SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022
O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento no número de coletas de células-tronco de medula óssea nos últimos anos. Entre janeiro e novembro de 2024, foram destinadas 431 células para doação, um crescimento de 8% em relação ao total registrado em 2023, que foi de 398. Em 2022, o número alcançado foi de 382. As informações são da Agência Brasil.
O aumento também ocorreu entre novos doadores cadastrados. Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022.
Avanço no cadastro de receptores
O número de receptores cadastrados também apresentou crescimento significativo. De acordo com o Ministério da Saúde, 1.637 receptores foram registrados em 2022, 2.201 em 2023, e 2.060 até novembro de 2024. Esse avanço é resultado de campanhas de conscientização e cadastramento promovidas pelo Ministério da Saúde, hemocentros e hemonúcleos estaduais.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) tem desempenhado um papel importante na qualificação dos cadastros e fidelização de doadores. A entidade coordena as ações técnicas do Redome, que possui o terceiro maior registro de doadores voluntários de medula óssea do mundo, com mais de 5,9 milhões de doadores cadastrados.
“Uma ferramenta importante no processo de cadastro é o aplicativo Redome. Por meio dele, doadores podem acessar informações sobre a doação, localizar hemocentros, realizar o pré-cadastro e acompanhar todas as etapas até a inclusão definitiva no sistema. O app também gera uma carteirinha de doador”, destacou o Ministério da Saúde.
Importância do transplante de medula óssea
O transplante de medula óssea é considerado essencial para o tratamento de diversas doenças graves, como leucemias, linfomas, aplasia de medula, síndromes de imunodeficiência e mielomas múltiplos. Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento substitui a medula óssea doente ou deficitária por uma saudável e é utilizado no tratamento de cerca de 80 doenças.
Entretanto, a maior parte dos pacientes não encontra doador compatível na família. “A probabilidade depende de diversos aspectos genéticos e de etnia, mas essa chance aumenta significativamente quando doador e paciente pertencem à mesma população”, explicou o Ministério. Atualmente, 70% a 75% dos pacientes brasileiros identificam doadores compatíveis por meio do Redome.
Como buscar doadores
O processo de busca por compatibilidade começa com familiares do paciente. Caso não seja encontrado um doador compatível, a pesquisa é ampliada para registros nacionais e internacionais.
“A equipe do Redome utiliza tecnologias avançadas para cruzar informações genéticas e identificar possíveis doadores, que são contactados para confirmação de disponibilidade e realização de exames complementares”, informou o ministério.
Como ser um doador
Candidatos a doadores precisam ter entre 18 e 35 anos, embora o cadastro permaneça ativo até os 60 anos. É necessário estar em boas condições de saúde e não ter doenças impeditivas.
O cadastro pode ser feito em hemocentros, onde será coletada uma amostra de 10 ml de sangue para exame de compatibilidade genética (HLA). Além disso, é preciso apresentar um documento oficial com foto.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Vacinação de idosos contra Covid-19: saiba como fica calendário anual
Hemoba lança campanha de Natal para incentivar doação de sangue
Butantan solicita registro de vacina contra dengue à Anvisa
Doação de medula óssea aumenta no Brasil: entenda como ser doador
Últimas Notícias
Morre Ney Latorraca, ícone da TV e do teatro brasileiro, aos 80 anos
Sexta-feira da Gratidão reúne milhares de fiéis para celebrações em Salvador
Superintendente da PRF diz que ação em que jovem foi baleada é ‘mais um evento traumático’
PRF abriu procedimento interno e afastou agentes envolvidos em disparo contra veículo de família no Rio de Janeiro
Isabela Suarez defende fortalecimento do potencial turístico da Bahia: ‘Isso não pode sair do radar’
Para presidente da Fundação Baía Viva, iniciativas dependem do apoio de diversos setores da sociedade para garantir preservação do patrimônio
Gilmar Mendes arquiva investigação contra Aécio Neves por suposta sonegação na campanha de 2014
Decisão encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014
Banco do Brasil lança ferramenta para validação online imediata de compras no cartão
Com o novo recurso, os clientes poderão autorizar compras de forma digital no momento em que forem negadas
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022
Combate ao racismo: estudo revela desigualdades regionais e escassez de recursos
Pesquisa revela necessidade de integração entre secretarias para ampliar resultados
Economia brasileira tem crescimento revisado para 3,49% em 2024, aponta Boletim Focus
No acumulado de janeiro a setembro, o PIB registra alta de 3,3%
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Advogados alegam falta de provas concretas, questionam depoimentos de Mauro Cid e pedem medidas cautelares em substituição à prisão preventiva
Ludmilla sofre derrota em processo por injúria racial e afirma: ‘Jamais desistirei dessa luta’
Por meio das redes sociais, a cantora revelou que vai recorrer da decisão judicial que inocentou o apresentador 'Marcão do Povo'
Desaparecimento de avião na Amazônia: FAB e bombeiros intensificam buscas
Aeronave com quatro pessoas a bordo desapareceu em Manicoré; buscas seguem com helicópteros e cães farejadores