Fenagro é oficialmente aberta em Salvador, com estimativa de 100 mil visitantes e R$ 25 mi em negócios
Programação inclui exposição de animais e produtos agropecuários, leilões, shows, espaço infantil e mais de 25 estandes com serviços gratuitos

A 30ª terceira edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) foi oficialmente inaugurada neste último domingo (1º), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador e segue até o próximo domingo (8), prometendo atrair mais de 100 mil visitantes. A programação inclui exposição de animais e produtos agropecuários, leilões, shows, espaço infantil e mais de 25 estandes com serviços gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado.
Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente do Grupo A Tarde, João de Mello Leitão, idealizador do evento, participaram do desfile de animais de diversas raças, como bovinos, equinos, caprinos e ovinos, além de visitarem os estandes da feira. Eles também estiveram na solenidade de abertura do Salão Internacional do Turismo, realizada no Pavilhão Institucional do Parque.
Segundo o petista, a Fenagro é um espaço de múltiplas oportunidades. “O evento reúne inovações, ciência, leilões e competições que impulsionam investimentos e negócios. É também uma chance para aproximar o público da vida rural e promover experiências culturais e gastronômicas da Bahia”, afirmou o governador.
Organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), o Espaço + Bahia integra mais de 25 secretarias estaduais com uma programação inovadora. Segundo o secretário Tum, a projeção é movimentar cerca de R$ 25 milhões em leilões, além de impulsionar cadeias produtivas como café, leite, fruticultura, algodão e fibra.
Entre os visitantes, Lenira Gonçalves, gerente de Recursos Humanos, levou o filho para conhecer o espaço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). “A feira é uma ótima oportunidade de lazer e aprendizado, especialmente para as crianças. É enriquecedor para o desenvolvimento delas”, disse.
O Salão Internacional do Turismo, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), também integra a Fenagro, com representantes de consulados promovendo intercâmbios culturais e negócios. Até o dia 7 de dezembro, o espaço contará com noites temáticas, apresentações culturais e degustações gastronômicas, reunindo sabores da Bahia e de outros países.
Na noite de abertura, o Governo do Estado ofereceu uma amostra do Carnaval baiano, com apresentação em um minitrio elétrico e degustação de pratos típicos. Nas noites seguintes, a programação inclui participações dos consulados da Alemanha, Japão, Argentina, Grécia, Finlândia e Colômbia.
O governador também utilizou o evento para realizar importantes anúncios voltados à agropecuária. A Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) recebeu o Certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (Sisbi). Além disso, foram autorizadas a publicação de edital para contratação de 241 técnicos em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e a realização de um novo concurso público para 80 médicos veterinários, 80 engenheiros agrônomos e 40 técnicos em fiscalização agropecuária.
Também foi anunciada a aquisição de 14 novos veículos e a posse de 13 aprovados no concurso público de 2024, reforçando a estrutura da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Seagri.
Mais Lidas
Negócios
Alta no preço do cacau impacta indústria de chocolates e Páscoa em 2025
Últimas Notícias

Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio
Despacho foi enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados

Caiado descarta federação entre União e PP e diz estar preparado para debate à presidência ‘em todas as áreas’
Governador de Goiás se manifestou contrário à união entre as siglas e garantiu que atuará contra sua concretização

Lula faz balanço de 2 anos de governo com anúncios e tenta reagir à perda de apoio popular
Em meio à queda na popularidade, presidente aposta na ampliação de programas sociais e econômicos para recuperar confiança da população

ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Suspensão da obra pode afetar 350 trabalhadores e comprometer logística de minério e grãos

Rodrigo Pereira entra na disputa pela presidência do PT-BA e critica gestão de Éden Valadares
Militante defende maior autonomia do partido e fortalecimento da base popular