Itaparica se transforma em galeria de arte com festival internacional de grafite
Evento reuniu artistas do Brasil e do mundo, promovendo cultura e transformação social na ilha

A ilha de Itaparica se tornou um grande museu a céu aberto, entre os dias 27 e 30 de março, com a realização da 7ª edição do Festival de Graffiti – Bahia de Todas as Cores (BTC) 2025. O maior evento de arte urbana do Nordeste, como é reconhecido, movimentou a região com programação diversificada, incluindo exposições, mutirões de pintura em comunidades, workshops e apresentações musicais.
Com o tema “Bahia, Tela do Mundo. Quanto mais vejo, mais gosto de tudo”, a edição deste ano contou com a participação de artistas de 25 estados brasileiros e 11 países, que deixaram sua marca em diferentes espaços da ilha. O evento promoveu a arte e o papel do grafite como ferramenta de transformação social e cultural, aproximando moradores e visitantes da expressão artística urbana.
Impacto cultural e turístico
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Itaparica, Everaldo Batista, o festival teve um impacto significativo para a ilha, tanto do ponto de vista cultural quanto turístico, atraindo visitantes de diversas regiões.
“Eventos como esse tornam Itaparica um verdadeiro ponto de encontro para a arte e cultura ao tempo que oferece para artistas locais e internacionais a oportunidade de expressarem suas visões criativas”, afirmou.
Segundo Batista, essa movimentação fortaleceu a economia local, consolidando Itaparica como um destino cultural dinâmico. “Em termos de turismo, um evento desse porte atrai visitantes de diversas partes, impulsionando a economia local e promovendo Itaparica como um destino cultural dinâmico e importante centro de criatividade e cultura na Bahia”, afirma o gestor.
Destaques da programação
A abertura do BTC 2025 ocorreu na quinta-feira (27) e contou com um masterclass sobre “Arte Urbana e Mídias Sociais”, com a participação da doutoranda em literatura e cultura Samira Soares, dos artistas Rabisco Easy (MS) e Kueio (SP), e mediação da comunicadora Allana Gama. A noite foi animada pelo Samba de Roda Raízes da Gamaleira.
O tradicional mutirão de graffiti reuniu, na sexta-feira (28), artistas e público na Comunidade Porto dos Milagres, ao som dos DJs DK Selecta e Sista K. Já no sábado (29), os trabalhos se concentraram na pintura de murais no Loteamento Vila Mar, Rua Lomanto Júnior e Rua Brasileirinho, consolidando um circuito artístico que permanecerá como legado para a cidade.
À noite, o festival trouxe o BTC Sound Fest, com shows de Sista K, Noelson do Cavaco e a banda Simples Natural, na Praça da Quitanda. Os artistas finalizaram os murais e registraram oficialmente suas obras no domingo (30), encerrando a edição de 2025 com um saldo positivo de interação e criatividade.
Realização e apoio
O Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores foi promovido pelo Coletivo Vai e Faz e pela Rede Amo, com apoio do Fundo de Cultura do Estado, por meio do edital de “Eventos Culturais Calendarizados”. A iniciativa também contou com patrocínios de marcas como Colorgin, SerTão Filmes, Bahia Meu Amor, ManosCap e a Prefeitura de Itaparica.
Exposição inédita de Mestre Cupijó e ritmos amazônicos
Uma imersão na cultura amazônica chega a Salvador, entre os dias 10 e 13 de abril, com a exposição Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins. A mostra inédita apresenta um rico acervo cultural com fotografias, instrumentos musicais, discos e artefatos que contam a história do artista paraense e dos ritmos tradicionais da região amazônica.
Além disso, a programação inclui oficina de percussão e apresentações musicais, proporcionando ao público uma experiência imersiva na sonoridade e cultura do Baixo-Tocantins.
Mais Lidas
Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Cultura
Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação
Teatro Gamboa inicia programação de abril com comédia, música e artes visuais
Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Últimas Notícias

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente

Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%

Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

Balé Teatro Castro Alves abre inscrições para laboratório de criação voltado a iniciantes
Iniciativa tem como foco a experimentação prática e o intercâmbio entre artistas

Viola Davis no Rio: o que rolou no encontro com Anitta, Regina Casé e outros famosos
Atriz americana está na cidade para lançamento do seu novo filme

Milena Barreto e Bruno Reis falam sobre episódio polêmico: O que realmente aconteceu?
O prefeito de Salvador falou pela primeira vez sobre o incidente em que tomou o microfone das mãos da mestre de cerimônias