Lula celebra tripla indicação de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar 2025
Filme brasileiro concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a tripa indicação do filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, ao Oscar 2025, concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (23), pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em cerimônia transmitida ao vivo.
“A turma de Ainda Estou Aqui já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles”, publicou o presidente em sua conta oficial no X (antigo Twitter).
Celebração no Governo
Autoridades do governo federal também celebraram as indicações. Confira algumas das manifestações:
“Nós vamos sorrir. Sorriam! É assim que os brasileiros estão com as indicações de Ainda Estou Aqui e de Fernanda Torres ao Oscar. Ainda estamos aqui, sorrindo e torcendo pelo nosso cinema!”, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“Pela primeira vez na história, um filme brasileiro é indicado na categoria principal do Oscar: Melhor Filme! E não para por aí – são três indicações históricas para o Brasil. Nossa talentosa Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e o filme Ainda Estou Aqui concorre tanto na categoria de Melhor Filme Estrangeiro quanto na de Melhor Filme”, comentou Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial (MIR).
“Uma conquista para o cinema brasileiro! Que alegria receber a notícia das indicações de Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz e do emocionante filme Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional”, disse Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Dia histórico para o cinema brasileiro! Ainda Estou Aqui recebe 3 indicações ao Oscar, celebrando não só o talento artístico, mas também a força dos empreendedores que tornam nosso audiovisual possível”, comemorou Márcio França, ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
A ministra da Saúde (MS), Nísia Trindade, e o secretário das Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, enalteceram as “indicações mais nobres do Oscar”. Segundo eles, o cinema e a cultura brasileira mostra sua força, “ao mesmo tempo que valoriza a luta de Eunice Paiva por verdade, memória e justiça”.
Sinopse e relevância do filme
Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, uma mulher que lutou por justiça e memória durante a ditadura militar no Brasil, após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva. Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice, o filme já havia conquistado reconhecimento internacional ao estrear no Festival de Veneza em 2024, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro.
Impacto no Cinema Brasileiro
As indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar representam um marco para o cinema brasileiro, que não recebia uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional desde 1999, com Central do Brasil, também dirigido também por Walter Salles. Além disso, é a primeira vez que o país concorre como Melhor Filme e a indicação de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz encerra um jejum de 26 anos sem representação brasileira na principal premiação do cinema mundial. A última indicada havia sido sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, pelo filme Central do Brasil.
Cerimônia do Oscar 2025 acontece em março
A cerimônia do Oscar 2025 está marcada para 2 de março. Enquanto isso, o Brasil aguarda ansioso para ver se Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres levarão para casa as cobiçadas estatuetas, consolidando ainda mais o cinema nacional no cenário internacional. Antes das indicações ao Oscar, políticos de direita criticaram o longa-metragem e incentivaram, via redes sociais, um boicote ao filme.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Justiça condena Conselho do Yacht Clube por perseguição política contra ex-comodoro Marcelo Sacramento
Yacht Clube da Bahia terá que pagar indenização de R$ 285 mil, corrigidos desde 2019
Carlos Muniz propõe projeto para garantir segurança de corredores de rua em Salvador
Projeto tem o objetivo de reduzir acidentes e ampliar segurança viária dos praticantes
Raila Teixeira destaca protocolos inovadores de emagrecimento durante inauguração da Rio Concept em Salvador
Especialista explica como o cuidado com vitaminas, hormônios e nutrição celular transforma o processo de emagrecimento
Fux estreia na Segunda Turma do STF após deixar colegiado que julga trama golpista
Ministro afirmou que eventuais divergências de entendimento serão encaradas com naturalidade e respeito
COP30: Bruno Reis assina pacto pela descarbonização e destaca liderança de Salvador em sustentabilidade
Pacto estabelece que a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais estratégias para reduzir as emissões de carbono
Téo Senna propõe projeto para transformar imóveis ociosos em moradias adaptadas para idosos em Salvador
Segundo o parlamentar, objetivo é garantir dignidade, segurança e inclusão a esse público
Trio titular do Bahia pode voltar a atuar junto após três meses na reta final do Brasileirão
Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro voltam a treinar e aumentam expectativa por reforço no meio-campo diante do Fortaleza
MAM recebe estreia do espetáculo ‘Rainha Vashti’, inspirado na obra da poetisa Myriam Fraga
Espetáculo do Grupo A Roda adapta poema de Myriam Fraga e inaugura temporada em Salvador, unindo literatura, música e arte visual
Silvânia Aquino anuncia saída da banda Calcinha Preta após 23 anos: ‘No meu coração só tem amor’
Comunicado foi divulgado poucos dias após rumores sobre desentendimentos internos entre os integrantes ganharem repercussão
Baile da Santinha 2026: Léo Santana anuncia atrações e abre vendas para edição de verão em Salvador
Evento está marcado para dia 9 de janeiro no Wet Eventos com shows de Ludmilla, Thiaguinho e Natanzinho Lima