Quaest: Governo Lula tem queda de aprovação de 54% para 51%
Rejeição do presidente chega a 45% e 33% dizem que gestão do petista está pior do que esperado

A nova pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta a queda de aprovação do presidente Lula (PT). O percentual caiu de 54% para 51% e a rejeição também subiu, chegando a 45%. No último levantamento, feito em julho deste ano, este número era de 43%. Os 5% restantes não souberam ou não quiseram responder.
Os grupos que mais aprovam o governo Lula são moradores do Nordeste (69%), os que têm até o ensino fundamental (62%) e os que ganham até dois salários mínimos (62%). Por outro lado, a rejeição é maior entre os que possuem o ensino superior incompleto (59%), os que recebem mais de cinco salários mínimos (57%), os autodeclarados brancos (55%) e os evangélicos (55%). O último grupo mostra um crescimento no índice de desaprovação de três pontos porcentuais, após as tentativas do presidente de aproximação a partir de projetos governamentais.
No geral, 32% dos entrevistados consideram que Lula faz uma gestão positiva à frente da presidência do Brasil. Outros 31% acreditam que o governo é negativo e 33% das pessoas veem como regular. Dessa forma, a pesquisa aponta um empate técnico na margem de erro. Os 4% restantes não souberam responder ou não quiseram responder.
Comparativo
Em comparação com a pesquisa de julho, o índice positivo caiu quatro pontos percentuais (de 54% para 51%) e o negativo oscilou um ponto percentual (de 44% para 45%). Além disso, os que consideram a gestão regular cresceram três pontos. Assim, 30% dos entrevistados dizem que o governo Lula está “melhor do que o esperado”. Outros 33% apontam como “pior do que o esperado” e 36% acham que não está “nem pior nem melhor que o esperado”.
De acordo com a última pesquisa Quaest, 24% dos brasileiros acreditam que o maior problema do país é a economia, esse número era de 21%. A violência é citada por 17% das pessoas. Outros 16% enxergam que as questões sociais são a principal problemática e 13% apontam que é a corrupção do governo Lula.
Em relação à economia, 61% dos entrevistados dizem que o poder de compra do Brasil é menor do que no ano passado, enquanto 18% afirmam que o poder aquisitivo melhorou e 19% acham que o cenário não mudou. Para 41%, a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses. Outros 33% acreditam que melhorou e 22% indicam que a situação econômica continuou do mesmo jeito nos dois intervalos de tempo. Outros 4% não souberam responder ou não quiseram responder.
Lula x Bolsonaro
O levantamento também fez um balanço para comparar as gestões do atual presidente e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes, 51% das pessoas acreditavam que Lula tinha um governo melhor, mas este número caiu para 38% na nova pesquisa. Ou seja, o comparativo de Lula em relação a Bolsonaro caiu em 13 pontos percentuais.
Do mesmo modo, agora 22% dos brasileiros apontam que o governo Lula é igual à gestão de Bolsonaro, sendo que esse número era de 8%. Isso indica que as pessoas não veem diferença entre o último e o atual governo do Brasil. Por fim, 33% das pessoas acham que o ex-presidente foi melhor do que o petista.
A pesquisa do instituto Quaest foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, com entrevistas presenciais a 2.000 brasileiros. O índice de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Leia também:
Governo Lula é aprovado por 54%, enquanto 43% desaprovam, diz Genial/Quaest
Genial/Quaest: 55% dos brasileiros não apoiam reeleição de Lula em 2026
Haddad revela que Lula permitiu a reformulação do vale-gás dentro do arcabouço fiscal
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista

PL protocola pedido de urgência para votar anistia a envolvidos no 8 de janeiro
Requerimento para votação direta do projeto foi protocolado com 264 assinaturas, acima do mínimo necessário

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia e diz que recuperação será longa: ‘Voltaremos’
Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Estado de saúde é estável

Éden Valadares rebate Bruno Reis e diz que Jerônimo cumpre papel de líder: ‘ACM Neto insiste no papel de chefe’
Presidente do PT Bahia afirma que Jerônimo governa 'ouvindo o povo' e rebate críticas do prefeito de Salvador

Assessoria de Davi Brito anuncia perda do bebê de ex-namorada após ‘complicações na gestação’
Adriana Paula passou por uma curetagem, procedimento médico indicado em casos de perda gestacional

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto e diz que ‘capacidade de diálogo’ do ex-prefeito ‘é muito ruim’
Parlamentar baiano avaliou que ex-prefeito de Salvador está 'isolado' e tem perdido aliados por falta de diálogo e presença política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade e promete reação dura contra países que impuserem barreiras ao Brasil
Nova legislação autoriza medidas contra países que prejudiquem competitividade brasileira, como resposta ao aumento de tarifas dos EUA