Instituto Lula compara presidente a Mandela em post de homenagem ao sul-africano
Segundo o Instituto, tanto Lula quanto Mandela “foram perseguidos, condenados e presos sem terem cometido nenhum crime”
Se estivesse vivo, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, completaria 106 anos nesta quinta-feira (18). Em uma mensagem de homenagem ao ícone da luta contra o apartheid, regime de segregação racial que existiu na África do Sul no século passado, o Instituto Lula, vinculado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparou as trajetórias do líder sul-africano com as do petista.
Segundo a fundação, tanto Lula quanto Mandela “foram perseguidos, condenados e presos sem terem cometido nenhum crime”. A publicação do instituto também afirma que ambos foram “vítimas da injustiça”.
A comparação feita pelo Instituto Lula não é a primeira a colocar o petista ao lado do ex-líder da luta contra a segregação racial. Em junho de 2023, o advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Zanin era advogado de Lula antes de assumir o posto de ministro do Supremo. Elogiando a indicação, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, argumentou que a situação era similar ao que tinha feito Nelson Mandela na África do Sul. “O presidente da República, após um longo período na prisão, nomeou o seu advogado para a Corte. Mas o presidente não era Lula, era Nelson Mandela. Teve a honra de ser indicado por Luiz Inácio Lula da Silva, a indicação lhe qualifica”, afirmou Randolfe, referindo-se a Zanin.
Ainda durante a sabatina, o paralelo entre o petista e Mandela foi criticado por Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição. “Quem dera se o espírito do presidente Lula fosse o mesmo de Nelson Mandela”, disse o senador.
Antes da comparação durante a sabatina, apoiadores de Lula já haviam traçado paralelos nas redes sociais. Em abril de 2018, quando o petista foi preso, uma montagem com a frase “De tempos em tempos prendem um Lula”, comparou o ex-presidente brasileiro a figuras como Gandhi, Martin Luther King e Mandela. Essa montagem foi compartilhada por perfis de deputadas como Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Maria do Rosário (PT-RS), além de Paulo Pimenta (PT-RS), ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Anteriormente, o próprio Lula havia se comparado a Mandela no dia da morte do líder sul-africano. Em 5 de dezembro de 2013, durante um evento em Diadema, na Grande São Paulo, o petista pediu um minuto de silêncio em homenagem a Mandela, falecido horas antes.
“Uma das pessoas mais extraordinárias que eu já conheci”, disse Lula sobre o sul-africano. Em seguida, afirmou que havia um paralelo entre a sua trajetória como líder sindical e a de Mandela como líder da luta contra o apartheid. “Não tinha sentido a maioria negra ser governada pela minoria branca. Acontecia comigo a mesma coisa”, disse Lula, afirmando que, no seu caso, a maioria de trabalhadores, da qual fazia parte, não era governada por outros trabalhadores.
Leia também:
Agora é o mundo que vem ao Brasil, diz Lula
Record demite repórter após vazamento de informações em entrevista exclusiva com Lula
Polícia finaliza inquérito que investigava acusação de violência doméstica do filho de Lula
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro