Câmara fica sem família Bolsonaro após 34 anos com licença de Eduardo para morar nos EUA

Ex-presidente foi deputado federal por 27 anos


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 22/03/2025 13:50 Política
Câmara fica sem família Bolsonaro após 34 anos com licença de Eduardo para morar nos EUA - Mário Agra/Câmara dos Deputados

Com a saída de Eduardo Bolsonaro (PL), a Câmara dos Deputados ficará sem representantes da família Bolsonaro pela primeira vez em 34 anos. Na terça-feira (18), o deputado federal anunciou sua decisão de pedir licença do cargo para residir nos Estados Unidos.

Ele explicou que pretende “focar na luta por punições” ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai de Eduardo, foi deputado federal por 27 anos, de 1991 a 2018, quando assumiu a presidência da República.

Eduardo, por sua vez, se elegeu em 2015 pelo PSC e cumpria um mandato que vai até 2027. Durante os primeiros 45 dias de atividades legislativas em 2023, Eduardo fez apenas um discurso e não apresentou projetos. Desde a posse de Donald Trump, o deputado também fez várias viagens aos Estados Unidos.

A saída de Eduardo deixa a Câmara sem qualquer membro da família Bolsonaro pela primeira vez desde 1991, quando o ex-presidente iniciou sua trajetória parlamentar.

Suplente de Eduardo

Com o pedido de licença, a Câmara dos Deputados convocou, nesta sexta-feira (21), o missionário José Olímpio (PL-SP), que recebeu 61.938 votos nas eleições de 2022, para ocupar o cargo vago. Em casos de afastamento em cargos eleitos pelo sistema proporcional, como é o caso da Câmara dos Deputados e assembleias estaduais, a regra determina que os suplentes sejam os candidatos mais bem votados do partido ou coligação, que não possuem mandato.

No caso de Eduardo Bolsonaro, o primeiro suplente seria o deputado Adilson Barroso, mas ele já ocupa a vaga deixada por Guilherme Derrite (PL), atual secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Por conta disso, o próximo na lista é José Olímpio, o segundo mais votado do PL em São Paulo nas últimas eleições. Olímpio, de 68 anos, ocupará a vaga de Eduardo Bolsonaro durante o afastamento.

Carreira política dos filhos de Bolsonaro

Os outros filhos de Jair Bolsonaro não passaram pela Câmara dos Deputados. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) iniciou sua carreira política como deputado estadual no Rio de Janeiro e, em 2019, se tornou senador. Carlos Bolsonaro (PL-RJ) foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 2000 e, desde 2001, exerce seu sétimo mandato consecutivo. Até 2024, ele tem aprovado menos de um projeto de lei por ano.

Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), o filho mais novo, assumiu em 2023 o cargo de vereador em Balneário Camboriú. Até março deste ano, ele não havia protocolado projetos de lei ou feito discursos na tribuna, limitando-se a apresentar pedidos de informações e indicações à Prefeitura. Em algumas votações, Jair Renan contrariou membros de seu próprio partido.

O temor de Jair Bolsonaro

Após Eduardo anunciar sua decisão de se licenciar, Jair Bolsonaro tentou diversas vezes convencê-lo a permanecer no Brasil. Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, durante conversas com seu filho, o ex-presidente expressou temores de que ele fosse visto como “frouxo” e que sua decisão de ficar nos Estados Unidos diminuísse seu capital político.

Os mesmos argumentos foram apresentados a Eduardo por lideranças do PL, que souberam de sua decisão no sábado (15). No entanto, Eduardo não compareceu à manifestação pela anistia em Copacabana no domingo (16), o que gerou questionamentos sobre seu envolvimento. Ao ser contatado pelos organizadores, o deputado informou que não voltaria ao Brasil.

Eduardo justificou sua decisão com a alegação de perseguição política, o que fez com que lideranças do PL se unissem a Jair Bolsonaro em uma tentativa de convencê-lo a retornar ao Brasil. No entanto, na manhã de terça-feira (18), o ex-presidente aceitou a decisão do filho.

Divulgação da decisão e a reação da família

Apesar dos pedidos para que a notícia não fosse divulgada publicamente, Eduardo Bolsonaro anunciou sua licença nas redes sociais. Enquanto a reunião de líderes da Câmara ocorria em Brasília, o deputado compartilhou um vídeo e concedeu uma entrevista no canal do YouTube da Revista Timeline. Ao assistir ao programa, Jair Bolsonaro se emocionou e chorou.

A decisão de Eduardo gerou reações também no campo jurídico. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou contra a apreensão do passaporte de Eduardo, alinhando-se com a posição de interlocutores do PL que já haviam se reunido com o Judiciário.

O STF, através do ministro Alexandre de Moraes, seguiu o entendimento e negou o pedido do PT para apreender o passaporte de Eduardo.

Essa decisão foi interpretada pela família Bolsonaro e parte dos correligionários do PL como uma “pegadinha”, pois a leitura era de que a negativa do STF visava enfraquecer a justificativa de Eduardo para permanecer nos Estados Unidos. Ao final, Jair Bolsonaro passou a apoiar a escolha do filho de se manter no exterior.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos -
Política 01/04/2025 às 20:30

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos

Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM


Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia -
Política 01/04/2025 às 20:00

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia

Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão


Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026 -
Cidades 01/04/2025 às 19:30

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026

Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos


Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados -
Política 01/04/2025 às 19:00

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados

Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior


Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT -
Política 01/04/2025 às 18:37

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT

Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)


Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel -
Política 01/04/2025 às 18:00

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel

Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo


Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina -
Cultura 01/04/2025 às 17:29

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina

Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália


Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica -
Coluna Ohh! 01/04/2025 às 16:59

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica

Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)


BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira -
BBB 25 01/04/2025 às 16:33

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira

Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?


Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário -
Política 01/04/2025 às 15:58

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário

Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então