Pular para o conteúdo
Início » Lula diz que Brasil serve de exemplo para países que enfrentam militância de Elon Musk

Lula diz que Brasil serve de exemplo para países que enfrentam militância de Elon Musk

Presidente Lula
Presidente minimizou o impacto para os usuários, e disse que muitos estão buscando alternativas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal, que manteve o bloqueio da rede social ‘X’, envia um sinal claro de que “o mundo não é obrigado a aguentar o vale-tudo de extrema direita de Elon Musk só porque ele é rico”.

Nesta segunda-feira (2), em entrevista à CNN Brasil, o presidente brasileiro minimizou o impacto para os usuários, e disse que muitos estão buscando alternativas ao X. Lula também sugeriu que o episódio serve como exemplo para outros países que enfrentam “interferência e militância política” de Musk, além de problemas com fake news.

O banimento foi decretado por Moraes na sexta-feira passada, após Musk ter fechado o escritório da empresa no Brasil e não ter designado um representante legal para a Justiça brasileira. Nesta segunda-feira (2), a 1ª turma do STF confirmou a suspensão do X e estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem usar VPN para burlar o bloqueio.

Lula destacou que a maioria da imprensa internacional vê a suspensão como uma afirmação da soberania nacional, dado que Musk vinha desrespeitando decisões do STF.

Esta não é a primeira vez que Lula tece críticas ao dono da rede ‘X’. Em abril, ele ironizou o empresário e afirmou que “tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora”.

“Hoje, temos gente que não acredita que o desmatamento e as queimadas prejudicam o planeta Terra. Tem muita gente que não leva a sério o que significa manutenção das florestas, da vida no planeta, e que não tem para onde fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora”, disse Lula, na ocasião.

Leia também:

STF estende prazo em 10 dias para governo e Congresso ajustarem regras das emendas

Após recusa de Elon Musk, X é bloqueado no Brasil e sai do ar

Presidente da CCJ desafia STF e autoriza votação de três propostas contra a Corte

Marcelo Camargo/Agência Brasi