Kleber reafirma ser candidato da ‘esquerda’ e diz que teria apoio de Lula no 2º turno, mas esquiva se apoiaria Geraldo

Candidato declarou que eleitores analisam honestidade dos candidatos, algo que seria duvidoso no ‘personagem’ do vice-governador


Vixe d-flex me-2
Rodrigo Fernandes 12/09/2024 00:55 Eleições 2024
Kleber reafirma ser candidato da ‘esquerda’ e diz que teria apoio de Lula no 2º turno, mas esquiva se apoiaria Geraldo -

Em sabatina desta quarta-feira (11), realizada pelo Portal M! e outros cinco veículos de imprensa (Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba), o professor estadual e candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL) voltou a reafirmar que é o representante da esquerda entre os prefeituráveis da capital baiana. Sobre eventual 2º turno na disputa ao Palácio Thomé de Souza contra o candidato à reeleição, prefeito Bruno Reis (União Brasil), o psolista declarou que teria o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Lula (PT), mesmo que eles sejam cabos eleitorais da campanha do vice-governador Geraldo Jr (MDB).

“Eu fiz campanha e apoiei Jerônimo, subi no carro, andei as ruas de Salvador. Não tenho dúvida nenhuma que terei o apoio de Jerônimo no 2º turno. Não só de Jerônimo, de Lula também. Eu vou trazer Lula para andar nas ruas de Salvador com Kleber Rosa, fazendo campanha. E Lula com vontade de fazer campanha, vontade de verdade”, afirmou.

O seu depoimento faz referência à um possível cenário de 2º turno em Salvador, mesmo que as pesquisas de intenção de votos apontem Bruno Reis com ampla vantagem e margem para se reeleger ainda no 1º turno. Importante destacar que, durante a sabatina, o professor atribuiu várias críticas à atual gestão da cidade e reforçou ser o nome certo para “mudar a realidade desigual da capital baiana”.

Da mesma forma, Kleber Rosa exaltou o crescimento de sua candidatura nas ruas de Salvador, pontuou que o “PSOL conseguiu furar a bolha” e, por isso, há a possibilidade de mudar o cenário das eleições na reta final da campanha eleitoral.

“O PSOL sempre foi o partido que transitou na classe média intelectual e nos setores mais organizados do movimento social, mas a nossa candidatura furou a bolha. Eu sinto que a nossa candidatura tem crescido. Estamos na base, na periferia e em todos os lugares. Claro que eu tenho ainda alguns dias para transformar esse olhar em apoio e em votos, e é o que eu estou fazendo. Sei que a maioria do eleitorado se decide na última semana e eu estou correndo para garantir que esse crescimento se acelere e que a gente alcance uma oposição que nos permita ir para o 2º turno. No 2º turno é outra eleição e a gente faz a virada”, destacou.

Candidato da esquerda e possíveis alianças

A mensagem de ser o “representante da esquerda” tem sido transmitida em toda a campanha eleitoral do candidato, mostrando ser uma alternativa para as iniciativas sociais da cidade. Nesse sentido, ele reforçou que a esquerda de Salvador vai escolher o seu nome e o de sua vice, Dona Mira Alves (PSOL).

“Eu sou o candidato da esquerda. E quando eu falo da esquerda, não estou falando do governo A, B ou C, estou falando dos setores que constroem a luta da esquerda no seu cotidiano todos os dias. Eu tenho tido apoios discretos, tímidos, em segredo, e tenho tido apoios explícitos de setores do campo da esquerda. Não tenho dúvida que a esquerda soteropolitana vota em Kleber Rosa e Dona Mira”, pontuou.

Ao listas as possíveis alianças que apoiariam um eventual 2º turno contra o candidato à reeleição, Kleber Rosa frisou, mais uma vez, que o diálogo seria a solução para buscar o apoio de partidos do campo esquerdista. Vale lembrar que o PSOL não firmou uma coligação nas eleições e tem apenas a federação com a Rede Sustentabilidade, mas apesar disso, o prefeiturável disse que poderia criar uma parceria com algumas siglas da coligação de Geraldo Jr, mesmo que não tenha pontos em comum com o vice-governador da Bahia.

“Hoje nós temos o partido Rede com a gente e nós vamos buscar, no 2º turno, o apoio dos setores partidários do campo progressista, do campo democrático popular. Então, a gente vai dialogar com o PT, com o PSD, com o PCdoB, com o PV, e pretendemos compor o governo com esse leque de partidos do campo da esquerda”, concluiu.

Apoio a Geraldo Jr

Depois de dizer no debate da Band Bahia que não apoiaria Geraldo Jr em eventual 2º turno contra Bruno Reis, o psolista declarou que a sua decisão iria depender de seu partido. Questionado se dependesse somente dele se apoiaria o vice-governador, Kleber Rosa preferiu se esquivar e reiterou que não vai antecipar este cenário e vai continuar promovendo a sua representatividade para chegar em possível disputa no dia 27 de outubro.

“Eu não posso dizer que apoio Gerado Jr, porque a decisão de apoiar é partidária. Por ter disciplina partidária, eu vou me submeter à decisão do meu partido. Pessoalmente, eu quero ir para o 2º turno e ganhar a Prefeitura. Então, eu não tenho que antecipar um cenário que não seja aquele que eu estou construindo”, disse.

Apesar disso, o psolista citou que o emedebista é o que recebe maior rejeição das pesquisas de Salvador por não ter uma identidade com as pautas da esquerda, já que ele é ex-aliado do grupo político de Bruno Reis e do vice-presidente nacional do União Brasil, ex-prefeito ACM Neto. Além disso, Kleber declarou que as pessoas analisam a honestidade dos candidatos, algo que seria duvidoso no “personagem” de Geraldo.

“Eu acho que tem uma rejeição muito grande justamente por você se apresentar sem a legitimidade de ser o que você se apresenta. Então assim, a população avalia a honestidade do candidato, a sinceridade, saber se pode ou não confiar na pessoa. Quando você já constrói uma identidade ou um personagem que por si só é duvidoso, isso compromete o item central que é a confiança”, complementou.

Sabatinas

Kleber Rosa foi o segundo dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador a participar da sabatina pelo pool de veículos. Na última terça-feira (10), o entrevistado foi o vice-governador Geraldo Jr (MDB). Já na sexta-feira (13), a partir das 19h, será a vez do prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas são transmitidas ao vivo no YouTube do Portal Muita Informação.

Confira a sabatina completa na íntegra:

Leia também:

Kleber Rosa acredita em diálogo com empresários para custear tarifa zero no transporte, mas não diz como

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia -
Negócios 21/11/2024 às 22:00

Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia

Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito


Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico -
Cultura 21/11/2024 às 21:40

Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico

Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval


Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe -
Política 21/11/2024 às 21:30

Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe

Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes


Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira -
Política 21/11/2024 às 21:20

Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira

Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano


Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial -
Cidades 21/11/2024 às 21:00

Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial

Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra


Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF -
Política 21/11/2024 às 20:40

Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF

Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior


ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários -
Cidades 21/11/2024 às 20:20

ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários

Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos


MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia -
Cidades 21/11/2024 às 20:00

MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]


Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão -
Política 21/11/2024 às 19:49

Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão

Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias


Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’ -
Política 21/11/2024 às 19:20

Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’

Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos