Após reunião na Sesab, Cruz das Almas garante continuidade do serviço de hemodiálise
Serviço administrado pelo Instituto de Gestão Aliança atende cerca de 160 pacientes mensalmente

Uma reunião entre representantes de Cruz das Almas e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) garantiu, nesta quinta-feira (20), a continuidade do serviço de hemodiálise no município. A articulação visou resolver questões relacionadas à gestão da unidade que atende pacientes de Cruz das Almas e outros municípios do Recôncavo Baiano.
O serviço de hemodiálise, administrado pelo Instituto de Gestão Aliança (IGA) e contratado pela Sesab, atende cerca de 160 pacientes mensalmente. Nos últimos meses, atrasos no pagamento de funcionários e problemas com a oferta de insumos geraram incertezas sobre a continuidade do atendimento.
Em declaração, o deputado estadual Vitor Azevedo (PL), responsável pela articulação da reunião, afirmou que o encontro foi produtivo.
“Foi uma reunião positiva, na qual algumas propostas foram colocadas na mesa pela equipe do prefeito visando a garantia desse atendimento, que é fundamental para os pacientes que dependem do suporte renal dialítico“, destacou.
Municípios beneficiados
Além de Cruz das Almas, a clínica de hemodiálise atende pacientes de outros sete municípios da região: Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, São Félix, Cachoeira, Maragogipe e Sapeaçu. A Sesab se comprometeu a intensificar o monitoramento da unidade para resolver os problemas relacionados aos pagamentos e insumos.
O município se comprometeu a garantir que o serviço de hemodiálise continue sem interrupções. “Estamos acompanhando de perto essa situação para garantir que o serviço continue sendo oferecido. Já estamos analisando alternativas para assegurar a continuidade do atendimento, independentemente de ajustes futuros“, afirmou o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos).
Já a secretária de Saúde de Saúde de Cruz das Almas, Kaliane Ferreira, ressaltou a importância da continuidade do serviço para a população. “Até 2019, pacientes de hemodiálise precisavam se deslocar até Santo Antonio de Jesus, Ilhéus ou mesmo Salvador. A partir de 2020, quando esse serviço começou a ser disponibilizado em nossa cidade, a realidade dessas pessoas mudou bastante. E isso não pode ser interrompido“, disse.
A reunião contou ainda com a presença de autoridades locais, como o vice-prefeito de Cruz das Almas, Ronivon Lemos (Republicanos), o presidente da Câmara de Vereadores, Euricles Neto (Podemos), a secretária de Relações Institucionais do município, Joseane Vitena, entre outros.
Sesab identifica irregularidades na clínica de hemodiálise
Na última semana, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia afirmou ter identificado irregularidades na clínica de hemodiálise em Cruz das Almas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH). Entre os problemas encontrados estavam a falta de insumos para o tratamento de pacientes renais, questões trabalhistas não resolvidas e o descumprimento de normas sanitárias e regulatórias.
Após receber denúncias sobre os atrasos no fornecimento de insumos e nos pagamentos de funcionários, a Sesab realizou uma inspeção técnica na unidade. A vistoria revelou que a gestão da clínica não assegura a segurança necessária para o atendimento dos pacientes.
Em resposta à situação, 160 pacientes foram avaliados para a identificação de alternativas para o atendimento. A clínica, que atende nove municípios, não possui outra unidade em Cruz das Almas. Por isso, a transferência dos pacientes para as unidades de Santo Estêvão e Santo Amaro foi planejada, uma vez que havia vagas disponíveis nessas localidades.
A Sesab informou ainda que os atendimentos estavam sendo redistribuídos com os municípios e prestadores de serviço para garantir a continuidade do tratamento para todos os pacientes. Na ocasião, a pasta também assegurou que monitora a situação e garantiu tomar as medidas necessárias para proteger a saúde dos usuários.
Mais Lidas
Nova vacina contra meningite já está disponível no SUS: confira quem deve tomar
Saúde
Saiba tudo sobre nova vacina ACWY contra meningite disponível no SUS
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro