Kamala Harris segue à frente de Trump, diz pesquisa feita após debate

Republicano vem tirando a diferença após a desistência do candidato independente Robert Fistzgerald Kennedy


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo 16/09/2024 00:30 Internacional
Kamala Harris segue à frente de Trump, diz pesquisa feita após debate -

Uma pesquisa da ABC News/Ipsos indica que a vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à presidência pelo Partido Democrata, Kamala Harris, manteve a vantagem de 52% sobre 46% do ex-presidente americano, o republicano Donald Trump, em intenção de votos. O levantamento foi realizado após o debate entre os candidatos, em que a democrata foi vencedora de acordo, com os entrevistados.

Dentre os votantes registrados, Kamala é preferência especialmente para mulheres (53% contra 44% para Trump) e negros (81% contra 16%), enquanto Trump lidera entre brancos (54% contra 43% para Kamala) e protestantes evangélicos brancos (79% contra 18% para Kamala).

Em relação às temáticas abordadas durante a corrida presidencial, Kamala lidera em temas como proteção à democracia americana, assistência médica, violência armada, nomeações para o Supremo Tribunal, aborto e relações raciais. Na contramão, Trump se sai melhor em economia, inflação, crimes e segurança, imigração (fronteira com o México) e guerra entre Israel e Hamas

Apesar da vantagem, a campanha de Harris se preocupa com os números que estagnaram nas pesquisas, e agora a candidata democrata tem 50 dias para conter o crescimento do adversário Donald Trump. Nas últimas três semanas, o republicano vem tirando a diferença, principalmente após a desistência do candidato independente Robert Fistzgerald Kennedy (RFK), que decidiu apoiá-lo.

Pesquisa do Instituto Marist para a National Public Radio (NPR) e a PBS News, divulgada na última terça-feira (10), mostra Kamala ainda à frente, com 1 ponto porcentual. Mas Trump já ultrapassou a democrata entre os eleitores independentes (49% a 46%) e latinos (48% a 37%) – um aumento de 14 e 19 pontos porcentuais, respectivamente.

De onde teriam saído esses votos? Segundo especialistas, o principal ‘suspeito’ é RFK. “É possível que a saída dele e o apoio a Trump, de fato, tenham tido algum impacto”, escreveu o analista Nate Silver, em seu portal Silver Bulletin.

Variações de Kamala Harris nas pesquisas

RFK chegou a ter 20% nas pesquisas, mas não passava de 5% quando desistiu da disputa, no dia 23 de agosto. Nesse exato momento, segundo o site 538, da ABC News, um dos principais modelos de previsão eleitoral dos EUA, Kamala tinha 47,3% das intenções de voto e a vantagem para Trump era de 3,7 pontos porcentuais – o ponto mais alto da curva dela até agora. Hoje, ela tem 47,2% (apenas 0,1 ponto a menos) – Trump foi de 43,6% para 44,4%.

“Embora a disputa continue apertada, Trump está aumentando suas chances de vitória”, disse James Johnson, um dos diretores do instituto J.L. Partners, que também credita o crescimento do republicano à saída de RFK da disputa.

A eleição americana, no entanto, não é direta. Ou seja, o presidente não é eleito pelo voto popular, mas por um colégio eleitoral composto por 538 eleitores, divididos proporcionalmente pelos estados. O mais populoso, como a Califórnia, tem 54 votos. O menos habitado, Wyoming, apenas 3.

Em 43 estados, porém, a eleição já está praticamente definida – a diferença entre um candidato e outro é de 10 pontos porcentuais ou mais. Esse cenário faz com que apenas sete estados tenham uma verdadeira disputa: os três do Meio-Oeste – Wisconsin, Michigan e Pensilvânia – e os quatro do chamado Cinturão do Sol – Nevada, Arizona, Geórgia e Carolina do Norte.

A demografia ajuda Trump. Para Kamala vencê-lo, ela precisa ter cerca de 3 pontos porcentuais a mais no total nacional de votos. Segundo estatísticos, isso ocorre por causa da distribuição da população e do maior peso relativo de estados rurais e menos habitados.

De acordo com o modelo estatístico de Silver, se Kamala mantiver de 3 a 4 pontos porcentuais de vantagem na votação nacional – como tinha no dia em que RFK abandonou a disputa -, ela teria 85% de chances de vencer no colégio eleitoral. Com a diferença entre 2 e 3 pontos porcentuais, como agora, suas chances caem para 56%.

Se Trump reduzir ainda mais essa vantagem nas sondagens nacionais, ficando de 1 a 2 pontos porcentuais atrás, como mostram algumas pesquisas recentes, Kamala teria apenas 26% de chances de vencer no colégio eleitoral.

Uma pesquisa nacional rigorosamente empatada dá ao republicano, de acordo com o modelo estatístico de Silver, até 92% de chances de vitória.

Kamala Harris se move para o centro

Foi explorando a demografia americana e as regras eleitorais que Trump derrotou Hillary Clinton, em 2016. Ele obteve 2,9 milhões de votos a menos, mas foi eleito presidente no colégio eleitoral (por 306 a 232), porque ganhou em estados-chave, ainda que por diferença irrisória – em Michigan, por exemplo, ele teve cerca de 10 mil votos a mais (o equivalente a 0,23 ponto porcentual).

Nas últimas três semanas, Kamala parecia imparável: arrecadou mais de US$ 500 milhões entre julho e agosto, conseguiu atrair novos voluntários para a campanha e lotou ginásios em comícios que renderam imagens impactantes nas redes sociais.

Para se reinventar, Kamala vem tentando caminhar para o centro. Segundo o New York Times, ela já abandonou algumas de suas posições identificadas com a esquerda e, em sua primeira entrevista à CNN como candidata, em agosto, sugeriu que nomearia um republicano para compor seu gabinete. Resta saber se o movimento será suficiente.

Leia também:

Serviço secreto americano investiga tiroteio perto da casa de Trump

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Em nota, Eduardo Bolsonaro repudia tentativa de ligar ataque ao STF a Jair Bolsonaro -
Política 15/11/2024 às 17:00

Em nota, Eduardo Bolsonaro repudia tentativa de ligar ataque ao STF a Jair Bolsonaro

PL classifica o ato como um suicídio de Francisco Wanderley Luiz, autor do ataque, e não uma tentativa de ataque ao Estado Democrático de Direito


Governo do Estado entrega 53 casas em Dário Meira e anuncia novas obras de recuperação -
Cidades 15/11/2024 às 16:30

Governo do Estado entrega 53 casas em Dário Meira e anuncia novas obras de recuperação

Famílias que foram atingidas por enchente, em 2021, foram beneficiadas pelo programa 'Bahia, Minha Casa'


Paulo Pimenta se manifesta contra anistia a envolvidos no 8 de janeiro: ‘É estimular impunidade’ -
Política 15/11/2024 às 16:00

Paulo Pimenta se manifesta contra anistia a envolvidos no 8 de janeiro: ‘É estimular impunidade’

Ministro também comentou sobre o andamento das investigações do ataque ao STF, destacando a rapidez com que estão sendo feitas


Davidson ressalta importância do Festival de Maragogipinho: ‘Geração de emprego e renda e valorização cultural’ -
Cultura 15/11/2024 às 15:30

Davidson ressalta importância do Festival de Maragogipinho: ‘Geração de emprego e renda e valorização cultural’

Evento teve início na quinta-feira (14) e segue até o domingo (17), com uma programação que celebra mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos do Recôncavo


SSP, CBF e Arena Fonte Nova finalizam esquema de segurança para Brasil x Uruguai -
Cidades 15/11/2024 às 15:00

SSP, CBF e Arena Fonte Nova finalizam esquema de segurança para Brasil x Uruguai

Representantes da Federação Baiana de Futebol, CCR Metrô Bahia e Guarda Municipal também participaram das definições


Autor de atentado ao STF se deixou levar pelo ódio, diz irmão -
Cidades 15/11/2024 às 14:30

Autor de atentado ao STF se deixou levar pelo ódio, diz irmão

Polícia Federal apura como Francisco financiava sua permanência em Brasília e se ele agiu sozinho ou contou com apoio para realizar o ataque


Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes -
Saúde 15/11/2024 às 14:00

Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes

Objetivo é diagnosticar precocemente condições que podem afetar a saúde dos meninos


Aeronave com destino ao Qatar faz pouso forçado em Salvador após problema técnico -
Cidades 15/11/2024 às 13:00

Aeronave com destino ao Qatar faz pouso forçado em Salvador após problema técnico

Avião partiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Doha


‘Estamos confiantes de que a taça será nossa’, crava diretor do Juazeirense sobre Campeonato Baiano 2025 -
Cidades 15/11/2024 às 12:26

‘Estamos confiantes de que a taça será nossa’, crava diretor do Juazeirense sobre Campeonato Baiano 2025

Conselho Técnico do Campeonato Baiano Série A 2025 se reuniu na manhã desta quinta


Salvador sedia 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa -
Cidades 15/11/2024 às 12:05

Salvador sedia 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa

Competição reúne 272 representantes de dezenas de estados no Fiesta Bahia Hotel