Senado aprova indicações de Lula para diretoria do Banco Central
Nilton David, Izabela Correa e Gilneu Vivan assumem cargos estratégicos após sabatina e votação no Senado

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10), os nomes de Nilton David Schneider, Izabela Moreira Correa e Gilneu Astolfi Vivan, para ocupar a diretoria do Banco Central (BC). Os três foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e já tinham passado por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A aprovação dos nomes no Senado foi celebrada como um importante passo para dar continuidade às políticas monetárias e de regulação no Brasil.
Quem são os três indicados?
Nilton David Schneider foi aprovado com ampla maioria, recebendo 50 votos a favor e três contrários, além de uma abstenção. Schneider assume a Diretoria de Política Monetária do Banco Central, substituindo o Gabriel Galípolo, que irá assumir o cargo de presidente do BC. O Setor é responsável por pela administração dos instrumentos de políticas monetárias e cambiais, garantindo que a Taxa Selic atinja a meta, além promover que os mercados financeiros operem de forma regular.
Schneider tem uma carreira no mercado financeiro, tendo ocupado o posto de chefe de Operações Tesouraria do Bradesco, cargo em que atua na gestão de ativos e passivos da instituição.
Já Izabela Moreira Correa foi confirmada recebendo 48 votos favoráveis, três contrários e nenhuma abstenção. Ela irá assumir como Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, substituindo Carolina de Assis Barros, cujo mandato termina em 31 de dezembro.
Moreira será responsável pela gestão de atividades relacionadas à cidadania financeira, prevenção à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e relacionamento com a imprensa e os poderes públicos.
Ela atua no Banco Central desde 2006, mas atualmente exerce a função de Secretária de Integridade Pública na Controladoria-Geral da União (CGU). Izabela possui ainda um pós-doutorado em Governo e Gestão pela London School of Economics and Political Science (LSE).
Porfim, Gilneu Astolfi Vivan, também recebeu uma ampla maioria, com 53 votos favoráveis, três contrários. Assim, ele substituirá Otávio Ribeiro Damaso, que também está com o mandado preste a vencer, na Diretoria de Regulação, que trata de regulação prudencial e financeira. O cargo é considerado vital para a manutenção da estabilidade e o bom funcionamento do sistema financeiro nacional.
Gilneu é mestre em economia pela Universidade de Brasília (UnB), tendo quase 30 anos de atuação no Banco Central e atualmente chefia o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor).
Redação
Mais Lidas
Política
ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Últimas Notícias

Papa Francisco: Lula decreta sete dias de luto e políticos baianos homenageiam legado do pontífice
Papa morreu nesta segunda-feira (21) após uma série de complicações respiratórias

Resumo BBB 25 de domingo (20/4): Vitória Strada é eliminada com 54% dos votos e Renata, João Pedro e Guilherme vão à final
Final do programa está oficialmente formada por Guilherme, João Pedro e Renata

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos
Jorge Mario Bergoglio assumiu papado em março de 2013 e adotou nome Francisco em referência a São Francisco de Assis

Autorizado a ir a julgamento, Filipe Martins pede a Moraes para circular livremente por Brasília
Ministro permitiu presença do ex-assessor deBolsonaro no julgamento, que acontece nesta terça-feira (22)

STF reage à revista britânica e defende Alexandre de Moraes: ‘não há crise de confiança’
Revista britânica apontou ministro como detentor de 'poderes excessivos' e mencionou uma suposta 'crise de confiança' na Corte

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista

Morre Cristina Buarque aos 74 anos: sambista deixa legado como referência do gênero
Trabalho da artista foi essencial para preservação e divulgação de obras pouco conhecidas

Último dia de inscrições: 21k Salvador reúne 5 mil atletas e estreia no próximo sábado
Entre os nomes confirmados está o queniano Edward Wambua, que compõe o pelotão de elite ao lado de corredores de várias partes do Brasil

Pastor Isidório repercute nas redes após reclamar com esposa sobre abstinência sexual: ‘homem não é frangalho’
Esposa do parlamentar está em tratamento oncológico e passou por uma cirurgia recentemente