Cacá defende federação PP e União Brasil e desconversa sobre aliança com PT na Bahia
Decisão sobre retorno do PP à base de Jerônimo Rodrigues está nas mãos do presidente estadual, Mário Negromonte Júnior

O presidente do Partido Progressista (PP) em Salvador, Cacá Leão, defendeu, na manhã desta quinta-feira (20), a formalização da federação com o União Brasil, afirmando que a união dos dois partidos tem seu total apoio, mas ponderou que sua criação ainda terá um longo caminho a percorrer. As legendas já são aliadas em Salvador, inclusive, o dirigente partidário coordenou a campanha de reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e permanece como secretário municipal de Governo assim no primeiro mandato.
Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Cacá desconversou sobre a possibilidade do PP passar a integrar a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo ele, essa decisão pertence ao presidente da sigla na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, que já declarou, na última quarta-feira (14), que a maioria do partido no Estado é favorável a um retorno à base do governador petista.
O PP rompeu com o PT nas eleições de 2022, quando o então vice-governador e hoje deputado federal, João Leão, anunciou o apoio ao ex-prefeito ACM Neto nas eleições contra Jerônimo. O petista acabou vencendo a disputa pelo vice-presidente nacional do União Brasil no segundo turno.
Federação entre PP e União Brasil
O PP aprovou, na última terça-feira (18), uma autorização para que o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, desse andamento nas negociações para formar uma federação com o União Brasil. A decisão foi comemorada por Cacá Leão.
“Foi uma decisão da Executiva Nacional do Progressistas. Eu sempre coloquei a minha posição favorável a esse processo. Acho que, caso isso venha a acontecer e se formalize, é uma federação que se tornará o maior partido da Câmara dos Deputados, o segundo ou terceiro maior partido do Senado Federal”, disse ao Portal M! durante a sessão especial para entrega da Comenda 2 de Julho para o ex-deputado estadual, Heraldo Rocha (União Brasil) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Se confirmada, a junção do PP e do União Brasil resultará na maior bancada na Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares. Atualmente, o maior grupo político é o PL, seguido pela federação entre PT, PCdoB e PV. Já no Senado, o bloco seria o terceiro no ranking, com 13 integrantes (seis do PP e sete do União), atrás apenas do PSD e PL, que têm 15 nomes cada.
Para Cacá, se aprovada, a nova federação terá grande força para as eleições nacionais, que acontecerão em 2026, mas frisou que esse acordo ainda está longe de ser formalizado. “Então, é uma agremiação que nasce com certeza com um tamanho bastante robusto, que vem para fazer a diferença no cenário eleitoral de 2026. Agora, como disse na introdução à minha fala, ainda há um longo processo pela frente”.
PP na base de apoio do PT
Ao ser questionado sobre a volta do PP para a base do governador Jerônimo Rodrigues, Cacá Leão desconversou sobre o assunto, deixando claro que a decisão cabe ao presidente estadual da sigla, Mário Negromonte Júnior. No entanto, ressaltou sua posição contrária a essa reaproximação entre os progressistas e petistas.
“Aí é uma questão, uma decisão que preciso referendar, e elogio a atuação do presidente, o deputado Mário Negromonte Júnior, que fez um grande trabalho e vem fazendo um grande trabalho desde que assumiu a presidência do partido. Cabe a ele essas negociações, cabe a ele essa discussão. Eu sempre coloquei, inclusive, a minha posição, contrária a esta tese. Sempre fui respeitado pela minha posição, então respeitarei a posição do presidente Mário e respeitarei a decisão dos queridos amigos co-religionários progressistas no que diz respeito a essa discussão”, pontuou ao Portal M!.
Mário Negromonte Júnior opina
Em entrevista ao Portal M! na última sexta-feira (14), o presidente estadual do PP, Mário Negromonte Júnior, afirmou que a maioria dos filiados do partido na Bahia está a favor de retornar para a base de Jerônimo Rodrigues. “Hoje, tenho certeza de que o apoio a Jerônimo encontra maioria favorável no PP. Não será uma posição unânime, mas há maioria”, declarou.
Entretanto, o deputado federal evitou falar de uma decisão definitiva sobre essa aproximação, afirmando que ainda não conversou com o governador sobre essa possibilidade. “Eu não posso falar sobre isso, até porque não conversei com o governador sobre o ingresso oficial do nosso partido na base. Como é de conhecimento de todos, se houver essa reunião oficial, acho que vocês vão saber primeiro do que eu”.
Sobre a federação com o União Brasil, Negromonte Júnior destacou que as negociações estão em andamento, mas que ainda está difícil chegar a um entendimento entre todos os envolvidos nessa federação. Entretanto, o deputado declarou acreditar que a federação será criada.
Por outro lado, o presidente estadual da sigla disse achar que o melhor caminho para o PP seria se federar com outro partido, o Republicanos. “Essa é uma posição que muitos defendem, inclusive eu. Seria o melhor caminho, porque é um partido que está muito próximo em números. Hoje, a União Brasil tem 59 deputados, o PP tem 50 e o Republicanos tem 42. Juntos, formaríamos um bloco com quase 200 parlamentares na Câmara, o que nos tornaria um dos maiores partidos do país”, finalizou.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados