Bruno Reis exalta sabatina como oportunidade de apresentar propostas e rebater ‘fake news’ de adversários

Sem citar nomes, prefeito acusa Geraldo e Kleber de apresentar ‘números falaciosos’ e propostas inexequíveis’


Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandes 14/09/2024 02:15 • Eleições 2024Política
Bruno Reis exalta sabatina como oportunidade de apresentar propostas e rebater ‘fake news’ de adversários -

O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), exaltou a sabatina realizada pelo Portal M! nesta sexta-feira (13), em parceria com outros cinco veículos de imprensa: Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba. Após o debate, o gestor municipal comentou a importância de discutir os segmentos da capital baiana e destacou a “oportunidade de conversar com a cidade”.

“São esses momentos que a gente tem a oportunidade de conversar com a cidade toda. Olha que eu tenho feito isso diariamente. Eu tenho discutido com segmentos, tenho discutido com as pessoas dos bairros, participado dos encontros. E ainda tive essa oportunidade com a cobertura de seis importantes veículos. Eu quero parabenizar a todos os seis, que cobrem diariamente a rotina e o dia a dia da nossa cidade”, ressaltou.

De acordo com o prefeito, o único ponto negativo foram as fake news espalhadas pelos seus adversários políticos nas eleições de 2024, Geraldo Jr (MDB) e Kleber Rosa (PSOL), que também participaram da sabatina. Segundo ele, o “compromisso com a verdade” deveria ser um pré-requisito para se candidatar à Prefeitura de Salvador.

“Essa é uma oportunidade que os candidatos têm de apresentar suas propostas, rebater as mentiras e as fake news. Porque está faltando aos candidatos compromisso com a verdade, com os números. Falar a verdade deveria ser uma condição básica para disputar a eleição. E falta muito, seja nos números falaciosos, seja nas propostas que são inexequíveis”, alfinetou.

Além disso, Bruno Reis aproveitou para responder um questionamento recorrente entre os seus concorrentes sobre sua ausência em alguns debates eleitorais. A justificativa para não comparecer à sabatina do TVE nesta última quinta-feira (12) ocorreu em função de uma caminhada na Cidade Baixa, que, segundo ele, teve cerca de 10 mil pessoas presentes.

“Eu disse que iria para o maior número de debates possível e tem dias que você tem que escolher. Ontem, a decisão se confirmou acertada. Eu falei para uma plateia, para um público maior do que o que o debate estava proporcionando. Tinha mais gente no nosso evento do que a audiência do debate da TV do Estado. Lá tinham 2 mil pessoas acompanhando, no pico do debate. E a gente tinha nas ruas 10 mil pessoas, em um grande evento na Cidade Baixa”, disse o candidato à reeleição, ressaltando que na mesma noite, por volta das 19 horas, se reuniu com representantes da causa animal e de acessibilidade, além de camelôs, ambulantes, segmentos ligados ao trabalho do deputado federal Léo Prates (PDT).

Transporte público

Questionado sobre o transporte público ter sido o tema central dos debates e entrevistas na campanha, Bruno Reis disse que isso está acontecendo nas eleições municipais em todo o país. “Se você assistir as entrevistas e os debates do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Porto Alegre, de Belo Horizonte, esse vai ser o tema mais debatido. Porque efetivamente, ao longo dos anos, os municípios vêm assumindo essa responsabilidade. O único país do mundo que não faz subsídio de transporte público é o Brasil. Conseguimos, com muita luta, uma ajuda emergencial em 2022. Foi a primeira vez na história do Brasil e esse prefeito, com muito orgulho, estava ali na linha de frente, liderando”, afirmou.

Nesse contexto, o prefeito de Salvador voltou a criticar os governos federal e estadual ao dizer que precisam assumir as responsabilidades do transporte público, por ser um problema presente em todas as cidades do Brasil. Segundo ele, as prefeituras não têm condições financeiras de administrar esse setor sem o auxílio de outras esferas.

“Efetivamente, precisamos que o Governo Federal assuma suas responsabilidades, que o Governo do Estado também conceda os benefícios e incentivos fiscais. Porque os municípios estão, ao longo dos anos, cada vez mais assumindo responsabilidades. E nós não temos recurso para isso. Para vocês terem ideia, já são R$ 220 milhões para subsidiar o transporte público, pagando a diferença entre a tarifa da porta do ônibus, que é uma tarifa cara, pelo serviço que não é de boa qualidade, mas a Prefeitura vem pagando 43 centavos a mais [para cobrir] a diferença. O valor da tarifa era pra ser R$ 5,63”, reforçou Bruno, acrescentando a crise de pneus no transporte público que se agravou no período da pandemia.

Ainda assim, o candidato do União Brasil ressaltou o desenvolvimento desse setor em Salvador, assegurou as propostas para avançar o sistema em seu segundo mandato e prometeu que, caso seja reeleito, 100% dos ônibus da cidade terão ar-condicionado.

“Mas aqui nós avançamos, fizemos, mesmo nessa crise, 10% da renovação da frota durante cada ano do meu mandato. Já estamos chegando a 60% com os ônibus novos que vão chegar, que nós estamos adquirindo e vamos chegar a 100% da frota com ar-condicionado. Vamos ter mais ônibus, mais linhas. As pessoas vão esperar menos tempo nos pontos de ônibus, as pessoas vão rodar com ônibus no horário de pico mais vazios”, garantiu.

Por fim, Bruno Reis enfatizou a presença de sete sistemas de transporte para dar suporte à população da capital baiana, prometendo ainda a construção de um teleférico no Subúrbio para facilitar a mobilidade das pessoas.

“Me preparei pra resolver o transporte público e esse é o meu compromisso com a cidade para os próximos 4 anos, com os modais que nós já implantamos, com o BRT, o BRS, o sistema convencional, o sistema complementar e vamos implantar o teleférico do Subúrbio. Espero que o Governo do Estado [coloque] o VLT e com o metrô, serão sete sistemas de transporte que vão melhorar muito a vida do cidadão soteropolitano”, concluiu Bruno Reis.

Sabatinas

O prefeito Bruno Reis (União Brasil), que tenta renovar seu mandato em outubro, foi o último dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador a participar da sabatina pelo pool de veículos. Na última terça-feira (10), o entrevistado foi o vice-governador Geraldo Jr (MDB). No dia seguinte, na quarta-feira (11), foi a vez do professor Kleber Rosa (PSOL). As sabatinas foram transmitidas ao vivo, sempre às 19 horas, e o conteúdo pode ser acessado no YouTube do Portal Muita Informação.

Confira sabatina completa:

Leia também:

Bruno apresenta ofício do Estado pedindo corte de linhas ao MP: ‘falta de caráter, responsabilidade e compromisso’

Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Imposto de Renda 2025: mais de 11,5 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal -
Cidades 11/04/2025 às 20:30

Imposto de Renda 2025: mais de 11,5 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal

Expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas até o dia 30 de maio


Deputado diz que assinou por engano pedido de urgência da anistia e manda excluir nome da lista do PL -
Política 11/04/2025 às 20:00

Deputado diz que assinou por engano pedido de urgência da anistia e manda excluir nome da lista do PL

De acordo com a assessoria de Paulo Foletto, houve equívoco da equipe legislativa


Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia -
Política 11/04/2025 às 19:29

Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia

Conforme ex-presidente, quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre


Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico -
Cidades 11/04/2025 às 19:05

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico

Empreendimento será construído no polo industrial da Região Metropolitana de Salvador e promete retorno mensal com renda passiva


Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior -
Política 11/04/2025 às 18:36

Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior

Segundo parlamentar, seca tem causado perdas severas na agricultura familiar, na pecuária e no abastecimento de água


Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’ -
Cidades 11/04/2025 às 18:00

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’

Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima


Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’ -
Cultura 11/04/2025 às 17:29

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’

De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina


BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo -
BBB 25 11/04/2025 às 17:00

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo

Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações


Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso -
Política 11/04/2025 às 16:32

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso

Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo


Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima -
Cidades 11/04/2025 às 15:59

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima

Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo