Lula usa metáfora sobre amantes e gera reações durante discurso em defesa da democracia
Presidente compara paixão pela democracia com relações pessoais, provocando risos e dividindo opiniões; Bolsonaro rebate fala
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou polêmica e arrancou risadas da plateia, nesta última quarta-feira (8), durante um discurso no Palácio do Planalto. No evento em memória dos 2 anos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o petista afirmou que maridos geralmente são mais apaixonados por amantes do que por suas esposas, ao se declarar um “amante da democracia”.
“Não sou nem marido, eu sou um amante da democracia. Porque, na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”, declarou Lula.
A declaração descontraída gerou risadas entre os presentes, mas também dividiu opiniões, especialmente após a reação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que criticou o comentário em suas redes sociais.
Discurso marcado por referências e reflexões sobre democracia
Além da metáfora, Lula fez uma série de declarações enfáticas em defesa do Estado Democrático de Direito. O presidente relembrou os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando grupos de extremistas invadiram e depredaram sedes dos Três Poderes em Brasília. Ele reafirmou o compromisso de seu governo em investigar e punir os responsáveis.
“Seremos implacáveis contra quaisquer tentativas de golpe. Os responsáveis pelo 8 de Janeiro serão investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive os que planejaram assassinatos. Terão amplo direito de defesa e presunção de inocência”, declarou Lula.
Durante o discurso, o presidente também fez uma referência ao filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles. O longa retrata a luta da família Paiva pelo esclarecimento do desaparecimento de Rubens Paiva, ex-deputado morto durante a ditadura militar.
“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: Ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos, e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas do 8 de janeiro de 2023. Estamos aqui – mulheres e homens de diferentes origens, crenças, partidos e ideologias – unidos por uma causa em comum. Estamos aqui para dizer: Ditadura nunca mais. Democracia sempre”, enfatizou.
Bolsonaro reage e defende instituição familiar
A fala de Lula não passou despercebida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que publicou um vídeo criticando o tom do comentário sobre amantes.
“Segundo o Lula, maridos amam mais as amantes? Esse é o chefe da Nação que fala em família? O que podemos esperar desse cidadão? A família é a base da sociedade, dispensa comentário. Sou apaixonado pela minha esposa e, com toda certeza, a grande maioria dos maridos”, afirmou o ex-presidente.
A declaração foi compartilhada amplamente nas redes sociais e gerou debates acalorados sobre o simbolismo das palavras do atual presidente.
Polêmica em contexto: democracia e memórias do passado
A metáfora usada por Lula buscava, segundo ele, expressar sua dedicação à democracia, mas acabou sendo interpretada de forma controversa. Especialistas apontam que o tom humorístico pode ter desviado o foco da mensagem central de seu discurso: a defesa da democracia e a necessidade de unidade para proteger o Estado de Direito.
Ao mesmo tempo, o evento serviu como um marco para reforçar o compromisso do governo com as investigações dos atos golpistas e o fortalecimento das instituições democráticas. A inclusão de referências culturais, como o filme de Walter Salles, também destacou a importância de revisitar o passado autoritário do Brasil para evitar retrocessos.
Democracia sob ataque: reflexão necessária
A repercussão das declarações de Lula e Bolsonaro mostra como o discurso político no Brasil continua polarizado. De um lado, o presidente busca consolidar sua narrativa de resistência contra o extremismo; do outro, o ex-presidente mantém uma postura crítica e mobiliza sua base em torno de valores conservadores.
O episódio ressalta que a defesa da democracia não se limita a discursos, mas requer ações concretas para garantir justiça e inclusão. “Estamos aqui – mulheres e homens de diferentes origens, crenças, partidos e ideologias – unidos por uma causa em comum: garantir que a democracia prevaleça”, destacou Lula.
Enquanto as reações seguem divididas, o episódio reforça a importância de se discutir o futuro da democracia brasileira com seriedade e responsabilidade.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Rui Costa diz que Lula pode fazer reforma ministerial ainda em janeiro
PT-BA realiza seminário com novos prefeitos e vices na segunda
Últimas Notícias
Credenciais para áreas restritas do Carnaval 2025 já podem ser solicitadas
Bahia amplia oferta de barita com nova parceria entre CBPM e mineradora
Vereador Rodrigo Amaral se reúne com a Embasa por solução para crise hídrica nas ilhas de Salvador
Conforme o edil, o abastecimento de água nas ilhas está interrompido há mais de 20 dias, causando prejuízos à saúde, ao comércio e ao turismo local
Justiça arquiva inquérito contra Gusttavo Lima e revoga medidas cautelares
Decisão ocorreu nesta quinta-feira (9) após três representações do MP solicitando o encerramento da investigação, com base na falta de provas
Rui Costa diz que Lula pode fazer reforma ministerial ainda em janeiro
Saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi explicada como parte de um 'novo momento da gestão'
José Ronaldo apresenta medidas de economia com foco em investimentos em obras e serviços para Feira de Santana
Principal iniciativa anunciada envolve a desativação de sistemas de tecnologia da informação (TI) redundantes
Polícia Penal apreende celulares e armas em operação no Conjunto Penal de Jequié
Ação visa combater a conexão de internos com atividades criminosas na região
Lula convoca reunião e reforça defesa da soberania nacional após anúncio da Meta
Mudanças anunciadas pelo bilionário Mark Zuckerberg, têm gerado preocupações no Brasil sobre a preservação da soberania nacional no ambiente digital
Câmara Municipal de Salvador passa por reestruturação nas lideranças partidárias
Reorganização envolveu a definição de novos vice-líderes e o fortalecimento da participação de diferentes partidos nas comissões e iniciativas legislativas
Alan Sanches aponta desabastecimento de vacinas para crianças no interior da Bahia: “Inaceitável”
Situação foi apontada em um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios
Luiz Caetano relata situação precária em Camaçari e destaca ações emergenciais na saúde, educação e infraestrutura
Prefeito descreveu a situação como 'caótica', destacando a falta de materiais básicos
Casa de Jorge Amado, em Ilhéus, é interditada por problemas estruturais
Prefeitura informou que infiltrações, afundamento do solo e infestação de animais comprometem a segurança do local