Estudo aponta que baixa escolaridade é principal fator de risco para declínio cognitivo no Brasil
Pesquisadores utilizaram inteligência artificial para examinar informações de mais de 41 mil pessoas em países latino-americanos

Um estudo publicado na revista The Lancet Global Health revelou que a baixa escolaridade é o principal fator de risco para o declínio cognitivo entre idosos no Brasil. A pesquisa, liderada pelo professor Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca a importância da educação no início da vida para prevenir o problema na velhice.
Impacto da educação na cognição
O declínio cognitivo envolve a redução de funções cerebrais como memória, linguagem e raciocínio. Embora seja comum após os 50 anos, sua intensidade pode variar conforme fatores de risco. Segundo Zimmer, investir em educação é essencial para reduzir os impactos do envelhecimento no funcionamento cerebral.
A pesquisa contou com apoio do Instituto Serrapilheira e indicou que, além da escolaridade, outros fatores de risco no Brasil incluem sintomas de saúde mental, falta de atividade física, tabagismo e isolamento social.
Análise dos dados
Os pesquisadores utilizaram inteligência artificial e machine learning para examinar informações de mais de 41 mil pessoas em cinco países latino-americanos, incluindo 9.412 brasileiros do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil). Os dados analisados cruzaram incidência de declínio cognitivo, situação socioeconômica e nível educacional.
“Nosso algoritmo identificou a escolaridade como o principal fator de risco no Brasil, diferentemente de estudos na América do Norte e Europa, onde idade, sexo e doenças preexistentes são predominantes”, explica Zimmer.
Reserva cognitiva e prevenção
Estudos anteriores já sugeriam que a educação formal contribui para a formação da “reserva cognitiva”, criando mais conexões cerebrais que ajudam a minimizar impactos de doenças neurodegenerativas.
“Quanto mais uma pessoa estuda, mais caminhos o cérebro traça para acessar informações. Isso reduz o impacto de perdas cognitivas”, ilustra Zimmer. O estudo não analisou especificamente outros tipos de estimulação cerebral, mas atividades como leitura, aprendizado de novos idiomas e exercícios cognitivos são apontados como possíveis aliados.
Desafios para o futuro
Atualmente, 8,5% dos brasileiros acima de 60 anos têm algum tipo de demência, o que representa cerca de 2,71 milhões de pessoas. A previsão é que esse número chegue a 5,6 milhões até 2050, segundo o Ministério da Saúde.
Para Zimmer, é essencial que as políticas públicas levem em consideração especificidades da população brasileira. “Grande parte das diretrizes de saúde cerebral vem de estudos do Norte global. Precisamos de mais pesquisas para entender melhor a realidade do Brasil e garantir qualidade de vida para nossos idosos”, conclui o pesquisador.
Pandemia ainda impacta na educação do Brasil
O Brasil ainda não se recuperou, na educação, dos impactos gerados na pandemia. O acesso à educação, que vinha melhorando, teve piora durante a pandemia e ainda não recuperou o mesmo patamar observado em 2019. A alfabetização das crianças, que tiveram as aulas presenciais suspensas, piorou e o percentual daquelas que ainda não sabem ler e escrever aos 8 anos de idade aumentou consideravelmente entre 2019 e 2023.
As informações são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em janeiro deste ano. O estudo, que é baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação à educação, analisou as privações de acesso à escola na idade certa e alfabetização.
Os dados mostram que em relação ao acesso, ao longo dos anos houve oscilações, com avanços e retrocessos, muitos deles ocorridos no período de pandemia. Em 2017, 8,5% das crianças e adolescentes de até 17 anos estavam privados de educação de alguma forma. Essa porcentagem caiu para 7,1% em 2019, subiu para 8,8% em 2021 e caiu para 7,7% em 2023.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono
Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Botox falsificado: Anvisa alerta perigo invisível que pode causar paralisia
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'