Éden destaca avanços do ‘Bahia Sem Fome’ ao rebater críticas de ACM Neto: ‘desespero’
Presidente do PT-BA acusa ex-prefeito de optar por ‘crítica pela crítica’, sem apresentar soluções ou colaborar para melhorar realidade do Estado

O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, rebateu, na manhã desta quinta-feira (23), às recentes críticas feitas pelo vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, que acusou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) de “negligência” no enfrentamento à fome infantil na Bahia. Segundo o petista, as acusações do ex-prefeito de Salvador refletem “desespero” e uma tentativa de desmerecer os resultados obtidos pela atual gestão.
Avanços no combate à fome
Segundo Éden, o programa Bahia Sem Fome, lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues, conseguiu reduzir em 50% o número de pessoas em situação de fome nos dois primeiros anos de sua gestão. O presidente do PT também atribuiu à administração de Jair Bolsonaro (PL) o agravamento da insegurança alimentar no Estado, criticando a aliança histórica de ACM Neto com o ex-presidente.
“ACM Neto sequer admite os esforços e os resultados do programa Bahia Sem Fome, implementado para combater os índices de fome e pobreza causados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Neto sempre foi aliado do ex-presidente, mesmo que tentasse esconder isso na eleição de 2022 por causa da alta rejeição de Bolsonaro”, afirmou Éden.
Críticas
Para o dirigente partidário, as críticas recorrentes de ACM Neto ao governador não têm consistência e revelam uma tentativa de se manter relevante após sua derrota nas eleições estaduais de 2022. “Me parece um tanto de desespero do ex-prefeito em toda semana criticar o governador. É sempre a mesma ladainha, a mesma repetição. Não sei se é por ressentimento da derrota ou por medo de enfrentar Jerônimo, que tem feito grandes investimentos para reduzir a pobreza na Bahia. Mas fica claro que, desocupado, ACM Neto torce contra a Bahia”, disse.
Expansão do Bahia Sem Fome
De acordo com Éden, o governo estadual continua comprometido em ampliar as ações do programa Bahia Sem Fome, com parcerias estratégicas com municípios, empresas e organizações da sociedade civil. Conforme o petista, Jerônimo Rodrigues colocou o combate à fome como um compromisso central de sua gestão.
“O governador se comprometeu a expandir as ações do programa neste ano. O povo baiano reconhece o empenho dele em melhorar a qualidade de vida da população. Jerônimo tem convocado toda a sociedade para este pacto contra a fome, reafirmando que não é possível falar em felicidade plena enquanto baianos e baianas ainda enfrentam a mazela da fome”, afirmou.
Crítica pela crítica
O dirigente petista também acusou ACM Neto de optar pela “crítica pela crítica”, sem apresentar soluções ou demonstrar interesse em colaborar para melhorar a realidade do Estado. “Neto, em vez de reconhecer os avanços e se somar a essa mobilização contra a fome, insiste em críticas vazias, como forma de não cair no esquecimento”, ponderou Éden Valadares.
Neto aponta contradições
A nova crítica ao governador Jerônimo Rodrigues foi feita, nesta última quarta-feira (22), pelo ex-prefeito ACM Neto, que o acusou de “negligência” no combate à fome infantil na Bahia. O vice-presidente nacional do União Brasil publicou, em seu perfil oficial no Instagram, uma matéria sobre o estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta que “1,9 milhão de crianças e adolescentes baianos não têm o que comer”.
Segundo Neto, apesar do discurso oficial do governador petista de que “cuida de gente”, os números “são alarmantes e demonstram outra realidade”.
“Na propaganda, o PT diz que ‘cuida de gente’, mas, na prática, a coisa é muito diferente. Segundo a ONU, 1,9 milhão de crianças e adolescentes baianos não têm o que comer. Não dá pra fugir dessa realidade, Jerônimo. Infelizmente, esse é o retrato cruel do descaso do seu governo com as políticas de combate à desigualdade na Bahia”, bradou o ex-prefeito.
Ainda no seu Instagram, Neto lamentou que mais de 112 mil crianças e adolescentes estão submetidos ao trabalho infantil na Bahia e mais da metade vive em situação de pobreza. Além disso, o dirigente partidário relembrou que a Bahia ocupa a segunda posição nacional em número de crianças e adolescentes fora da escola.
Mais Lidas
Política
Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil
Últimas Notícias

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar
Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte