Susana Vieira arranca aplausos em Salvador: ‘Não quero virar inteligência artificial’

Ao Portal M!, atriz falou sobre sua relação com a Bahia e refletiu sobre papel do público em sua longevidade artística


Osvaldo LyraOtávio Queiroz
Osvaldo Lyra e Otávio Queiroz 04/07/2025 09:32 • Cultura
Susana Vieira arranca aplausos em Salvador: ‘Não quero virar inteligência artificial’ - Reprodução/Instagram @susanavieiraoficial
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A atriz Susana Vieira, uma das maiores estrelas da dramaturgia brasileira, desembarcou em Salvador, nesta semana, para apresentar o espetáculo “Lady”, monólogo em que revisita momentos marcantes da própria vida enquanto interpreta uma artista prestes a encarnar Lady Macbeth, de Shakespeare. A recepção do público baiano foi tão calorosa que a produção precisou abrir uma sessão extra, realizada na quinta-feira (3), após os ingressos para esta sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6) se esgotarem rapidamente.

Com 82 anos e mais de seis décadas dedicadas à arte, Susana Vieira segue lotando teatros e com energia de sobra. Em entrevista exclusiva ao jornalista Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!, a atriz falou sobre sua relação com a Bahia, refletiu sobre o papel do público em sua longevidade artística e compartilhou momentos intensos de sua jornada pessoal e profissional.

Susana Vieira relembra primeiros encontros com a Bahia

A ligação de Susana Vieira com o povo baiano é antiga e afetiva. Ela recorda que sua primeira vinda à Bahia aconteceu há mais de 50 anos, quando, com coragem, pegou a estrada sozinha ao lado da irmã e do filho pequeno.

“A Bahia me traz uma lembrança… acho que meu filho tinha 6 anos. Eu peguei o carro e vim pela estrada sozinha, eu, minha irmã e o meu filho”, conta.

O destino era o carnaval e, na memória, ficaram registradas as imagens das ruas e dos blocos tradicionais.

“Eu queria ver aquelas fantasias, as Mortalhas. Foi meu primeiro encontro com a Bahia, foi raiz, foi carnaval, foi coragem”, relembrou a atriz global.

Desde então, ela afirma que não parou mais de voltar, especialmente como atriz. “A plateia daqui não te deixa na mão. É maravilhoso”, disse ao Portal M!.

Teatro como força de vida

No monólogo “Lady”, Susana surge sozinha em cena, minutos antes de uma suposta apresentação como Lady Macbeth. Nesse instante, a personagem e a própria atriz se misturam, compartilhando medos, dores, saudades e conquistas. Um dos trechos mais emocionantes do espetáculo ocorre quando ela diz temer a morte por ainda desejar realizar muito mais.

Ao ser questionada sobre o que a mantém ativa, Susana Vieira foi enfática ao afirmar que o público a sustenta.

“O público me segura. Estou nas mãos de Deus, mas quem me segura também é o público do teatro.”

Ela também destacou o poder das palavras de carinho que ouve com frequência. “Essas palavras todas, como ‘Deus te proteja’, ‘você é uma inspiração’, fazem um efeito espiritual e psicológico.”

A atriz também mencionou as dificuldades que enfrentou nos últimos anos, como os diagnósticos de dois cânceres e cirurgias, sempre seguidos de retornos rápidos aos palcos. Segundo ela, resistir está em sua essência.

“Eu reagi bem às minhas doenças. Já fiz cirurgia, já voltei trabalhando.”

Reflexões sobre a trajetória e o papel da internet

Durante a entrevista, Susana também refletiu sobre o início de sua carreira e o impacto das novas mídias sobre a profissão de atriz. “Eu acho que eu não comecei. Eu já estava em cena quando abriram as cortinas da minha vida.”

Ao comentar um episódio polêmico de sua carreira, ela explicou o contexto e ponderou que talvez agisse de forma diferente hoje. Em tom crítico, destacou o valor exagerado atribuído à viralização nas redes. “Tem que ser meme, porque se você não é meme, você não tem 5 milhões de seguidores.”

Ainda assim, ela rejeita qualquer ideia de se retirar dos palcos e brinca com os novos artifícios da inteligência artificial (IA).

“Deus me livre! Vamos botar uma Susana Vieira para participar de novela e eu vou ficar em casa? Nananinanão. Vocês têm que me ver em carne e osso no teatro.”

“Lady”: memória, dor e resistência no palco

O espetáculo “Lady”, dirigido por Leona Cavalli, une ficção e autobiografia, Shakespeare e Susana. A atriz interpreta uma artista que revisita a própria vida em um camarim antes de entrar em cena como Lady Macbeth. Ali, ela expõe com franqueza temas como envelhecimento, solidão, tempo e morte.

A peça faz parte da 25ª edição do Catálogo Brasileiro de Teatro e marca o retorno triunfante de Susana aos palcos. O sucesso da montagem na capital baiana reforça sua relevância artística e mostra que, mesmo em tempos de internet e consumo acelerado, a presença no palco continua sendo insubstituível.

Confira entrevista completa:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador que descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar


Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem -
Cidades 01/02/2026 às 14:27

Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem

Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país


Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa -
Cultura 01/02/2026 às 13:39

Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa

Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros


Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem -
Coluna Ohh! 01/02/2026 às 12:50

Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem

Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista


Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 12:00

Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026

play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]


Vixe