Pular para o conteúdo
Início » Chapada Diamantina ganha mais novo complexo eólico do estado

Chapada Diamantina ganha mais novo complexo eólico do estado

Complexo Eólico é aberto na Chapada Diamantina
Construção ajuda a manter Bahia na liderança de produção de energia limpa do país

A Bahia continua liderando a produção de energia eólica no Brasil pelo segundo ano consecutivo, avançando com a instalação de novas empresas no setor. Nesta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram da inauguração do Complexo Eólico Novo Horizonte, em Boninal, na Chapada Diamantina. Este empreendimento já em funcionamento ocupa uma área de 2,7 mil hectares, capaz de abastecer até um milhão de residências no país.

Com um investimento de R$ 3 bilhões e apoio do Governo do Estado, a empresa argentina Pan American Energy inaugurou seu primeiro complexo no Brasil, reunindo 10 parques eólicos distribuídos por seis municípios: Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

O complexo conta com 94 aerogeradores, totalizando uma capacidade instalada de 423 MW e vai gerar dois milhões de megawatts/hora de energia por ano, o que representa uma redução anual de mais de 500 mil toneladas de CO2.

“Estamos muito felizes em entregar um projeto com dez campos de energia eólica. Este é um passo significativo para a transição energética e para a criação de empregos”, destacou o governador.

O complexo inclui um sistema de transmissão que envolve a construção de uma nova subestação elétrica própria e a expansão de uma subestação existente, conectando o complexo ao Sistema Interligado Nacional ao longo de 80 quilômetros de linhas de alta tensão.

Segundo o ministro Alexandre Silveira, a Bahia continua sendo um pilar da energia limpa no Brasil: “O país está investindo pesadamente na transição energética, e a Bahia tem se destacado, gerando energia renovável acima da média nacional. Mais uma vez, é líder no Brasil nesse setor”.

Leia também:

Americanas: PF acha planilha que disseca hierarquia da fraude de R$ 25 bilhões
Lula diz que Campos Neto tem ‘viés político’

Fernando Vivas/GOVBA