Pular para o conteúdo
Início » Dia da Visibilidade Lésbica ganha atividades especiais na área da saúde em Salvador

Dia da Visibilidade Lésbica ganha atividades especiais na área da saúde em Salvador

Dia da Visibilidade Lésbica
Iniciativa começa com caminhada neste domingo (25) e se estende a tópicos de educação sexual durante a semana

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é lembrado na próxima quinta-feira (29) e, em alusão à esta data, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover atividades especiais para mulheres lésbicas e bissexuais em Salvador.

A programação começa neste domingo (25), a partir das 10h, no Farol da Barra, com a II Caminhada LésBi Salvador, que apresenta o tema “Reivindicar Direitos, Para Celebrar a Vida”. No encontro, tópicos como educação sexual e saúde feminina serão abordados.

Além disso, haverá a divulgação do Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, com a distribuição de insumos de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como preservativos internos, preservativos externos, gel lubrificante.

Atividades

Na próxima terça-feira (27), o encontro “Discutindo sobre a saúde de mulheres lésbicas” será virtual, das 8h30 às 12h, com foco em profissionais de saúde da SMS. Pautas especiais como “Atendimento à saúde livre de lesbofobia: como acolher mulheres lésbicas?” e “Lésbicas e a maternidade: caminhos possíveis” serão abordadas pelos profissionais.

No próximo dia 1º, a Praça Marquês de Olinda, no fim de linha do Garcia, discute o tema “Mulheres LésBi em Atividade – Saúde em Campo”, a partir das 8h. Do mesmo modo, a ação vai distribuir insumos de prevenção combinada ao HIV, agendar consultas e preparar exames através do Ambulatório Municipal Especializado em saúde LGBT+.

O intuito da programação é garantir assistência livre de preconceito e discriminação, ampliando o acesso à saúde pública para mulheres lésbicas e bissexuais.

De acordo com o técnico do Campo Temático Saúde da População LGBT+/SMS, Erik Abade, atividades voltadas para o Dia da Visibilidade Lésbica “fortalecem o direito de mulheres lésbicas e bissexuais, garantindo uma assistência à saúde pautada nos princípios da equidade e integralidade”.

Leia também:

Estações do BRT disponibilizam preservativos para prevenir ISTs

Foto: Bruno Concha/Secom PMS