Jerônimo autoriza obras e primeiro trecho do VLT deve ser entregue em 2027
Previsão é que o primeira dos três trechos do VLT seja concluído em 2027

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, nesta sexta-feira (14), o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. A promessa do modal havia sido feita em 2021, na gestão Rui Costa (PT). A solenidade para assinatura da ordem de serviço ocorreu na estação Calçada, onde os antigos trens do subúrbio ferroviário operavam.
A previsão é que o primeira dos três trechos do VLT seja concluído em 2027. O primeiro trecho será entre a Ilha de São João e Calçada, num perímetro de 16,6 quilômetros. A segunda etapa ligará Paripe a Águas Claras, com 9,2 quilômetros. Já a terceira contemplará os bairros de Águas Claras e Piatã, ao longo de 10,5 quilômetros. Ao todo, o modal terá 36,4 quilômetros de extensão, com 34 paradas.
“O projeto inicial só contemplava até o Subúrbio. Nós revisitamos o projeto, e estabelecemos que poderíamos ampliar por diversos motivos, então da Calçada até Águas Claras, e de Águas Claras até a Orla de Piatã é um novo projeto, e isso elevou o valor por conta do tamanho da quilometragem. Os investimentos feitos anteriormente não foram desperdiçados, não houve perda de recursos investidos e nem prejuízo algum. Esses três trechos que estamos agora nessa primeira etapa, ao todo soma-se R$ 6 bilhões”, afirmou Jerônimo Rodrigues em entrevista ao Portal M!.
“Minha preocupação nesse momento é restabelecer a mobilidade nessa região, porque sei da necessidade da população, isso está muito claro pra mim. As obras vão ocorrer de forma paralela, assim que forem feitas os projetos e todas as etapas estiverem prontas não esperarão uma para a outra acontecer”, destacou o governador.
Questionado sobre os trens que foram adquiridos em maio de 2012, na gestão do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, e que tramita em negociação com Tribunal de Contas da União (TCU) para traze-los a Bahia, o governador Jerônimo enfatizou que os veículos rodantes realizam testes diários e passam por manutenções em cada seguimento.
“Os trens serão recuperados, em bons estados mesmo tendo tempo de compra, mas eles passam por testes diariamente. A empresa que faz a manutenção e tem a guarda destes trens, realizam os testes e acompanham a área de cada seguimento parte elétrica, material rodante, entre outros. Estamos a todo tempo muito confiantes que vamos conseguir fechar com o TCU para que os trens possam fazer a última manutenção. A expectativa é que em 2025 a gente possa ter trechos dessa primeira etapa pronta”, completou Jerônimo.
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