Apagão na Grande São Paulo completa três dias e não tem previsão de normalização
Último comunicado informou que 1,35 milhão de imóveis permaneciam sem energia
Após o forte temporal de sexta-feira (11), o apagão que atingiu diversos municípios da Grande São Paulo chegou ao terceiro dia neste domingo (13). A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia, ainda não apresentou um prazo oficial para o restabelecimento total do serviço na capital e nas cidades da região metropolitana, como São Bernardo do Campo, Santo André, Taboão da Serra e Cotia. Alguns locais já estão há mais de 36 horas sem eletricidade.
No último comunicado da Enel, divulgado no sábado (12) às 18h40, foi informado que 1,35 milhão de imóveis permaneciam sem energia, sendo 870 mil na cidade de São Paulo. A concessionária já conseguiu restabelecer o fornecimento para 750 mil unidades, mas em algumas áreas será necessário reconstruir partes da rede elétrica danificada pelo temporal.
A capital paulista foi severamente afetada, com todas as suas regiões sofrendo interrupções. Bairros como Interlagos, Santo Amaro, Jabaquara, Campo Limpo e Pinheiros estão entre os mais atingidos. A falta de energia tem gerado prejuízos significativos para moradores e comerciantes, além de problemas no trânsito, já que diversos semáforos permanecem inoperantes.
Além das falhas no fornecimento de energia, a cidade enfrenta o desafio de remover árvores caídas que bloqueiam vias públicas e afetam propriedades. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, serviços essenciais, como a UPA Santo Amaro, estão funcionando com geradores. A previsão do tempo indica que não há expectativa de chuvas para este domingo.
No setor cultural, a falta de energia causou o cancelamento de diversas atividades no sábado (12). O Theatro São Pedro, na Barra Funda, precisou suspender sua programação, e bares e restaurantes em áreas como Pinheiros também fecharam, incluindo o Ó do Borogodó, que cancelou uma apresentação em homenagem a Cartola.
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) anunciou que irá acionar judicialmente a Enel pelos prejuízos causados ao setor. A federação, que representa mais de 502 mil estabelecimentos, alega que metade deles foi diretamente afetada pelo apagão e está enfrentando grandes perdas financeiras.
A Fhoresp também relembrou que o apagão de novembro de 2023 já havia causado prejuízos estimados em R$ 500 milhões ao setor. “A medida legal é necessária, tendo em vista os danos milionários causados aos estabelecimentos gastronômicos”, informou a entidade em nota oficial.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro