Geraldo Jr e Eslane Paixão oficializam candidaturas à Prefeitura de Salvador neste domingo
Outros quatro candidatos já formalizaram disputa ao Palácio Thomé de Souza: Bruno Reis, Kleber Rosa, Victor Marinho e Giovani Damico
O vice-governador Geraldo Jr (MDB) e a estreante Eslane Paixão (Unidade Popular) vão homologar, neste domingo (4), suas candidaturas à Prefeitura de Salvador. Os dois são os últimos postulantes a oficializar seus nomes na corrida eleitoral ao Palácio Thomé de Souza, que terá seis candidatos em outubro.
A convenção partidária do emedebista será realizada, às 9 horas, na Arena Fonte Nova, mesmo local escolhido para lançar sua pré-candidatura e de sua vice, Fabya Reis (PT). Dirigentes, parlamentares, pré-candidatos a vereador e militantes de nove partidos (MDB, PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade e Avante) que fazem parte de seu arco de aliança devem comparecer ao evento.
Já a convenção de Eslane acontecerá, às 10 horas, na Casa Preta Zeferina, no bairro de Santo Antônio. Com 29 anos, ela é presidente estadual da UP e milita no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Sua vice será Giovana Ferreira, coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário.
Candidaturas já homologadas
O atual prefeito Bruno Reis foi o primeiro a homologar sua candidatura à reeleição, ao lado de sua vice Ana Paula Matos (PDT). O evento, que aconteceu no último dia 25, reuniu os 13 partidos que fazem parte de sua aliança (União Brasil, PDT, PP, Republicanos, PSDB, Cidadania, PL, DC, PRD, Novo, PMB, PRTB e PMN), no Centro de Convenções de Salvador.
O segundo foi o professor estadual Kleber Rosa (PSOL), cuja convenção partidária foi realizada, no último dia 26, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Ao lado de sua vice, Dona Mira Alves (PSOL), ele terá o apoio de seu partido e da Rede Sustentabilidade, que faz parte da federação.
Já o terceiro foi Victor Marinho (PSTU), que homologou, no último dia 27, sua primeira disputa à Prefeitura de Salvador, durante convenção da legenda na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde atua, inclusive, como pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx). Bacharel em Direito, Victor Marinho é membro do Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista, com atuação no movimento estudantil, e terá como vice o também militante Edson Santana (PSTU).
O quarto a oficializar a candidatura foi Giovani Damico (PCB), que terá como vice, Cheyenne Ayalla (PCB). A convenção partidária do professor de geografia da rede estadual aconteceu, na última quinta-feira (1º), na sede do Sindpec (Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas na Bahia), no bairro dos Barris.
Natural de Santa Cruz das Palmeiras (SP), ele tem 32 anos e é mestre em Ciências Sociais pela Ufba. Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde 2015, Damico já foi candidato a vereador em 2020 e ainda concorreu ao Governo da Bahia em 2022.
Agenda eleições 2024
Iniciado no último dia 20, o período para a realização das convenções partidárias para formalização de candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para a disputa em outubro finaliza, nesta segunda-feira (5), em todo país. O 1º turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Já o 2º turno, caso necessário, será realizado no dia 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores. Na Bahia, quatro cidades poderão ter 2º turno neste ano: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e a estreante Camaçari.
Após as convenções, os seis prefeituráveis de Salvador têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Até o momento, apenas o prefeito Bruno Reis registrou sua candidatura à reeleição. O ato aconteceu nesta última terça-feira (30).
Leia também:
Salvador possui apenas oito vereadoras; na Bahia, são 609 entre 4.615 eleitos
Bahia tem 11,2 mi de eleitores aptos para votar nas eleições municipais em outubro
Mulheres compõem mais de 50% do eleitorado baiano
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Márcio França diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘vergonha’ e cita ‘desprestígio’ das autoridades militares
Ministro ainda falou sobre cenário das eleições de 2026, caso Lula não opte pela reeleição
Bruno Reis defende candidatura própria do União Brasil para presidência em 2026
Em viagem a Londres, prefeito cita Ronaldo Caiado (GO) que ficou em 1º lugar no ranking dos governadores na área de segurança pública
‘Quadrilha que se formou com ímpeto de derrubar democracia’, avalia Wagner após Bolsonaro ser indiciado
Senador repudiou plano golpista e disse ser uma 'alerta para a população brasileira'
Wagner nega disputa interna com Rui e Jerônimo por indicações de novo secretariado
Senador defende governador e, sem mencionar nomes, critica oposição por bater em segurança e saúde no Estado
Após Matt Gaetz desistir, Trump nomeia Pam Bondi como procuradora-geral dos EUA
Ela é ex-procuradora-geral da Flórida e uma antiga aliada do presidente eleito
‘Ainda Estou Aqui’: Filme brasileiro é confirmado como elegível ao Oscar
Obra ultrapassou marca de um milhão de telespectadores no cinema; veja bilheteria arrecadada
STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025
Após análise das provas, PGR deve apresentar denúncia formal no próximo ano
Votação para 2ª edição do Concurso da Moqueca encerra neste domingo
Avaliação técnica dos pratos finalistas será divulgada no próximo dia 7 de dezembro
Após decisão do Carrefour, ministro sugere não fornecimento de carnes ao grupo no Brasil
Carlos Fávaro endossou posicionamento de entidades e da indústria brasileira do setor
Prefeitura de Salvador divulga lista final de ambulantes cadastrados para festas populares
Mais de 33 mil inscrições foram feitas para principais eventos da capital baiana