O Centro de Convenções de Salvador (CCS) será sede do 2º maior evento sobre aparelho digestivo no mundo e o maior em patologia clínica e medicina laboratorial na América Latina. Essa iniciativa mostra o avanço da capital baiana no âmbito de turismo e negócios.
A estimativa é reunir mais de cinco mil pessoas na Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, entre 21 e 24 de novembro, e cerca de três mil no 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, entre 10 e 13 de setembro.
Até o fim de 2024, o empreendimento deve receber 17 congressos, sendo que alguns terão estreia em Salvador e outros vão retornar depois de um longo período. No total, esses eventos podem trazer um público superior a 60 mil presentes.
Essas convenções são importantes na questão turística, pelo fato de recepcionar uma alta quantidade de visitantes. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Wilson Spagnol, não só o entorno da região é favorecido com os eventos, mas toda a cidade, em função da ampla procura por estadia.
“Quando há grandes congressos, o aumento da ocupação hoteleira ocorre não só no entorno, pois grandes eventos, com público acima de 5 mil, têm potencial para atrair muitos visitantes e a procura por estadia acaba se estendendo por toda a cidade”, relatou.
Do mesmo modo, o titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, considera que o Centro de Convenções é uma das peças principais de Salvador para a estratégia de turismo corporativo. Segundo ele, os encontros mobilizam o “trade turístico e de serviço da cidade o ano inteiro não só na sazonalidade turística do verão”.
Área da saúde
O diretor de relacionamento da CCM Group, maior empresa da América Latina na organização de congressos na área da saúde, Júnior Medeiros, também destacou a escolha do CCS por conta de um destino atrativo, em razão da movimentação turística.
“O destino Salvador entrou no radar dos grandes eventos e o seu Centro de Convenções é um equipamento sofisticado, pensado com muito cuidado para atender aos mais diversos perfis de programação. Salvador, com sua cultura forte, bem estabelecida, traz um ambiente enriquecedor e acolhedor para o evento. Essa receptividade, esse sorriso no rosto do baiano conta muito nos nossos eventos, traz uma nova jornada de experiência de muito sucesso e isso é favorável ao destino, que pode voltar a receber esse evento num segundo momento”, reforçou.
A CGM Group será responsável pela realização de seis grandes congressos no CCS, reunindo um público superior a 15 mil pessoas. Entre eles, estão a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo e o 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.
Leia também:
Bahia amplia malha aérea internacional com novas rotas para América do Sul