Afroturismo é tendência forte em 2025: eventos buscam desenvolver setor na Bahia
Projetos e iniciativas impulsionam e fortalecem a identidade negra
Não é novidade que a Bahia possui uma forte relação com cultura, religião e tradições afros, o que atrai os olhares de pessoas em todo o mundo. Por isso, o governo da Bahia e a prefeitura de Salvador passaram a investir em festivais, eventos culturais e demais ações para influenciar e incentivar o afrotursimo.
A força do turismo baiano em números
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, de janeiro a outubro de 2024, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 7,3 %, em relação ao mesmo período de 2023, enquanto no Brasil o crescimento foi de 2,3%.
O estado é a porta de entrada de mais de 40% dos turistas internacionais que procuram o Nordeste brasileiro, de acordo com dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
De janeiro a novembro, o fluxo de visitantes de outros países na Bahia cresceu 59,9%, enquanto no Nordeste o aumento foi de 40%, e o Brasil registrou 12,9%.
Incremento de voos na alta estação
Nos dois primeiros meses de 2025, o aeroporto de Salvador, principal porta de entrada dos visitantes na Bahia, receberá mais de nove mil voos domésticos e 530 da América do Sul e da Europa.
O governo do estado viabilizou a ampliação das rotas internacionais com destino a Porto Seguro para cinco semanais, com origem em Buenos Aires.
Com isso, no verão 2024, a Bahia será o estado do Norte/Nordeste a receber mais voos diretos da América Latina.
Setur-BA investe no afroturismo através do Agô Bahia
Um dos principais projetos promovidos pelo governo do estado, através da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), é o Agô Bahia, que visa valorizar as religiões de matriz africana, desenvolvendo roteiros turísticos para as comunidades de terreiros, além de guias para a visitação desses espaços sagrados.
Em nota, a Setur divulgou que, atualmente nove terreiros de Salvador, localizados próximos à Baía de Todos-os-Santos, além de outro na Costa dos Coqueiros, em Camaçari, fazem parte da iniciativa, que promove capacitações em empreendedorismo e melhorias nas instalações dos terreiros de candomblé.
Entre os beneficiados estão espaços como Casa Branca, Gantois e Ilê Axé Opô Afonjá, que integram um roteiro turístico inédito. O projeto Agô Bahia também lançou um guia de visitação aos templos, facilitando o acesso de visitantes a esses espaços culturais.
Capacitação de baianas de acarajé
O projeto também promoveu a capacitação de 220 baianas de acarajé e de receptivo. Os cursos abordaram assuntos como manipulação de alimentos, atendimento qualificado, marketing digital, empreendedorismo, gênero e raça.
O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, comemora os números do setor na Bahia e projeta novos recordes no verão 2025.
“Nós vamos bater um recorde seguido. A temporada 23/24 foi um recorde na Bahia e a temporada 24/25, com certeza absoluta, será um recorde sobre a movimentação da temporada passada, por conta do número de voos que o governo do estado trouxe para a Bahia nesse período. Para que você tenha uma ideia, somente da América Latina, nós vamos receber 19 voos semanais. E, a partir de janeiro, teremos voos diários ligando Salvador a Buenos Aires. O mercado da América Latina é o maior mercado emissor de turistas internacionais do Brasil e em particular da Bahia”.
Afroturismo é tendência do turismo em 2025
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, não tem dúvida de que uma das principais tendências do turismo em 2025 no estado é o afroturismo, que tem tudo para se consolidar nesta temporada.
“É aqui na Bahia que os turistas encontram a melhor experiência do afroturismo no mundo. O governo do estado tem um investimento na área das religiões de matriz africana. Nós temos trabalhado as baianas de acarajé, trabalhado os blocos afro, enfim, a cultura que os negros africanos trouxeram para a Bahia. Nós guardamos costumes do povo africano que não tem na África, mas que tem aqui. Para os negros da diáspora no mundo, o melhor local de se fazer uma experiência de afroturismo, de conhecer a sua origem, é aqui na Bahia”.
Secult investe no afroturismo: Salvador Capital Afro
Para a prefeitura de Salvador, o período do afroturismo começou ainda na primavera, em novembro, mês da Consciência Negra. A capital baiana ficou sob influência da ação Salvador Capital Afro, com a realização de uma série de eventos culturais e econômicos, em busca de reafirmar o protagonismo da cidade no afroturismo global.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), os visitantes autodeclarados pretos e pardos são os que passam mais tempo na capital baiana, sendo que 21% deles ficam mais de dez noites.
Além disso, turistas negros oriundos das Américas são responsáveis por um mercado que movimenta US$ 129,6 bilhões. Para estes visitantes, Salvador é um destino acolhedor e culturalmente relevante.
Festival Afropunk é marco do afroturismo
Uma das principais atrações que a prefeitura de Salvador promove pensando no desenvolvimento do afroturismo é o Festival Afropunk, evento de música que traz artistas negros renomados, difusores da musicalidade afrodescendente.
Outro projeto da prefeitura de Salvador é o Rolê Afro, lançado neste ano, que traz 11 roteiros turísticos que dão destaque à cultura e história afro-brasileira.
No lançamento do projeto, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou a prioridade dessas ações culturais e de promoção do afroturismo na capital baiana.
“Estamos mostrando ao mundo que Salvador é a capital afro, valorizando sua cultura negra como nosso principal ativo”.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Osba anuncia sessão extra de ‘Osbrega: concerto do amor – volume 2’
Pôr do Som 2025: Daniela Mercury promete edição histórica no Farol da Barra
Léo Santana comanda contagem regressiva no Réveillon de Salvador
Últimas Notícias
Empossada prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis defende gestão transparente
Nova prefeita agradece apoio popular e promete dedicação para superar os desafios da cidade
Projeto Pôr do Som retorna ao Farol da Barra com show de Daniela Mercury e grandes nomes do Axé
Evento celebrou marcos como os 40 anos do Axé Music, os 75 anos do trio elétrico e as quatro décadas de carreira da anfitriã
WhatsApp: principais recursos lançados em 2024 e como usá-los
O que mudou no WhatsApp em 2024: novidades que facilitam o uso e a experiência
Luiz Caetano é empossado para quarto mandato como prefeito e diz que governará para ‘toda a Camaçari’
Petista destacou foco em saúde, educação e emprego, e pediu união para melhorar a qualidade de vida no município
Ucrânia interrompe trânsito de gás russo para a Europa após fim de acordo pré-guerra
Interrupção representa mais um capítulo na complexa dinâmica energética e geopolítica da região
Ana Paula Matos fala sobre relação com a Cultura e se diz pronta para qualquer desafio: ‘Onde for escalada, eu vou’
Conforme a vice-prefeita, a possibilidade de assumir a Secult foi ventilada por trabalhadores da Cultura
Bruno Reis diz que o maior problema da Bahia é a segurança pública: ‘Vivemos no Estado mais violento do Brasil’
Prefeito ressaltou que a gestão tem trabalhado na conclusão do Plano Municipal de Segurança, que deverá ficar pronto neste início de 2025
Empossado para novo mandato, Carlos Muniz assegura participação popular no PDDU: ‘Iremos fazer todas as audiências públicas necessárias’
Ao falar sobre o início da nova legislatura, Muniz ressaltou que a Câmara irá ajudar o Executivo municipal no que for 'necessário para melhorar a vida do povo de Salvador'
Sílvio Humberto defende PDDU participativo ao tomar posse como vereador
Atual líder da oposição na Câmara, Sílvio defendeu a importância da 'alternância de gênero e de partidos' no comando do bloco
Anitta leva susto após fã invadir palco durante show de Réveillon
Cantora reagiu com bronca após fã subir no palco durante apresentação