Relator da reforma tributária inclui armas em Imposto Seletivo
Relator do projeto, senador Eduardo Braga (MDB) propõe tributar produtos nocivos e ressalta impactos ambientais e sociais
Jonas Pereira/Agência Senado
Após análise de quase 2 mil sugestões de emendas, além de 13 audiências, o Senado Federal deu mais um passo na regulamentação da reforma tributária. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou, nesta segunda-feira (9), um parecer oficial, onde destacou mudanças como a inclusão de armas, munições e plásticos descartáveis no Imposto Seletivo (IS). O senador, que também é relator do projeto, afirmou que esse tributo recairá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. As informações são da Agência Brasil.
A proposta prevê ainda que armas e munições destinadas às forças armadas e a órgão de segurança pública fiquem isentos de impostos, porém, demais usuários, como civis, serão tributados. Essa medida reverteu a decisão tomada na Câmara dos Deputados, que havia excluído esses itens do IS durante a votação da reforma tributária em segundo turno.
“Essa é uma convicção pessoal minha. Eu não colocaria a minha cabeça no travesseiro com tranquilidade se eu não manifestasse claramente a minha posição”, afirmou Braga, ao descartar qualquer alinhamento político sobre a inclusão das armas na taxação.
Dados da violência por armas de fogo
Segundo um levantamento do anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, sete em cada dez assassinatos no Brasil foram realizados por armas de fogo. Os dados apontam ainda que 60% dos latrocínios envolveram armas.
Outra pesquisa feita pelo Instituo de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacou que entre os anos de 2012 e 2022, cerca de 38 mil homens foram mortos por causa de armas de fogo, onde 43% dos casos acontecerem entre pessoas com idades de 20 a 29 anos. De todas as mortes registradas, 80% das vítimas são homens negros ou pardos.
“Eu não tenho arma. Eu não tenho, portanto, nenhuma aptidão para isso. Acho que a questão de segurança precisa ser resolvida pelos aparatos de segurança do Estado e não por razões privadas ou particulares”, frisou o senador.
Impactos ambientais
O relatório propõe ainda a inclusão de plásticos descartáveis no Imposto Seletivo, provocando a taxação de itens como sacolas, talheres, canudos, copos, pratos e bandejas isopor.
“Alguns especialistas já alertam que o planeta, em dez anos, será incapaz de lidar com o volume de resíduos plásticos”, contou Braga.
Próximos passos do projeto
A leitura do relatório de Braga estava prevista para acontecer ainda nesta segunda, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas foi adiada por falta de quórum. A tramitação segue na CCJ antes de ir ao Plenário do Senado, onde será votado, e se aprovado, voltará à Câmara dos Deputados para uma nova votação devido às alterações feitas pelo Senador Eduardo Braga.
“A minha esperança sincera é de que o Brasil possa ganhar o novo texto da regulamentação tributária ainda este ano”
O projeto da Reforma tributária aprovada no Congresso em dezembro de 2023 pretende unificar os tributos do (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins, formando um único modelo, com arrecadação dividida entre os níveis federal, estadual e municipal.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas