Furacão Milton perde força, mas atinge a Flórida com ventos de 205 km/h
Mais de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia por conta da condição climática
O furacão Milton atingiu a costa da Flórida, na noite de quarta-feira (9), por volta das 20h30 (21h30 no horário de Brasília), tocando o solo na ilha de Siesta Key, próximo à cidade de Sarasota, com ventos de até 205 km/h. Inicialmente classificado como furacão de categoria 3, começou a perder força algumas horas após atingir o continente, sendo rebaixado para categoria 1. Apesar do enfraquecimento, o Centro Nacional de Furacões manteve alertas de possíveis inundações repentinas e danos que os ventos perigosos ainda podem causar.
Com sua chegada antecipada, já que era previsto para tocar o solo apenas na madrugada de quinta-feira, o furacão causou apagões em grande parte do estado. Mais de 3 milhões de clientes ficaram sem energia, de acordo com o site poweroutage.us, que monitora interrupções de eletricidade nos Estados Unidos. Entre as áreas mais atingidas estão as cidades de Tampa, St. Petersburg, Sarasota e Fort Myers.
Em St. Petersburg, uma tubulação de água quebrada forçou a suspensão temporária do abastecimento de água potável à meia-noite, enquanto um guindaste caiu no centro da cidade, sem relatos de feridos. O furacão também arrancou parte do teto do Tropicana Field, estádio dos Tampa Bay Rays, equipe de beisebol local. Embora o dano tenha sido significativo, não houve registro de vítimas.
Ao tocar o solo, Milton rapidamente perdeu força, sendo rebaixado para a categoria 2 cerca de 90 minutos depois, com ventos máximos de 175 km/h. Por volta da 1h da manhã, ao passar pela cidade de Lakeland, o furacão foi novamente rebaixado, dessa vez para categoria 1, com ventos de 145 km/h.
Mesmo com a redução de intensidade, os ventos ainda eram considerados perigosos, derrubando árvores e causando danos estruturais em várias cidades. As fortes chuvas que acompanharam o furacão provocaram inundações, especialmente na região da Baía de Tampa, onde foi emitido um alerta de emergência para St. Petersburg e Clearwater. Além disso, várias áreas da costa leste do estado permanecem em estado de alerta devido ao risco de enchentes e deslizamentos.
Enquanto o furacão Milton avança em direção ao Oceano Atlântico, a expectativa é de que continue causando chuvas e ventos fortes em partes da Flórida, incluindo áreas turísticas como Orlando, onde fica o parque Walt Disney World. Às 4h da manhã, o furacão estava a menos de 16 quilômetros da costa leste, nas proximidades de Cabo Canaveral, e se movia a 29 km/h.
Tornados e destruição
Antes mesmo de Milton atingir a costa, tornados associados ao furacão devastaram diversas áreas da Flórida. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu mais de 130 alertas de tornado, principalmente nas regiões de Miami, Tampa e Melbourne. Os tornados causaram destruição considerável, com cerca de 125 casas destruídas, muitas delas em comunidades de idosos com casas móveis.
Em St. Lucie, o chefe de polícia Keith Pearson confirmou mortes causadas pelos tornados, mas não detalhou o número de vítimas. O diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, informou que equipes de busca e resgate estão em ação nas áreas mais afetadas, com esforços concentrados nas comunidades mais vulneráveis.
Impacto nas próximas horas
O furacão Milton continua sendo uma ameaça significativa para o estado da Flórida, mesmo após perder força. Com o deslocamento para o Oceano Atlântico, ventos e chuvas intensos ainda são esperados nas próximas horas, aumentando o risco de inundações generalizadas. As autoridades locais seguem monitorando a situação e pedem que os moradores evitem áreas de risco até que os alertas sejam suspensos.
A Flórida, acostumada a lidar com furacões, agora se prepara para a recuperação e o restabelecimento da energia elétrica, que pode levar dias em algumas áreas mais afetadas.
Leia também:
Furacão Milton provoca evacuações em massa na Flórida e deve atingir EUA ainda nesta quarta
Furacão Milton avança mais rápido que o esperado e pode atingir Flórida ainda mais cedo
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Internacional
Xi Jinping faz promessa sobre Trump em encontro com Biden
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos