Cientistas desenvolvem vacina da gripe que pode garantir proteção vitalícia
Vírus da gripe aviária H5N1 é considerado o mais provável a causar a próxima pandemia

Cientistas americanos divulgaram resultados promissores para uma vacina universal contra a gripe. Este imunizante pode oferecer proteção vitalícia contra o vírus, eliminando a necessidade de vacinas anuais contra diferentes cepas. Em estudo publicado na Nature Communications nesta sexta-feira (19), eles demonstraram a eficácia da vacina contra o vírus da gripe aviária H5N1, considerado o mais provável a causar a próxima pandemia.
A pesquisa, ainda em estágio inicial, foi conduzida pela Universidade de Saúde e Ciência de Oregon (OHSU) nos Estados Unidos e envolveu testes em macacos. Entre os primatas, os cientistas observaram uma resposta imune forte contra uma cepa do vírus da gripe aviária.
Seis dos 11 primatas vacinados sobreviveram à exposição ao vírus H5N1, de alta patogenicidade, enquanto todos os seis primatas não vacinados morreram.
Curiosamente, embora os macacos tenham desenvolvido imunidade contra a doença, a vacina usada não foi especificamente criada para o H5N1 atual. Em vez disso, ela foi baseada no H1N1, responsável pela gripe espanhola de 1918. Isso sugere que a mesma vacina poderia proteger contra todas as cepas da gripe, incluindo as futuras.
Esse avanço é possível graças ao alvo da vacina. Diferente dos imunizantes comuns que induzem uma resposta de anticorpos contra as proteínas superficiais do vírus, a nova plataforma foca nas células T de memória efetora nos pulmões e nas proteínas estruturais internas do vírus, que permanecem relativamente inalteradas ao longo do tempo.
“O problema com a gripe é que não é apenas um vírus”, disse Sacha. “Como o vírus SARS-CoV-2 (da covid-19), ele está sempre evoluindo para a próxima variante, e sempre somos deixados para perseguir onde o vírus estava, não onde ele estará.”, explica o autor principal da pesquisa, Jonah Sacha, em comunicado à imprensa.
Embora o estudo ainda seja inicial, os pesquisadores acreditam que, em pouco tempo – para os padrões científicos – teremos o imunizante pronto. “É emocionante porque, na maioria dos casos, esse tipo de pesquisa científica básica avança a ciência muito gradualmente. Isso pode realmente se tornar uma vacina em cinco anos ou menos”, disse Sacha.
A abordagem utiliza uma plataforma de vacina desenvolvida anteriormente por cientistas da OHSU que já está sendo usada em um ensaio clínico, ou seja, com teste em humanos, contra o HIV, e os cientistas acreditam que ela possa ser útil contra outros vírus mutantes, incluindo o SARS-CoV-2.
“É uma mudança radical em nossas vidas”, disse Sacha. “Não há dúvidas de que estamos à beira da próxima geração de como lidamos com doenças infecciosas”.
Leia também:
Cientistas alemães anunciam sétimo caso de cura do HIV no mundo
Pediatra diz que pais de criança com Síndrome de Patau devem viver cada momento do bebê
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

PEC do fim da reeleição enfrenta novo adiamento e será analisada em maio

Gestão de Luiz Caetano em Camaçari tem 55% de aprovação nos primeiros 100 dias, aponta pesquisa
Levantamento mostra que 40% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 5% não souberam responder

Alan Sanches cobra retirada da Via Bahia e critica manutenção de pedágios em rodovias federais do estado
Parlamentar alertou para os problemas enfrentados pelos motoristas durante o feriado da Semana Santa e projetou cenário mais crítico no São João

Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Arenoso; bairro soma 501 imóveis beneficiados
Bruno Reis lembrou histórico de abandono do bairro e frisou a importância de garantir dignidade às famílias

Jerônimo envia para AL-BA projeto que prevê reajuste de 13,63% aos profissionais da saúde
Caso seja aprovado, projeto deverá beneficiar mais de 13 mil servidores ativos, além de aposentados e pensionistas

Rosemberg destaca acordo inédito com policiais e bombeiros: ‘todos se sentiram valorizados na mesa’
Projetos de Lei encaminhados pelo governador propõem reajustes, gratificações e novas promoções a policiais, bombeiros e agentes

Polêmica do ‘trisal’ com Gleisi chega ao STF: Gayer alega imunidade e nega ataque pessoal
Deputado diz que comentário foi crítica à fala de Lula e não teve caráter ofensivo ou misógino, como alegado na queixa-crime da ministra

Mesmo internado, Bolsonaro vende capacete e alfineta sistema eleitoral: ‘papel ou botãozinho?’
Internado após cirurgia, ex-presidente aparece debilitado em transmissão com filhos e promove produto de empresa familiar

Fraude bilionária no INSS: operação da PF afasta presidente e mira desvio de R$ 6,3 bilhões
Operação Sem Desconto revela descontos ilegais em benefícios de aposentados e mobiliza 700 agentes em 14 estados

Brasileiro cotado ao papado viaja ao Vaticano para velório de Francisco e Conclave
Dom Sérgio da Rocha é um dos sete brasileiros com direito a voto e tem nome citado entre possíveis sucessores do pontífice

Infectologista faz alerta urgente: baixa vacinação pode trazer doenças mortais, já erradicadas, de volta
Segundo médico Fábio Amorim, vacinas foram responsáveis pelo salvamento de pelo menos seis vidas a cada minuto no mundo desde 1974