Segurança, praia particular e água especial: as exigências dos líderes mundiais para o G20 no Rio
Presidente da Rússia, não estará presente e será representado pelo ministro de Relações Exteriores
A Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, exige um intenso trabalho de logística e segurança para acomodar as exigências dos presidentes e suas comitivas. O evento contará com a presença de chefes de Estado de 19 países membros, além da União Africana e União Europeia.
As demandas dos líderes incluem requisitos específicos, como alimentos e água de marcas exclusivas, e até a necessidade de praias isoladas para eventos privados.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chega ao Brasil neste domingo (17). No entanto, dois aviões estadunidenses já aterrissaram no Rio de Janeiro com equipamentos, alimentos e água destinados à comitiva presidencial. Além disso, as aeronaves trouxeram um helicóptero e o carro oficial que Biden usará para seus deslocamentos durante a Cúpula.
Já a comitiva do presidente da China, Xi Jinping, exigiu medidas ainda mais rigorosas de segurança. Um dos pedidos foi o isolamento total de uma praia na zona sul do Rio de Janeiro, além de vistorias nos 400 quartos do hotel onde ele ficará hospedado.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, não estará presente na Cúpula do G20 e será representado por Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores. A ausência do líder russo foi confirmada após o procurador-geral da Ucrânia ter pedido ao Brasil que cumprisse o mandado de prisão contra Putin, decretado pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023.
Durante a Cúpula do G20, que reunirá 55 comitivas de 40 países e 15 organizações internacionais, as demandas de segurança têm sido tratadas com especial atenção pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Federal.
O esquema de segurança da Cúpula será amplamente composto por 26 mil agentes, que estão em operação desde esta sexta-feira (15), de acordo com os organizadores. Esses profissionais serão distribuídos em pontos-chave da cidade, com foco na proteção dos líderes e na prevenção de qualquer incidente que possa afetar a segurança do evento.
Os organizadores também destacam que, para garantir a segurança, os países participantes do G20 foram classificados conforme os níveis de risco. Estados Unidos, China, Rússia e Israel foram classificados no nível de risco alto, enquanto a Coreia do Norte tem um risco médio, e as nações africanas foram classificadas com risco baixo.
O General Lúcio Alves de Souza, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, ressaltou que o Brasil está preparado para lidar com a magnitude da Cúpula do G20.
“Nós já tivemos vários grandes eventos aqui no Rio de Janeiro, uma sequência deles. Tudo dentro desse cenário que conhecemos. Está sendo montado um grande aparato de segurança. Não só com as Forças Armadas, mas com os órgãos de segurança pública e com as outras agências”, afirmou.
De acordo com o General Lúcio Alves, a segurança montada para a Cúpula do G20 é robusta e bem coordenada entre as diferentes forças de segurança.
Com a proximidade da Cúpula, o Brasil tem intensificado os preparativos para o evento, considerando não apenas as questões logísticas e de segurança, mas também as implicações diplomáticas de hospedar líderes de nações com diversas tensões geopolíticas.
Já cheguei no Rio de Janeiro e dei meus parabéns ao companheiro @eduardopaes pelo seu aniversário. Juntos, vamos fazer um grande G20 na cidade maravilhosa.
— Lula (@LulaOficial) November 14, 2024
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/3ZClvixmoH
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Cármen Lúcia reforça maioria no STF para manutenção da prisão de Robinho
Caso Marielle: STF decide pela manutenção da prisão de Domingos Brazão
Celular de autor de atentado no STF é analisado pela PF em busca de conexões
Últimas Notícias
Cármen Lúcia reforça maioria no STF para manutenção da prisão de Robinho
Gente e gestão na transição de governos municipais: na gestão de equipes, ouça a todos, mas não terceirize suas decisões
Artigo é parte de um conjunto de publicações do autor, que visa auxiliar gestores da área pública, vencedores nas eleições, a 'descer do palanque'
Jaqueline Azevedo celebra avanços no Festival de Maragogipinho: ‘Sinto a transformação do primeiro para o segundo’
Diretora da Fábrica Cultural destaca a evolução do evento e o papel da comunidade no fortalecimento cultural
Justiça argentina determina prisão de 61 brasileiros envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro
Brasil já havia pedido apoio às autoridades argentinas para localizar mais de 140 foragidos
Prefeito de Aratuípe destaca crescimento e consolidação do Festival da Cerâmica de Maragogipinho
Segundo o gestor, o evento representa não apenas a celebração de uma tradição histórica, mas também o resultado de uma estratégia integrada de desenvolvimento
Domingos Leonelli compara PEC contra escala 6×1 à histórica redução de jornada na Constituinte de 1988
Deputado federal constituinte destaca resistência enfrentada em 1988 e reforça apoio à nova proposta de mudança na jornada de trabalho
IPAC iniciou processo de patrimonialização do saber fazer de Maragogipinho, revela Weslen Moreira
Para o coordenador de fomento ao artesanato da Bahia, anúncio é reconhecimento a importância dos artesãos e artesãs
‘Rui Costa tem muito mais a ver com o velho ACM do que o neto dele’, afirma Paulo Fábio
Cientista político é autor do livro 'ACM – Político baiano-nacional, cronologia de um fato consumado'
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank curtem feriadão em Salvador e visitam pontos turísticos
Casal compartilhou detalhes da viagem nas redes sociais
Elevador que caiu com dois funcionários dentro passou por manutenção 5 dias antes, diz condomínio
Última vistoria foi realizada em 9 de novembro
Mestre Rosalvo enaltece valorização do artesanato em Maragogipinho e celebra transmissão cultural ao filho
Filho do artesão herda talento do pai e pretende manter viva a tradição