Depois de vetar candidatura de Michelle ao Planalto, Bolsonaro muda discurso e impõe condição para apoiar mulher
Ex-presidente deseja ser nomeado ministro da Casa Civil caso Michelle vença a disputa presidencial em 2026
Após vetar a candidatura da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta quinta-feira (23), que considera viável a candidatura de sua esposa à Presidência da República em 2026. Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro afirmou “não ter problemas” com a ideia, desde que uma condição específica seja atendida: ele deseja ser nomeado ministro da Casa Civil caso Michelle vença a disputa.
“Vi na pesquisa do Paraná Pesquisas que ela está na margem de erro do Lula. Esse evento lá fora vai dar uma popularidade enorme para ela. Não tenho problemas, seria também um bom nome com chances de chegar. Obviamente, ela me colocando como ministro da Casa Civil, pode ser”, afirmou.
Relembre negativa de Bolsonaro
A negativa do ex-presidente Jair Bolsonaro ao nome da ex-primeira-dama na disputa presidencial ocorreu em entrevista ao Portal M!, durante visita a Salvador para o Encontro do PL Mulher na Bahia, em março de 2024. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que Michelle poderia disputar uma vaga para o Senado pelo Distrito Federal.
“Michelle não fala em política. Ela convida as mulheres para participar das reuniões municipais e daqui há dois anos ela, possivelmente, dispute uma vaga para o Senado pelo Distrito Federal”, disse o ex-presidente.
Ele ainda ressaltou que essa era a vontade de Michelle. “Está de bom tamanho, essa é a vontade dela, na política temos que começar devagar”, complementou.
Relembre a fala na íntegra:
Outros nomes cotados para a Presidência por Bolsonaro
Além de Michelle, Bolsonaro mencionou outros possíveis candidatos. Entre eles, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conhecido como “03”. Ele elogiou o filho, destacando sua capacidade de articulação política e afirmando que Eduardo está preparado para concorrer ao cargo.
O ex-presidente também comentou sobre o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que já manifestou interesse em disputar a Presidência. Bolsonaro sugeriu que Lima considere concorrer ao Senado para ganhar experiência política antes de buscar o comando do país. “Ele tem idade e popularidade, mas, o resto, a gente não conhece. É um excelente nome para o Senado, mas, para a presidência, não sei se está maduro ainda”, disse.
Bolsonaro critica cenário político para 2026
Inelegível até 2030, Bolsonaro afirmou que deseja retornar à Presidência e classificou as eleições de 2026 como críticas para o futuro do Brasil. “Sem a minha presença, é uma eleição parecida com a da Venezuela, onde a María Corina [Machado] e o [Henrique] Capriles foram tornados inelegíveis por 15 anos. Qual é a acusação? Atos antidemocráticos. Quais foram os atos antidemocráticos? Ocupar um carro de som e criticar o Maduro”, afirmou.
Avaliação de possíveis candidatos por Bolsonaro
Bolsonaro também fez comentários sobre políticos que podem disputar a Presidência em 2026, incluindo governadores e empresários. Confira abaixo suas avaliações:
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo:
Atual governador de São Paulo, foi descrito como um “excelente gestor”. No entanto, Bolsonaro destacou a importância de ouvir o povo para avaliar se ele está preparado para liderar a direita.
Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás:
Governador de Goiás, foi elogiado por sua popularidade no estado, mas Bolsonaro pontuou que Caiado não possui ampla aceitação fora de Goiás. “Ele é muito bem avaliado lá [Goiás], mas não sai de lá… qualquer saída fora dele, não tem aceitação, não tem nome”, disse.
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais:
Governador de Minas Gerais, foi citado como um “bom administrador”, mas, segundo Bolsonaro, ainda é mais relevante dentro do estado de Minas Gerais. É um “bom administrador”, mas é “mais em Minas Gerais ainda”.
Pablo Marçal (PRTB), empresário:
Empresário, foi descrito como alguém com “potencial”, embora precise controlar melhor suas ações: “Tem potencial”, mas “precisa se controlar”.
Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná:
Bolsonaro afirmou que mantém uma boa relação com ele e o vê como um possível nome da direita e um gestor competente. “Me dou muito bem com ele, pode ser um nome, pode ser um nome para a direita, um bom gestor também, mas digo, eu não trato desse assunto com ninguém”, afirmou Bolsonaro.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Lula celebra tripla indicação de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar 2025
Últimas Notícias
Anatel exige relatórios mensais de operadoras para monitorar chamadas fraudulentas
Nova ferramenta visa proporcionar uma resposta mais rápida da agência na proteção dos consumidores
Abastecimento de água em bairros de Salvador é retomado gradualmente após manutenção
Expectativa é de que o serviço seja completamente normalizado em até 36 horas após a finalização das intervenções
Lula liga para presidente do México em meio a tensão com os EUA e reforça cooperação regional
Segundo o Planalto, líderes reafirmaram o objetivo de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento
BBB 25: Diego Hypolito e Daniele discutem, e brother critica: ‘Sem paciência para suas irritações bestas’
Ginasta justifica incômodo com Daniele e aponta dificuldades no jogo entre irmãos
Jerônimo Rodrigues anuncia reajustes salariais para docentes e técnicos das universidades estaduais da Bahia
Novos projetos aprovados incluem reajustes escalonados e valorização de servidores universitários
Caminhão-tanque que transportava acetona tomba na BR-324 e provoca longo engarrafamento
Um dos pneus do veículo estourou, fazendo o motorista perder o controle e tombar na pista
Xuxa recebe alta médica após cirurgia no joelho
Apresentadora passou por artroscopia preventiva para garantir sua performance na turnê comemorativa
Depois de vetar candidatura de Michelle ao Planalto, Bolsonaro muda discurso e impõe condição para apoiar mulher
Ex-presidente deseja ser nomeado ministro da Casa Civil caso Michelle vença a disputa presidencial em 2026
HAM é um símbolo de amor ao próximo
Neste artigo, Antonio Luiz Diniz destaca a história do Hospital Aristides Maltez, referência nacional no tratamento oncológico e símbolo de filantropia na Bahia
Após polêmica sobre falta de espaço no Porto da Barra, cadeiras e sombreiros serão apenas por demanda
Itens só poderão ser montados na areia quando houver interesse de clientes pelo serviço