Após eleições municipais, Éden Valadares projeta cenário de ‘retomada do PT na Bahia’
Presidente estadual do partido avaliou positivamente desempenho no Estado, que saiu vencedor em 50 prefeituras

Com o desfecho das eleições municipais de 2024, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, comemorou, na manhã desta terça-feira (29), o crescimento do partido em comparação com as disputas de 2016 e 2020 na Bahia. Neste ano, a legenda foi a 3ª que mais elegeu prefeitos no Estado, ao vencer em 50 municípios, atrás apenas de Avante (60) e PSD (115).
“A gente tinha 32 prefeituras em 2020 e este ano começamos a resgatar o tamanho do nosso partido, elegendo 50 prefeitos e prefeitas. É um momento de recuperação, de retomada do PT na Bahia e no Brasil nas eleições municipais”, avaliou Éden durante entrevista na Rádio A Tarde FM.
Segundo o dirigente partidário, o PT aumentou o número de votos na Bahia para 1.237.045, elegendo mais prefeitos, 65 vices e 422 vereadores. Quando somados, os resultados de siglas da base do governador Jerônimo Rodrigues representam um percentual próximo de 55% dos municípios do Estado, ao levar em consideração legendas como PSB, MDB, PCdoB e PV.
De acordo com Éden, atualmente, o desempenho do PT na Bahia representa aproximadamente 20% das prefeituras do Brasil, já que, no quadro nacional, o partido saiu vitorioso em 252 municípios. “O PT da Bahia é o maior PT do Brasil. Eu estou muito orgulhoso de fazer parte desta direção e estar sob a direção do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente [Lula] recuperando o tamanho do PT nos municípios. Porque no Estado e na eleição nacional, graças a Deus, a Bahia é muito generosa”, relatou.
Ainda na entrevista, ao falar sobre o processo de “retomada do PT”, o petista ressaltou a associação com as legendas de base e a luta pelos movimentos sociais. “O PT segue na luta pelo aprofundamento da democracia. É um partido muito vivo, com uma vitalidade muito grande, com uma presença enorme de mulheres. O PT é o único partido organizado com 404 municípios na Bahia. Então, nós temos muito orgulho e vamos manter nós, do PT, junto à nossa Federação, com o PCdoB e PV. Muita sintonia e muita relação com os movimentos sociais. Vamos acumular para na próxima eleição e, em 2026, reeleger, com fé em Deus e na nossa militância, Lula presidente e Jerônimo Rodrigues”, acrescentou.
Da mesma forma, Éden lembrou de citar a “renovação” de nomes do PT na Bahia. Segundo ele, o objetivo do partido é manter o comando com as novas gerações e os novos anseios da classe trabalhadora no país.
“Na Bahia, especialmente, temos feito um processo importante de renovação. A eleição de Rui Costa foi uma renovação, a minha chegada à presidência do PT, também, e a eleição de Jerônimo, e não Wagner como candidato, também foi um processo de renovação importante, como alguém absolutamente novo”, finalizou.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então