‘Caetano foi o melhor prefeito que Camaçari já teve’, diz Lula
Presidente está em Salvador, mas às 17 horas, participa do comício de campanha do candidato petista no município da RMS
O presidente Lula (PT) afirmou, na manhã desta quinta-feira (17), que Luiz Caetano (PT) foi o melhor prefeito da história de Camaçari. O candidato petista tenta o seu 4º mandato à frente do Executivo municipal, já que governou a cidade da Região Metropolitana de Salvador por três vezes: 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Ele disputa o 2º turno com o vereador Flávio Matos (União Brasil),
Lula, que está em Salvador para o anúncio da ampliação do programa federal Pé-de-Meia na Bahia, participará do comício de campanha do ex-prefeito ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), marcado para acontecer logo mais, às 17 horas, na Praça Comercial de Camaçari.
“Vou a Camaçari dar um apoio pra meu companheiro Caetano, e tentar mostrar para o povo de Camaçari que inegavelmente Caetano foi o melhor prefeito que Camaçari já teve”, destacou o presidente em entrevista à Rádio Metrópole.
Em seguida, Lula citou que um dos mandatos de Caetano em Camaçari não foi bom, o de 1985 a 1988. Porém, segundo ele, o seu apoio está sendo direcionado ao Caetano de seus mandatos seguintes (2005-2009 e 2009-2012), anos em que o petista se reelegeu no município e teve um governo, conforme Lula, “extraordinário”.
“Eu acho que o povo estava meio p* com o Caetano. Mas depois ele ficou um tempo fora, voltou, se elegeu e foi um extraordinário prefeito. Eu acho ótimo. É esse Caetano bom que está voltando e é esse Caetano bom que eu vou apoiar hoje. Vou pedir ao povo de Camaçari que escolha Caetano no 2º turno”, reforçou.
Em sua visita a Camaçari, o presidente Lula disse que quer convencer o povo a escolher o nome certo para governar a cidade. Segundo ele, que tem participado ativamente das campanhas de seus candidatos no 2º turno das eleições municipais, a intenção é “tentar orientar” o eleitor a escolher o prefeiturável que realmente vai cuidar da população.
“O povo precisa compreender uma coisa, quando a gente escolhe um prefeito, é como se a gente tivesse escolhendo um padrinho. Quando você escolhe um padrinho, escolhe alguém que você gosta, você confia, e alguém que você quer depositar até a guarda do seu filho em caso de uma desgraça na família. Quando você escolhe um prefeito, você está escolhendo um cara que vai cuidar do seu filho, vai cuidar da sua família. Vai cuidar da sua rua, vai cuidar do seu bairro e vai cuidar da sua cidade. É preciso ter muito critério para escolher, e a gente não pode permitir que as pessoas cometam equívocos. Nós temos que tentar orientar. E, depois, obviamente que a gente acata o resultado do povo”, completou.
Camaçari
A presença de Lula em Camaçari é uma forma de reforçar a candidatura de Luiz Caetano no 2º turno das eleições municipais, já que a cidade da Região Metropolitana de Salvador conta com o cenário político mais acirrado da Bahia. No 1º turno, Caetano liderou a apuração com 49,52% (77.926) dos votos, enquanto Flávio ficou em segundo lugar com 49,17% (77.367). Esses percentuais indicam que a decisão ainda está em aberto e nenhum dos dois lados possui um favoritismo absoluto.
De um lado, Caetano tenta o seu 4º mandato à frente do Executivo municipal e promete mudar a realidade que a cidade esteve nos últimos anos de governo. Do outro, Flávio Matos quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos de comando no 4º maior colégio eleitoral da Bahia, com o objetivo de, mais uma vez, desbancar candidaturas petistas.
Pela primeira vez na história da cidade, a definição das eleições municipais será no 2º turno. Isso porque, em 2024, Camaçari atingiu 300 mil habitantes e, portanto, saberá o nome de seu próximo prefeito no próximo dia 27.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Setor elétrico pede veto a emendas no marco da energia eólica offshore
Ex-cônsul da França na Bahia denuncia racismo e busca maior indenização
Suspeita de envenenamento em Parnaíba mata criança e adolescente
Ex-participante do MasterChef é preso por suspeita de abusar garota de 12 anos
Prisão preventiva de Jason Junior foi confirmada nesta quinta-feira (2) após audiência de custódia
Brasil enviará embaixadora para posse de Nicolás Maduro em meio a crise diplomática
No poder desde 2013, Maduro, sucessor de Hugo Chávez, enfrenta acusações de fraude eleitoral por parte da oposição venezuelana
Preta Gil celebra cura de câncer com missa na Igreja do Rosário dos Pretos nesta sexta
Celebração também agradece pelo restabelecimento do jornalista Clarindo Silva, além de levar apoio espiritual àqueles que enfrentam doenças graves, como o câncer
Após romper com irmã, Simone diz que está ‘vivendo os melhores momentos da carreira’
Cantora explicou que sua carreira solo continua forte e sem planos de retomar a parceria com a irmã
Gordinho da Favela assume a liderança da bancada do PP na Câmara e promete ir pra cima do executivo
Com cinco vereadores eleitos, o Progressistas de Salvador aposta na liderança do vereador para fortalecer o partido na Câmara Municipal
Gusttavo Lima anuncia candidatura à presidência em 2026: ‘Brasil precisa de alternativas’
Cantor sertanejo revela que vai se colocar à disposição para um projeto político que una o país, sem alianças partidárias
Alan Sanches pede relatório ao MPT sobre resgate de trabalhadores na BYD em Camaçari
O objetivo, segundo o deputado, é realizar os encaminhamentos necessários no âmbito do Legislativo baiano
Dólar recua e fecha em R$ 6,16 no primeiro pregão do ano
Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, registrou recuo de 0,14% aos 120.119 pontos
Prefeitura de Salvador reajusta tarifa do transporte público em 7,6% a partir deste sábado
Nova tarifa será válida durante todo o ano de 2025, englobando os ônibus urbanos convencionais, o sistema BRT e o STEC
Prazo para justificar falta no segundo turno das eleições de 2024 termina na próxima terça-feira
Segundo turno ocorreu no dia 27 de outubro em 51 municípios brasileiros, incluindo 15 capitais