A importância da inclusão de pessoas neuroatípicas no mercado de trabalho

Além de cumprir a lei, é uma forma de abrir as possibilidades do ensino superior


Vixe d-flex me-2
Redação 19/09/2024 21:44 Artigos
A importância da inclusão de pessoas neuroatípicas no mercado de trabalho -

Cada dia mais se faz necessário ampliarmos o nosso olhar para a inclusão e isso passa por setores como educação e mercado de trabalho, espaços que precisam se preparar para receber indivíduos com deficiência. Além de cumprir a lei, é uma forma de abrir as possibilidades na realização do ensino superior e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) tem o objetivo de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais para pessoas com deficiências (PCDs), assegurando inclusão social e cidadania como o direito à educação em diferentes níveis e cotas de emprego para pessoas com deficiência no setor público e privado.

De acordo com a Unesco, “as principais barreiras à inclusão são causadas pela sociedade, não por deficiências médicas”. Isso está relacionado ao desenvolvimento acadêmico, social, emocional e até físico.

Conhecer sobre os direitos e deveres do cidadão é o primeiro passo para que a inclusão seja efetiva e para que possamos colher resultados positivos em todos os setores. Ao adaptar seus espaços para acomodar pessoas neuroatípicas, as instituições promovem um ambiente mais inclusivo e diversificado. Isso não apenas respeita os direitos das pessoas com diferentes formas de processamento cognitivo, mas também enriquece a cultura organizacional com perspectivas diversas.

Muitas pessoas neuroatípicas possuem habilidades únicas, como pensamento criativo, habilidades matemáticas avançadas ou capacidade de foco intenso em áreas específicas. Ao criar ambientes que valorizam e se adaptam a essas habilidades, as instituições podem ajudar essas pessoas a desenvolver todo o seu potencial aproveitando sempre o que eles oferecem como maior habilidade.

À medida que a conscientização sobre neurodiversidade cresce, as organizações que se adaptam e aprendem a trabalhar com pessoas neuroatípicas estarão melhor preparadas para os desafios e oportunidades do futuro do trabalho, que valoriza a diversidade de habilidades e perspectivas.

A universidade é um dos espaços que podem e devem estimular o desenvolvimento de habilidades que possam construir competências necessárias para uma vida mais independente e com oportunidades de trabalho. As instituições de ensino superior precisam estar preparadas para receber estudantes com deficiência garantindo acesso à educação de qualidade, o que é essencial para seu desenvolvimento pessoal, profissional e mental.

Nos últimos anos, ficamos mais atentos quanto ao tema relacionado à inclusão e diversidade. As universidades estão recebendo estudantes de diferentes grupos sociais, políticos, econômicos, étnicos, religiosos, entre outros. A inclusão ajuda a combater estereótipos e preconceitos, promovendo uma sociedade mais justa e compreensiva.

Adaptar o ambiente para acomodar pessoas neuroatípicas significa fornecer acessibilidade adequada em todos os aspectos, como espaços tranquilos para trabalho, comunicação clara e direta, apoio emocional quando necessário, entre outros. Isso não só facilita a participação plena, mas também melhora o bem-estar e a saúde mental dessas pessoas.

É necessário e fundamental que os responsáveis por esses espaços tenham conhecimento sobre as leis de inclusão e estejam em constante atualização, inclusive conhecendo os tipos de deficiências e transtornos para que possam proporcionar e oportunizar esses indivíduos usando suas potências como ponto positivo para seu crescimento pessoal e profissional.

A preparação das universidades e ambientes de trabalho para receber pessoas neuroatípicas não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia inteligente para promover a inclusão, a diversidade, a inovação e o sucesso organizacional a longo prazo.

Autora: Fernanda Menezes

Pedagoga, psicopedagoga, psicanalista e coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP) da Estácio Bahia

Últimas Notícias

Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’ -
Política 03/12/2024 às 21:40

Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’

Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'


Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF -
Cidades 03/12/2024 às 21:20

Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF

Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).


Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs -
Política 03/12/2024 às 21:00

Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs

Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas


Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil -
Política 03/12/2024 às 20:40

Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil

Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas


Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação -
Cidades 03/12/2024 às 20:20

Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação

Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez


Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado -
Política 03/12/2024 às 20:00

Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado

Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa


Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba -
Política 03/12/2024 às 19:40

Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba

Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor


Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa -
Política 03/12/2024 às 19:20

Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa

Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais


CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra -
Cidades 03/12/2024 às 19:00

CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra

Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas


Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo -
Cidades 03/12/2024 às 18:45

Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos