Últimas vagas: oficinas gratuitas do Bando de Teatro Olodum revelam talentos da periferia de Salvador
Projeto oferece aulas de teatro, dança, música e técnicas profissionais em três bairros da capital baiana

As inscrições para as Oficinas de Performance Negra, promovidas pelo Bando de Teatro Olodum, entram na reta final e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (14). Com aulas gratuitas e abertas ao público acima de 18 anos, a iniciativa tem como objetivo revelar novos talentos e formar artistas nas comunidades periféricas de Salvador, sem exigir experiência prévia em artes cênicas. O formulário de inscrição está disponível no perfil oficial do grupo no Instagram.
Realizadas como parte do Projeto Erê – Bando 35 anos, as oficinas celebram mais de três décadas de trajetória do grupo que se consolidou como uma das mais importantes referências da arte negra no Brasil. A proposta é compartilhar o conhecimento acumulado por meio de uma metodologia própria, desenvolvida ao longo de 35 anos de atuação nos palcos e nas telas.
Oficinas unem arte, memória e técnica profissional
Com início marcado para o dia 23 de abril e encerramento no dia 28 de julho, as aulas acontecerão em três espaços culturais de Salvador: o Centro Cultural de Plataforma (Subúrbio Ferroviário), o Espaço Cultural do Uruguai (Cidade Baixa) e o Espaço Xisto Bahia (Centro). A descentralização das atividades reafirma o compromisso do Bando com o acesso democrático à formação artística.
O conteúdo das oficinas vai além da prática teatral. Os participantes terão aulas de teatro, dança, música, memória e identidade. Nesta edição, a formação foi ampliada com um módulo técnico-profissionalizante, incluindo noções de iluminação cênica, sonorização, produção cultural e técnicas de audiovisual. Ao final, os estudantes participarão de Mostras Cênicas abertas ao público, que servirão como palco para a apresentação dos novos talentos descobertos durante o processo.
Projeto Erê fortalece a arte negra e promove inclusão
O Projeto Erê – Bando 35 anos vai além das oficinas. Ele também contará com uma temporada especial do espetáculo “Erê”, que denuncia o genocídio de crianças negras e reafirma o ativismo artístico do grupo. A programação inclui ainda o “Oro Dudu – Falas Pretas”, uma série de rodas de conversa sobre negritude e educação.
Outra prioridade do projeto é a acessibilidade. Ingressos serão reservados para pessoas com deficiência, estudantes de escolas públicas e outros grupos em situação de vulnerabilidade. A produção do espetáculo contará com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e audiodescrição.
Patrocinado pela empresa Wilson Sons, o projeto conta com apoio institucional da Prefeitura de Salvador, por meio do programa Viva Cultura, vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Legado de formação e impacto cultural
As Oficinas de Performance Negra já revelaram nomes como Lázaro Ramos, Érico Brás, Edvana Carvalho, Valdineia Soriano e Lucas Leto, artistas que iniciaram suas trajetórias com o apoio do Bando. O grupo aposta no potencial transformador da arte para estimular o protagonismo negro nos espaços de representação e produção cultural.
A nova edição das oficinas convida a uma continuidade desse legado, apostando no poder da performance como expressão da identidade e resistência.
Serviço
- Oficinas de Performance Negra – Projeto Erê – Bando 35 anos
- Inscrições gratuitas: até 14/04, por formulário online no Instagram
- Público-alvo: maiores de 18 anos que ainda não tenham participado de edições anteriores
- Período das aulas: 23 de abril a 28 de julho de 2025
- Locais: Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Uruguai e Espaço Xisto Bahia
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Júnior Muniz entrega título a Stella Li na China e destaca 20 mil empregos com fábrica da BYD
Deputado estadual reconhece papel decisivo da CEO global da montadora na instalação da fábrica de veículos elétricos em Camaçari

Cotado para papa, Dom Sérgio evita holofotes e emociona ao falar sobre legado de Francisco
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil integra grupo seleto que participará do Conclave; cerimônia de despedida ao pontífice reúne políticos

Associações de defensores públicos lançam campanha nacional por justiça climática em Salvador
Para presidenta da Anadep, Fernanda Fernandes, contato direto com população proporciona resposta mais eficiente

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão
Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em cerimônia simples, em homenagem à sua vida de compromisso social

Hugo Motta foge de polêmica da anistia e mira nas três áreas que mais preocupam brasileiros
Presidente da Câmara afirma que tema divide a Casa e defende foco em pautas que impactam diretamente vida da população

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube