Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com ‘casuísmo’ ao tomar decisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (25), que a denúncia sobre tentativa de golpe de Estado não deveria ser julgada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), mas pelo plenário da Corte. O julgamento que decidirá se Bolsonaro e outros denunciados se tornarão réus começou nesta manhã.
Em nota divulgada nas redes sociais, o ex-presidente acusou o Supremo de manobras institucionais para garantir que seu caso fosse analisado pela Primeira Turma. Ele afirmou que o STF agiu com “casuísmo” ao tomar essa decisão. Segundo Bolsonaro, essa mudança de entendimento fere a jurisprudência estabelecida desde 2018 sobre o foro por prerrogativa de função.
O ex-presidente ressaltou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) reconheceu que os atos investigados ocorreram durante o exercício de seu cargo. Ele argumentou que isso obrigaria o julgamento a ser feito pelo Plenário, e não por uma das Turmas do STF, como ocorre nesta semana.
Mudança na jurisprudência e críticas a mudanças regimentais
Bolsonaro citou uma decisão recente do STF, que determinou que políticos sejam julgados no tribunal mesmo após o fim do mandato, desde que o crime tenha ocorrido durante a gestão. O julgamento sobre a prerrogativa de foro privilegiado no Supremo teve início em março de 2023.
Na ocasião, a Corte analisava se crimes cometidos durante o exercício do cargo público, mas revelados apenas após o fim do mandato, ainda deveriam ser julgados no STF.
Durante o julgamento, o ministro Luís Roberto Barroso pediu vista quando o placar estava em 2 a 0 a favor da tese de que a Corte poderia manter a competência nesses casos. Em setembro de 2023, o ministro Nunes Marques também pediu vista, o que fez com que o julgamento fosse interrompido por meses. Somente em março de 2025, um ano após seu início, a Corte concluiu a análise.
“Agora, há apenas duas semanas do meu julgamento, o STF mudou novamente seu entendimento sobre a prerrogativa de foro, ampliando sua competência para alcançar réus que não exercem mais função pública”, criticou Bolsonaro.
Bolsonaro diz que STF atua de forma seletiva
Além das críticas ao julgamento, o ex-presidente também acusou as recentes mudanças no Regimento Interno da Corte de serem uma tentativa de moldar o processo conforme interesses momentâneos.
“Trata-se da sequência de casuísmos mais escandalosa da história do Judiciário brasileiro: adaptações regimentais e mudanças jurisprudenciais feitas sob medida, com nome, sobrenome e prazo de validade“, afirmou Bolsonaro.
O STF, por sua vez, informou que não comentaria as declarações de Bolsonaro e que as questões levantadas pelas defesas dos acusados estão sendo respondidas no decorrer do julgamento da denúncia.
Bolsonaro, que esteve presente no Supremo para acompanhar o primeiro dia do julgamento, afirmou que o Supremo estaria usando um “self-service institucional”, escolhendo normas e interpretações de forma seletiva, o que, segundo ele, comprometeria o direito à ampla defesa e ao devido processo legal.
O ex-presidente levantou a questão sobre a imparcialidade do Supremo, perguntando se o tribunal tomaria as mesmas decisões caso o réu fosse outro ex-presidente. Ele lembrou que em casos envolvendo adversários políticos, decisões anteriores foram anuladas sob alegação de descumprimento da regra do foro competente.
– Em dezembro de 2023, com a PET 12.100 já em curso, o STF alterou seu Regimento Interno para que as ações penais originárias deixassem de ser julgadas pelo Plenário e passassem a tramitar nas Turmas.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 25, 2025
– Agora, há apenas duas semanas do meu julgamento, o STF mudou novamente seu…
Bolsonaro ironiza Flávio Dino
No início do julgamento, Bolsonaro fez uma postagem em suas redes sociais ironizando o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O vídeo compartilhado no X (antigo Twitter) destaca um trecho da sustentação oral de Eumar Novacki, advogado do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres.
“Sim, é isso mesmo que você está ouvindo. O ministro Flávio Dino não sabia que a tal ‘minuta do golpe’ já estava na rede social antes mesmo de acharem no celular do Anderson Torres“, afirmou Bolsonaro em sua postagem. O vídeo mostra Dino questionando Novacki sobre a data 12 de dezembro de 2022, mencionada durante a argumentação.
Novacki esclareceu que essa data se referia à publicação do documento conhecido como “minuta do golpe”, que foi compartilhado online antes de ser encontrado no celular de Anderson Torres. O rascunho sugeria uma intervenção no Poder Judiciário para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e convocar novas eleições.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 25, 2025
Grupo de denunciados inclui Bolsonaro e outros aliados
O ex-presidente Bolsonaro é um dos membros do “núcleo um” da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além de Bolsonaro, o grupo inclui Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Mauro Cid, Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Anderson Torres, todos acusados de envolvimento na tentativa de golpe. A sessão de julgamento foi iniciada na terça-feira (25), e as investigações apontam que Bolsonaro teve participação direta na elaboração da minuta.
O documento foi um dos principais pontos de debate no julgamento, com a Polícia Federal investigando sua origem e os possíveis envolvidos. A acusação é de que o rascunho foi criado como parte de uma tentativa de invalidar o processo de posse de Lula e convocar novas eleições.
O julgamento da denúncia, que envolve o grupo de acusados, teve início nesta terça-feira, e a sessão foi encerrada por volta das 17h18. O julgamento será retomado na manhã da quarta-feira (26), às 9h30. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e outros sete acusados se tornarão réus e responderão a um processo penal no Supremo.
Mais Lidas
Política
Governo Lula ignora aniversário do golpe de 64 e gera críticas entre aliados
PT Salvador: CNB lança Petra Perón como pré-candidata à presidência da sigla
Últimas Notícias

Governo Lula ignora aniversário do golpe de 64 e gera críticas entre aliados

Governo aprova estudos para concessão de trechos das BR-324 e BR-116

Terremoto em Mianmar causa mais de mil mortes e deixa centenas de feridos
Tremor também provocou destruição em partes da Tailândia

Lula rebate críticas à viagem de Janja: “Mulher do presidente não nasceu para ser dona de casa”
Viagem da primeira-dama à França aconteceu no contexto da Cúpula Nutrição para o Crescimento

Resumo BBB 25 de sexta-feira: atrito entre Eva e Renata, choro de Vinícius e críticas de Daniele Hypolito
Clima esquentou entre Eva e Renata, enquanto Vinícius chorou e revelou medo de deixar o reality; saiba tudo que rolou no reality

Quatro lugares para comemorar o aniversário de Salvador de graça
Além de pontos turísticos cheios de história, a capital baiana terá eventos especiais, incluindo shows, feiras culturais e apresentações musicais

Após vice no Campeonato Baiano, Vitória mira bom início no Brasileirão contra o Juventude
Partida acontece neste sábado (29), às 18h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Amante da literatura, Gabriela Prioli ensina política de forma descomplicada e convida para 6ª edição do clube do livro
Advogada e comunicadora reforça a necessidade do debate político e do conhecimento como ferramentas para transformação

Explore Salvador além dos cartões-postais: dicas imperdíveis para quem quer mais
Celebre os 476 anos da capital baiana: descubra bairros, praias e mercados autênticos em um roteiro surpreendente

Em reforma, Zoológico de Salvador deve ser reaberto em maio
Intervenções no aviário, felinário e ilha dos primatas prometem mais conforto para visitantes e bem-estar dos animais

Obras em Massaranduba e Paripe mudam itinerário de ônibus em Salvador a partir deste sábado
Alteração visa facilitar a execução de projetos de micro e macrodrenagem

Paredão BBB 25: Eva, Joselma e Vinícius disputam permanência após dinâmica eletrizante
Formação ocorreu na noite desta sexta-feira (28) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontecerá no domingo (30)