Paulo Azi rebate críticas de prefeito de LEM e acusa ‘falta de memória e caráter’

Presidente estadual do União Brasil classificou falas de Júnior Marabá como uma tentativa de ‘justificar a traição ao povo que o elegeu’


Vixe d-flex me-2
Raiane Veríssimo e Otávio Queiroz 28/03/2025 09:32 Política
Paulo Azi rebate críticas de prefeito de LEM e acusa ‘falta de memória e caráter’ - Divulgação/UB-BA

O presidente do União Brasil na Bahia, deputado federal Paulo Azi, rebateu as declarações do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), após o gestor municipal criticar a atuação política de ACM Neto no interior do Estado. Azi classificou as falas de Marabá como uma tentativa de “justificar a traição ao povo que o elegeu” e acusou o prefeito de falta de “memória e caráter”.

ACM Neto foi decisivo para eleição de Marabá, diz Azi

Segundo Azi, ACM Neto teve papel fundamental para garantir a filiação de Marabá ao antigo Democratas (DEM) em 2020, permitindo sua candidatura à prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. O parlamentar afirmou que, à época, o PT e seus aliados tentaram impedir que ele concorresse ao cargo, mas a intervenção do ex-prefeito de Salvador garantiu legenda e apoio decisivo para sua eleição.

“Coube a ACM Neto assegurar a sua filiação ao nosso partido, garantir a legenda e conceder apoio decisivo para a sua eleição. O detalhe que impressiona é que, logo depois de eleito, sem qualquer postura de consideração e respeito partidário, sem ter a dignidade de sequer avisar, Junior Marabá se desfilia do partido”, declarou.

Eleições 2024

Azi também lembrou que, em 2024, Marabá buscou novamente o apoio de ACM Neto e do União Brasil para consolidar sua candidatura à reeleição. Segundo ele, o partido interveio no diretório municipal, retirando o então vice-prefeito Felipe do comando da sigla em Luís Eduardo Magalhães para atender ao pedido de Marabá. Além disso, o União Brasil destinou R$ 200 mil do fundo eleitoral para a campanha do prefeito, decisão comunicada diretamente por ACM Neto, vice-presidente nacional do partido.

De acordo com o dirigente partidário, as declarações recentes de Júnior Marabá têm motivações questionáveis. Para Azi, “causa estranheza as declarações ofensivas e injustas do prefeito, que parecem mais uma tentativa de chamar atenção na mídia baiana”.

“Resta à população de Luís Eduardo Magalhães se perguntar o que está por trás dessa repentina verborragia”, criticou Azi.

Marabá critica ausência de ACM Neto no interior

Por outro lado, Júnior Marabá sustenta que sua insatisfação com ACM Neto se deve à falta de proximidade do ex-prefeito de Salvador com as cidades do interior. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, ele disse que não contou com apoio efetivo nas eleições em 2024 e avalia como “natural” a recondução de Jerônimo ao cargo de governador em 2026, apesar das diferenças ideológicas.

Conforme o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, as demandas do município “são bem acolhidas pelo Governo do Estado” e Neto não demonstra intenção de liderar o processo eleitoral de 2026 na Bahia. Além disso, Marabá afirmou que, apesar de tê-lo apoiado em 2022 e de Neto ter recebido 70% dos votos no município, não há sinais de movimentação política para a próxima disputa.

“Eu costumo dizer que tenho uma independência política. Como prefeito, tenho um bom relacionamento com o governador Jerônimo Rodrigues, sempre foi muito agradável”.

Marabá disse ainda que, apesar do apoio à oposição nas eleições de 2018 e 2022, nunca teve proximidade com ACM Neto. Segundo ele, outras lideranças compartilham dessa mesma visão, mas não externam suas opiniões publicamente.

“Não tivemos uma participação efetiva no interior baiano, nas eleições de 2024. Então, eu vi que não existiu esse respaldo e eu vejo que não existe um respaldo dessa construção para o ano que vem. Visto isso, eu percebo que existe uma recondução natural do governador em relação ao processo de 2026“, completou.

Eleições 2026: falta de nomes fortes na oposição

Na avaliação de Júnior Marabá, a oposição ainda não apresentou um nome forte o suficiente para desafiar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026.

“Eu sou um cara de uma cidade com viés político conservador e de direita, mas preciso ser coerente. Hoje, não temos um representante da centro-direita com potencial para o enfrentamento ao governo do estado. Vejo sim uma recondução do atual governador pela maestria política que eles têm”, declarou.

O prefeito esteve em Salvador nesta semana para cumprir agenda e divulgar eventos importantes para o agronegócio do Oeste baiano. Ele apresentou o Arraiá de LEM e também buscou parcerias para a 19ª edição da Bahia Farm Show, considerada a maior feira de negócios e tecnologia agrícola do Norte e Nordeste.

Embate expõe racha na oposição

O confronto entre Paulo Azi e Júnior Marabá evidencia um racha dentro da oposição baiana, especialmente entre aliados do União Brasil e do PP. O embate ocorre em um momento de reorganização política nacional e no Estado. Os dois partidos avançam para a criação de uma federação partidária, que pode resultar na maior bancada da Câmara dos Deputados.

No entanto, na Bahia, o PP vive um dilema. O presidente estadual da legenda, deputado federal Mário Negromonte Júnior, afirma que a maioria dos parlamentares e prefeitos é favorável a um retorno à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Porém, o partido faz parte da base de apoio do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que é comandada em Salvador pelo secretário municipal de Governo, Cacá Leão, que defende a permanência na oposição e a criação da federação nacional.

Enquanto isso, ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, tenta manter o controle da oposição e consolidar seu grupo político, prefeitos como Marabá indicam um possível afastamento e reavaliação de alianças. O cenário segue indefinido, mas as críticas públicas demonstram que o caminho da oposição para as próximas eleições ainda está longe de um consenso.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar -
Política 06/04/2025 às 18:27

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar

Vereadora é eleita prefeita de Ruy Barbosa após vencer a eleição suplementar com 51,57% dos votos válidos


Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo -
Coluna Ohh! 06/04/2025 às 17:56

Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo

Artista compartilhou momento da viagem nas redes sociais e apareceu ao lado da irmã e de uma amiga


Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado -
Internacional 06/04/2025 às 17:10

Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado

Após internação, Papa Francisco surge em público no Jubileu dos Enfermos


Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador -
Cidades 06/04/2025 às 16:47

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador

Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)


João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista -
Política 06/04/2025 às 16:08

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista

Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo


Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida -
Coluna Ohh! 06/04/2025 às 15:15

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida

Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena


Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro -
Cidades 06/04/2025 às 14:20

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro

Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão


Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama -
Política 06/04/2025 às 13:30

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama

Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos


Bahia tem 65 cidades em situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Governo Federal -
Cidades 06/04/2025 às 12:40

Bahia tem 65 cidades em situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Governo Federal

Com novas inclusões, municípios podem acessar recursos para ações de defesa civil e abastecimento emergencial


Brasileirão: Vitória busca reação contra o Flamengo após derrota na estreia e pressão da torcida -
Cidades 06/04/2025 às 11:50

Brasileirão: Vitória busca reação contra o Flamengo após derrota na estreia e pressão da torcida

Confronto acontece neste domingo, às 18h30, no Barradão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro