Após críticas de Robinson, Coelba diz que rato provocou curto-circuito interno na AL-BA; veja a foto
Petista atribui episódio no Legislativo como ineficiência da concessionária e defende a não renovação do contrato que termina em 2027

Após as críticas do deputado estadual Robinson Almeida(PT), a Coelba informou, na manhã desta sexta-feira (13), que a empresa não foi culpada pelo apagão ocorrido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta última quinta-feira (12). Em contato com o Portal M!, a empresa explicou que a causa da interrupção na Casa Legislativa foi um curto-circuito interno no quadro de energia do prédio, provocado por um rato, que foi encontrado morto pela equipe técnica da empresa.
Resposta a críticas sobre atendimento e infraestrutura
Em relação às críticas do deputado Robinson sobre a demora no atendimento e a falta de infraestrutura da empresa, a Coelba reafirmou seu compromisso com a qualidade do serviço prestado aos consumidores. A concessionária destacou que, no caso da Assembleia, a equipe técnica foi enviada de forma proativa e que a causa do problema foi rapidamente identificada.

A empresa também esclareceu que a responsabilidade pela manutenção da rede interna do edifício é da própria Assembleia Legislativa, enquanto a Coelba é responsável apenas pela rede externa. Ela reconheceu as críticas sobre a demora no atendimento, especialmente em períodos de alta demanda, como o verão. No entanto, explicou que, devido ao aumento no volume de ocorrências, principalmente relacionadas ao clima e a sobrecarga do sistema, algumas respostas podem demorar mais do que o esperado.
A Coelba informou ainda que está investindo em melhorias na infraestrutura elétrica para reduzir o tempo de resposta e garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia.
Investimentos e melhorias no atendimento
Sobre os investimentos em infraestrutura, a Coelba destacou que está implementando um plano de modernização do sistema elétrico, com um aporte bilionário de recursos. A empresa garantiu que esses investimentos têm como objetivo a melhoria da qualidade do serviço e a ampliação da capacidade de atendimento, além da redução do impacto de falhas e interrupções.
A concessionária também afirmou que está investindo na capacitação de sua equipe de atendimento e em novos canais de comunicação para melhorar o relacionamento com os consumidores, tanto na capital quanto no interior da Bahia. A Coelba ressaltou que, apesar das críticas, está comprometida em atender de forma rápida e eficiente, especialmente em momentos críticos de alta demanda, e que a resposta ao incidente na Assembleia foi uma demonstração do empenho da empresa em resolver problemas de forma ágil.
Contrato de concessão da Coelba vence em 2027
O contrato de concessão da Coelba vence em 2027 e o deputado estadual Robinson Almeida já demonstrou diversas vezes ser contra a renovação, alegando que não há um compromisso de qualidade da empresa para com o povo baiano. Após o episódio do apagão, o petista, que é coordenador da subcomissão que fiscaliza o contrato da Coelba, atribuiu a ineficiência da companhia pertencente ao grupo Neoenergia.
“A falta de energia na Assembleia Legislativa da Bahia é apenas mais um exemplo da ineficiência da Coelba em garantir um serviço básico e essencial para a população. Este incidente, que acontece justamente no dia em que celebramos a inovação e o progresso do Serpro, reflete o atraso da empresa de eletricidade do grupo espanhol no cumprimento de suas responsabilidades com os baianos”, afirmou o parlamentar.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Últimas Notícias

Anatel libera 7,5 mil novos satélites da Starlink no Brasil e acende alerta sobre brechas na legislação
Agência reguladora exigirá relatórios técnicos periódicos e prepara revisão das normas sobre operação espacial

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal