a desonerar a folha, desonerando o primeiro salário”, declarou.

Alckmin acrescentou: “Isso é uma luta que a gente vai ter que fazer depois da reforma tributária para estimular quem emprega, estimular a gerar mais emprego e as pessoas a terem mais oportunidade”.

No decorrer do evento, Alckmin também disse que o governo fará um ajuste fiscal “pelo lado da despesa” e afirmou que haverá uma busca por cortes a curto, médio e longo prazo.

O vice-presidente relembrou a meta de zerar o déficit primário, conforme o arcabouço fiscal, e disse que “com política monetária e política fiscal sólida, nós vamos ter juros mais baratos”.

Leia também:

Prefeitura inaugura complexo esportivo em São Cristovão

Conferência Eleitoral do PT Bahia conta com representantes petistas de mais de 300 municípios

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bahia lidera turismo internacional em 2025 e supera médias do Nordeste e Brasil -
Cidades 13/03/2025 às 21:40

Bahia lidera turismo internacional em 2025 e supera médias do Nordeste e Brasil

Mês de fevereiro foi especialmente positivo, com os aeroportos baianos registrando um aumento de 64% no número de viajantes internacionais


Senado aprova visita a presos do 8 de Janeiro e investiga condições carcerárias -
Política 13/03/2025 às 21:20

Senado aprova visita a presos do 8 de Janeiro e investiga condições carcerárias

Visitas técnicas devem investigar possíveis violações de direitos humanos contra detidos por participação nos ataques aos Três Poderes em 2023


Lua de Sangue: entenda o fenômeno que acontece nesta madrugada e como acompanhar -
Cidades 13/03/2025 às 21:00

Lua de Sangue: entenda o fenômeno que acontece nesta madrugada e como acompanhar

Observação pode ser feita a olho nu, mas binóculos e telescópios podem oferecer uma visão ampliada


Bolsonaro ironiza possível candidatura de Gusttavo Lima à Presidência em 2026: ‘Não conheço’ -
Política 13/03/2025 às 20:40

Bolsonaro ironiza possível candidatura de Gusttavo Lima à Presidência em 2026: ‘Não conheço’

Artista tem se posicionado como uma opção política para as próximas eleições, embora o ex-presidente tenha mostrado ceticismo em relação à sua preparação para o cargo


Líder do PL na Câmara diz que anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro pode ser votada ainda em março -
Política 13/03/2025 às 20:19

Líder do PL na Câmara diz que anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro pode ser votada ainda em março

PL acredita ter os votos necessários para garantir a aprovação do projeto


Após decisão do STF, sete deputados podem perder mandato; entenda e saiba quem são -
Política 13/03/2025 às 19:58

Após decisão do STF, sete deputados podem perder mandato; entenda e saiba quem são

Voto decisivo do ministro Cristiano Zanin, que se manifestou a favor da retroatividade, foi determinante para maioria da Corte


Moraes libera denúncia contra Bolsonaro para julgamento na Primeira Turma do STF -
Política 13/03/2025 às 19:28

Moraes libera denúncia contra Bolsonaro para julgamento na Primeira Turma do STF

Se denúncia for aceita, Bolsonaro e aliados deixam de ser apenas investigados e passam a responder como réus em ação penal no Supremo


Negociações na Câmara dos Deputados travam e definição das comissões é adiada -
Política 13/03/2025 às 18:54

Negociações na Câmara dos Deputados travam e definição das comissões é adiada

Impasse envolve a Comissão de Relações Exteriores, que o PL quer entregar ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além da CCJ e da CMO


Congresso muda regras para emendas parlamentares e amplia transparência na destinação -
Política 13/03/2025 às 18:28

Congresso muda regras para emendas parlamentares e amplia transparência na destinação

Medida busca adequar o funcionamento da comissão ao plano de trabalho acordado entre os Poderes


BBB 25: confira tudo que Renata já ouviu na ‘Vitrine do Seu Fifi’ -
BBB 25 13/03/2025 às 17:52

BBB 25: confira tudo que Renata já ouviu na ‘Vitrine do Seu Fifi’

Dinâmica inédita do reality permite interação direta entre Renata e o público fora da casa