Bruno Reis diz que encontro do G20 é reflexo positivo do impacto cultural de Salvador
Prefeito de Salvador destacou investimentos da gestão municipal para preservar seguimentos do setor na capital baiana
O prefeito reeleito em Salvador, Bruno Reis (União Brasil), marcou presença, nesta sexta-feira (8), no encontro de ministros de Cultura do G20, que foi realizado no Centro de Convenções, na Boca do Rio. Segundo o gestor municipal, o evento, que reuniu autoridades das 20 maiores economias do mundo, é reflexo positivo do momento da capital baiana e dos investimentos aplicados para preservar o seguimento cultural na cidade.
“Investimos nos últimos anos mais de 300 milhões de dólares na reforma e revitalização de prédios históricos como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda. Além de criarmos mais de 10 equipamentos culturais para a cidade. Somos a capital afro das Américas e, em nenhum momento da história, a cidade teve tantos investimentos nesse segmento. E isso impacta hoje no turismo, na movimentação econômica, geração de emprego e renda”, destacou.
Bruno ainda acrescentou que Salvador é um dos maiores centros de produção cultural do Brasil. Segundo ele, isso é fruto do trabalho da Prefeitura, responsável por fomentar a cultura local com recursos próprios em complemento das verbas do Governo Federal, repassados através das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
“Somos a única cidade do Brasil que iguala o montante dos recursos que são destinados por essas leis. Portanto, dobramos os investimentos públicos na cultura em diversos editais”, afirmou.
O Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima encerrou as programações nesta sexta. O gestor municipal ressaltou que a capital baiana é capaz de oferecer equipamentos públicos que permitam o desenvolvimento dos agentes culturais, como é o caso do Polo de Economia Criativa (Doca 1). Bruno Reis também citou as construções da Escola de Música e Artes e da Sala de Espetáculos Letieres Leite, que serão entregues no próximo ano.
“Estou animado com o momento em que vive a cultura de Salvador e receber o G20 aqui é para coroar todo esse trabalho que nós fazemos. A partir daqui, o objetivo é impulsionar ainda mais as ações que estão em curso e possibilitar que nós possamos implantar novas iniciativas”, concluiu o prefeito.
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, também participaram do evento sediado pela capital baiana. “Uma das pautas do G20 é entender a cultura como elemento também de sustentabilidade. E sustentabilidade é ambiental, mas é, sobretudo, social. Por isso, seguimos trabalhando para que a nossa cultura, que é única, continue sendo reverenciada e fortalecida, respeitando a nossa ancestralidade, e que o nosso povo talentoso tenha a oportunidade de aprender elementos culturais profissionalizantes, para que eles possam, não só na frente dos palcos, mas em todas as esferas e em todas as linguagens, terem condições de sustentar dignamente a sua família, além de brilhar no mundo”, disse Ana Paula.
Reunião do G20
Após três dias de atividades, as reuniões do G20 passaram por aprovação unânime de um documento que reúne recomendações. Entre as certificados do evento cultural, estão eixos como Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que falou com o Portal M! durante a semana, também exaltou a realização do encontro com 20 autoridades das maiores economias do mundo.
“Em cada uma dessas áreas, buscamos tratar de ações importantes para, juntos, por meio da cooperação internacional, formar consensos sobre os caminhos que devem seguir. A cultura já mostrou que é uma ferramenta real para fomentar o diálogo, mostrar o caminho do entendimento, da paz e de como podemos, na nossa diversidade, criar estratégias comuns de desenvolvimento”, afirmou em seu discurso.
Depois de passar por Salvador, a reunião de líderes do G20 se apresentará no Rio de Janeiro nos próximos dias 18 e 19. O documento da aprovação de recomendações será repassado para que as medidas sejam adotadas pelos países que integram o fórum: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e outros dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Últimas Notícias
Adolfo Menezes cobra pagamento de emendas e diz que valor é insignificante para deputados fazerem política
Assembleia da Bahia solicita suplementação orçamentária de R$ 70 milhões
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração
Semob desenvolve ação para ampliar participação feminina no transporte público
Iniciativa busca capacitar mulheres para atuar em todas as áreas do transporte
Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial, censura imprensa e mobiliza militares; parlamento suspende medida
Yoon afirmou que medida busca proteger o país de supostas ameaças internas e externas
Ao lado de ‘caravana baiana’, Lula recebe CEO da BYD, conhece motor híbrido e faz projeções para fábrica em Camaçari
Tecnologia do motor mistura etanol, eletricidade e combustível sustentável
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS