Mãe Ana fala sobre desafio de viver em um mundo com diversidade de falas
Escolha da líder religiosa para comandar o Afonjá ocorreu em dezembro de 2019, após jogo de búzios

Em dezembro de 2019, Mãe Ana de Xangô foi escolhida para assumir a liderança do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais importantes do Brasil, após a morte de Mãe Stella de Oxóssi. A decisão veio em um jogo de búzios, conduzido pelo babalorixá Balbino Daniel de Paula, e marcou um momento significativo na história do candomblé.
Em participação no especial SobreTudo, do Portal M!, Mãe Ana de Xangô compartilhou sua emoção ao receber a missão de comandar o terreiro, expressando a honra e a responsabilidade de dar continuidade ao legado de suas antecessoras e de guiar a comunidade com sabedoria e devoção.
Ao falar sobre o assunto, mãe Ana se disse muito feliz com a escolha. “Me sinto lisonjeada por ser a escolhida de Xangô Opô Afonjá dentro de uma casa milenar fundada em 1910 por Mãe Aninha, uma ialorixá também de Xangô, e as sucessoras. Eu me sinto honrada em receber esse título por todas ancestrais que aqui passaram”, ressaltou.
Outro ponto destacado por mãe Ana foi a “grande responsabilidade” da posição, sobretudo por se tratar de um universo religioso. “É um espaço sagrado, e está nas minhas mãos, que Xangô me entregou a casa dele para eu cumprir esse papel de liderança religiosa, de ialorixá, e suceder a minha mãe de santo [mãe Stella de Oxóssi]. E eu falo verdadeiramente para o meu coração com o orixá, porque para o orixá não se mente”, enfatizou.
Principais desafios
No comando de um dos principais terreiros do Brasil, mãe Ana de Xangô também terá muitos desafios. Questionada sobre o assunto, a ialorixá ressaltou que um dos principais será de direcionar um “mundo religioso” com “diversidade de falas”.
“Eu vejo como orientação, todo tempo eu falo isso, não é fácil. É uma missão de grande responsabilidade e, a cada dia, é um novo olhar, é uma nova descoberta, é um novo aprendizado. Esse compromisso, eu vou chamar assim, e fidelidade, responsabilidade, é com os orixás, e direcionar um mundo religioso onde tem diversidades de falas, pensamentos diferentes, a todo tempo, é desafio”, apontou.
Segundo ela, é necessário habilidade e competência para “direcionar e conduzir”, além de lidar com pensamentos e ideologias distintas. Mãe Ana também destacou a importância de manter o legado de suas ancestrais. “Seguir a caminhada de mãe Aninha, mãe Bada, mãe Senhora e mãe Stella, que é ainda a minha ialorixá. Ela é uma ancestral, mas ela foi minha mãe de santo”, pontuou.
Legado de Mãe Stella
Ao falar de mãe Stella, que dirigiu o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá por quase quatro décadas, mãe Ana também ressaltou o legado deixado por ela. Conforme a ialorixá, a educação foi um dos pilares deixados pela mãe de santo.
“Mãe Stella deixa um grande legado. A educação, um dos pilares. Uma mulher empoderada, forte, determinada e com seu conhecimento, ela traz a educação e a forma de um novo olhar sensível para a religião do candomblé de matriz africana. Ela chega e coloca isso nitidamente em questões de respeito, de tradição, de cultura e educação”.
Confira o Sobretudo com Mãe Ana na íntegra:
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Últimas Notícias

Advogado reflete sobre solidão e pressões no Direito após a morte de Daniel Keller: ‘Mundo cruel e indiferente’
Vinicius ressaltou a falta de cuidado e acolhimento enfrentada pelos profissionais da área

Trump retorna e Lula participa; conflitos no Oriente Médio e tarifas dominam a agenda do G7
A Cúpula do G7 iniciou neste domingo em Kananaskis, Alberta, Canadá, reunindo líderes das sete maiores economias do mundo para discutir questões globais críticas. O evento ocorre em meio a tensões elevadas devido ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, além da iminente expiração da trégua tarifária dos EUA, que termina em menos de […]

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos