A Serasa, em parceria com 59 instituições de ensino superior, lançou um mutirão de renegociação de dívidas voltado para universitários, oferecendo descontos que podem chegar a 95% do valor total devido. Segundo a Serasa, cerca de dois milhões de estudantes estão com dívidas que variam entre R$ 1.000 e R$ 5.000. O prazo para aderir à renegociação varia conforme cada instituição, e os detalhes podem ser consultados no momento da negociação.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa, mais da metade dos estudantes entrevistados (52%) precisou interromper os estudos por não conseguir pagar as mensalidades em dia. Entre os devedores, 42% têm como objetivo regularizar as dívidas para retomar os estudos, enquanto 37% desejam limpar o nome, e 13% buscam renegociar para voltar a ter acesso a crédito no mercado.
Os motivos para o acúmulo das dívidas são variados: quase um terço dos universitários (27%) enfrentou o desemprego, 22% pararam de pagar as mensalidades para priorizar outras contas, e 12% tiveram uma redução na renda. A maioria dos estudantes endividados está em São Paulo, que concentra 428.669 pessoas nessa situação.
Além do mutirão específico para universitários, a Serasa também oferece oportunidades de renegociação de dívidas para o público em geral, com descontos de até 90% através da plataforma Serasa Limpa Nome. São aproximadamente 700 empresas participando dessa iniciativa.
Planejamento
Antes de partir para a renegociação, especialistas recomendam que o devedor faça um planejamento financeiro, organizando o orçamento familiar. Isso inclui calcular os rendimentos (salário e outras fontes de renda) e listar todas as dívidas, tanto as fixas (como aluguel, luz, água e plano de saúde) quanto as variáveis (gastos com supermercado, feiras, entre outros).
Com os cálculos feitos, o inadimplente pode avaliar quanto pode pagar em uma renegociação sem comprometer o orçamento familiar. Após essa análise, é importante pesquisar o CPF, verificar o valor atual da dívida e as condições oferecidas, para então decidir se a renegociação é vantajosa.
Como renegociar?
Os estudantes têm três opções para renegociar suas dívidas: pelo site do Serasa Limpa Nome, pelos aplicativos da Serasa disponíveis na Google Play (Android) e App Store (Apple), ou pelo WhatsApp, no número 11 99575-2096.
Leia também:
Expectativa da CDL Salvador é aumento de 6% nas vendas para Dia dos Pais
Lula se diz otimista com economia brasileira em reunião ministerial