Daniel Almeida lança livro em comemoração aos 70 anos, 40 deles de atuação política
Assinada pelo jornalista Vander Prata, obra sobre deputado federal baiano será lançada neste sábado, às 15h, no Porto Salvador, no Comércio

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) celebra, neste sábado (25), duas marcas importantes, seus 70 anos de vida e mais de 40 anos de atuação política. Para comemorar, será lançado o livro “Daniel Almeida: A trajetória de um brasileiro socialista”, às 15h, no Porto Salvador, no bairro do Comércio, em Salvador. A obra, assinada pelo jornalista Vander Prata, promete oferecer um mergulho profundo na vida pública do parlamentar baiano, destacando suas conquistas e desafios.
“Olhando para trás, celebro os bons encontros, as lutas e os desafios que marcaram essa atuação política. Cada passo foi guiado pela convicção de que é possível construir um Brasil mais justo e solidário. Continuarei defendendo a democracia, a justiça social e os direitos do nosso povo contra qualquer forma de retrocesso”, afirma o deputado.
Uma trajetória marcada pela luta social
Daniel Almeida iniciou sua vida pública nos anos 1980, no Polo Petroquímico de Camaçari, onde atuou em assembleias operárias e liderou movimentos grevistas na Região Metropolitana de Salvador. Formado como Técnico em Instrumentação Industrial e também historiador, ele construiu uma carreira política alicerçada no compromisso com os trabalhadores e no diálogo com as bases populares.
Em 1988, foi eleito vereador de Salvador, cargo que exerceu por quatro mandatos consecutivos. Durante esse período, também assumiu a presidência do PCdoB na capital baiana e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), fortalecendo sua atuação em defesa dos direitos laborais e sociais.
A partir de 2002, Daniel passou a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, sendo reeleito em sucessivas legislaturas. Em Brasília, consolidou-se como uma das principais lideranças do PCdoB, exercendo a liderança do partido em três ocasiões (2009, 2016 e 2019). O reconhecimento veio também de entidades como o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que o classificou entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 16 oportunidades.
Principais conquistas legislativas
Com forte atuação em pautas trabalhistas e sociais, Daniel Almeida esteve na linha de frente de debates importantes, como a valorização do salário mínimo e o combate à terceirização e à reforma trabalhista. Entre suas principais conquistas legislativas, destaca-se a Lei 11.635/2007, que institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, e a Lei 13.767/2018, que garante aos trabalhadores o direito de se ausentar do serviço para exames preventivos de câncer.
O deputado também é autor de projetos que visam ao fortalecimento da cultura, à ampliação da mobilidade urbana e à melhoria das condições de vida no interior da Bahia. Além disso, sua atuação inclui a defesa de ações voltadas para a agricultura familiar, a reindustrialização do país e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Livro destaca trajetória política
O livro, escrito pelo jornalista Vander Prata, foi produzido com base em 57 horas de entrevistas realizadas com familiares, amigos, líderes sindicais, autoridades e representantes de movimentos sociais, apresentando um relato detalhado sobre a trajetória de Daniel Almeida.
“Este livro foi escrito a partir de 57 horas de entrevistas realizadas com familiares e amigos, autoridades, direção do PCdoB e deputados estaduais e federais do partido, empresários e sindicalistas, representantes de entidades de classe e Ongs. Uma história baseada em fatos reais que relata a travessia dessa notável figura”, declarou Vander.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia