‘Motosserra afiada’ em Cajazeiras: crítica à obra de Jerônimo inclui apelo a Caetano Veloso
Kiki Bispo denuncia devastação ambiental e ironiza silêncio da bancada do governador na CMS pela derrubada de árvores

O líder da bancada governista na Câmara de Salvador, vereador Kiki Bispo (União Brasil), levantou questionamentos, na sessão desta última segunda-feira (31), sobre os impactos ambientais gerados pelas obras de construção da ligação da Avenida 29 de Março ao bairro de Cajazeiras, conduzidas pelo Governo do Estado. Segundo o parlamentar, a execução do projeto tem resultado na remoção de um grande número de árvores, o que estaria provocando danos ao meio ambiente e alterando significativamente a paisagem da região.
Em discurso no plenário da CMS, Kiki aproveitou a oportunidade para criticar o que considera uma postura contraditória de apoiadores do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele destacou que, na época das obras do BRT na capital baiana, muitos grupos e figuras políticas se manifestaram contra a supressão de vegetação e outros impactos urbanos, mas, segundo ele, agora silenciam diante das intervenções promovidas pelo Estado.
Impacto ambiental em Cajazeiras
A fala de Kiki ocorreu em apoio ao vereador Claudio Tinoco (União Brasil), que também fez críticas ao governo estadual, apontando os danos ambientais gerados por outras intervenções. Entre elas estariam a canalização de rios e a remoção de vegetação no Subúrbio Ferroviário, em razão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e da duplicação da Estrada do Derba.
“Quero me associar à vossa excelência e dizer que todo desenvolvimento é bem-vindo, mas as máquinas estão cantando no centro lá em Cajazeiras. Para a via nova, se derrubou milhares de árvores, mas eu não vejo nenhum representante nesta Casa propondo abraçaço ou qualquer coisa semelhante. Não vejo nenhum ambientalista. Ora, é porque é no Subúrbio, é porque é em Cajazeiras que não vão lá defender o meio ambiente? Será que a causa é essa?”, ironizou Kiki.
Segundo o líder governista, a supressão de vegetação precisa ser tratada de forma equânime, independentemente de quais gestões públicas estejam conduzindo as obras. Ele defendeu que a responsabilidade ambiental deve ser um compromisso de todas as instâncias de governo, sem seletividade nos discursos ou mobilizações.
Pedido de apoio a Caetano Veloso
Em sua crítica, o vereador também convocou o cantor e compositor Caetano Veloso a se manifestar sobre a situação. Ele lembrou que o artista foi um dos principais críticos das intervenções promovidas pela Prefeitura de Salvador na implantação do BRT, em 2018.
“Eu tenho certeza que quem vai nos ajudar é o cantor Caetano Veloso. Eu vi a crítica dele ao BRT e tenho certeza que ele, como bom defensor do meio ambiente, vai se associar à nossa fala”.
“Porque quem passa hoje na 26 de Março vai ver lá um deserto, que está a céu aberto para quem quiser ver. As máquinas estão lá funcionando, derrubando árvore. A motosserra está afiada e não se vê uma voz se levantando para defender o povo de Cajazeiras”, completou Kiki.
A presença de Caetano Veloso em manifestações ambientais já ocorreu em outras ocasiões. Em 2021, por exemplo, o artista participou de atos contra o projeto de Lei que flexibilizaria a legislação ambiental no Congresso Nacional. Kiki aposta que o cantor possa se mobilizar também em relação à situação em Cajazeiras.
Denúncia de racismo ambiental
Além da questão ambiental, Kiki Bispo denunciou a situação dos “penicões” existentes em Cajazeiras. Segundo ele, são sete reservatórios de esgoto a céu aberto que comprometem a qualidade de vida da população local.
“Espero que o governador tenha passado pelos penicões lá de Cajazeiras, são sete a céu aberto. É um presente que a Embasa dá aos moradores de Cajazeiras. Espero que ele, de fato, venha a tomar providências, porque ali se trata de racismo ambiental”, concluiu o vereador.
A expressão “racismo ambiental” tem sido usada para descrever situações em que comunidades de baixa renda, majoritariamente negras, são desproporcionalmente afetadas por problemas ambientais, como a falta de saneamento, a poluição e a remoção de vegetação. Até o momento, o governador e vereadores de sua bancada na CMS ainda não se pronunciaram sobre as críticas do líder da base do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Mais Lidas
Política
Políticos brasileiros deixam Israel e cruzam fronteira rumo à Jordânia
Governo ignora alerta sobre riscos fiscais ao flexibilizar regras para ONGs
Últimas Notícias

Gerente do Samu alerta para riscos com fogueiras e fogos no São João e dá dicas para evitar queimaduras
De acordo com o médico Ivan Paiva Filho, é necessário ter atenção, especialmente com crianças

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Confrontos estão agendados para ocorrer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto

Ao lado de Zé Ronaldo, Jerônimo autoriza R$ 1,3 bilhão para ampliação do saneamento e abastecimento de água em Feira de Santana
Investimento terá foco na universalização do acesso ao saneamento básico e na manutenção da atual cobertura de abastecimento de água

Prefeitura de Salvador premia 96 entidades culturais com até R$ 60 mil e reconhece mais de 100 coletivos
Ao todo, 96 projetos receberam prêmios em dinheiro, enquanto 105 entidades e coletivos foram certificados por reconhecimento público

Itamaraty reitera recomendação para que brasileiros não façam viagens não essenciais para Israel
Autoridades brasileiras ficaram retidas após bombardeios entre Israel e Irã e aguardam retorno ao Brasil

Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

Governo quer elevar etanol na gasolina para 30% e reduzir importação, diz ministro de Minas e Energia
Segundo Alexandre Silveira, medida poderá reduzir significativamente a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina

Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais

Flávio Dino reúne especialistas no STF para discutir ‘emendas pix’ e controle do orçamento público
Audiência foi convocada no âmbito de três ações em tramitação no STF que questionam alterações constitucionais relacionadas às emendas parlamentares impositivas