Assim como Adolfo, Jerônimo diz que ficou surpreso com rapidez na decisão do STF em afastar Menezes da AL-BA
Governador afirma que vai acompanhar de perto desdobramentos do caso e torce para que situação não prejudique trabalhos na Casa

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, na manhã desta quarta-feira (12), que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo afastamento imediato do deputado Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi recebida com “surpresa”. Em entrevista ao Portal M!, o petista ironizou a celeridade da liminar assinada pelo ministro Gilmar Mendes na última segunda-feira (10). Eleita primeira vice-presidente, a deputada Ivana Bastos (PSD) tomou posse, nesta última terça-feira (11), como presidente interina do Legislativo.
Apesar de reconhecer a legitimidade da decisão do STF, Jerônimo reforçou que o afastamento do aliado governista aconteceu de maneira rápida, em comparação com outras decisões da Justiça. “Tomei com surpresa a rapidez. Quem me dera eu pudesse ver as decisões tão rápidas em outros casos de justiça. Gostaria muito, mas tenho que respeitar a decisão do Supremo”, afirmou o governador ao Portal M!, durante a inauguração de novos leitos no Hospital Ana Nery, no bairro Caixa D’Água, em Salvador.
Jerônimo vai aguardar desdobramentos na AL-BA
O governador ressaltou que acompanhará os desdobramentos do caso, mas espera que a situação não prejudique o andamento dos trabalhos na AL-BA. “Espero que esse movimento não gere prejuízos para o Estado da Bahia nos projetos e nas ações da Assembleia. Ontem, estive em Brasília e conversei com senadores, deputados e ministros para entender o que pensam sobre isso, mas foi uma decisão autônoma do Supremo”, declarou.
Ainda em entrevista ao Portal M!, o petista voltou a parabenizar Menezes pela reeleição com quase unanimidade, já que recebeu 61 votos dos 63 deputados estaduais. O único que votou contra foi Hilton Coelho (PSOL), que acionou o STF apontando “inconstitucionalidade” na reeleição pela terceira vez do então presidente.
“Desde o início, eu tenho plena consciência do meu papel nessa relação com o Judiciário e o Legislativo. Vocês me ouviram agora aqui dizer que não houve intervenção e interferência junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assim também foi na Assembleia. Gostei do resultado, parabenizei a Casa pelo fato de terem feito a eleição e pela força que Adolfo demonstrou ao conquistar 61 votos”, disse.
Ele destacou que a manifestação dos deputados estaduais na reeleição de Menezes refletiu a confiança no trabalho do parlamentar. “É claro que a Assembleia se manifestou pelo interesse da forma que o deputado tem de governar ou de gerir a Casa. Isso é muito importante”, acrescentou.
Rosemberg e Fátima Nunes são reconduzidos aos cargos de liderança
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) finalmente foi reconduzido ao cargo de líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), conforme publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (11). Ainda era indefinida se o petista iria ou não permanecer na liderança, mesmo após recuar na disputa pela primeira vice-presidência da AL-BA em favor da deputada Ivana Bastos (PSD), que acabou assumindo interinamente o comando do Legislativo, conforme já era esperado no impedimento de Menezes.
Outra mudança confirmada na Assembleia foi a recondução da deputada Fátima Nunes (PT), nesta última terça-feira (12), à liderança do PT. A parlamentar afirmou estar comprometida com a defesa das pautas do partido e a articulação política dentro do Legislativo baiano.
“Agradeço aos meus colegas deputados e deputadas por esta recondução e confiança para estar à frente de uma bancada com nove parlamentares, com a missão de coordenar, liderar, debater os temas e articular as políticas do governo Jerônimo Rodrigues. Vamos continuar fortalecendo o trabalho do Partido dos Trabalhadores aqui na Casa Legislativa e na sociedade”, declarou a deputada.
Instalação das comissões permanentes avança na AL-BA
Além das mudanças na presidência da Assembleia e das reconduções de lideranças, a AL-BA também avançou na instalação das nove comissões permanentes. Elas foram formalmente estruturadas na terça-feira (11), permitindo que os deputados eleitos para cada uma delas iniciassem seus trabalhos.
A sessão foi conduzida pelo deputado Zé Raimundo (PT), e a escolha dos nomes ocorreu por consenso entre as lideranças partidárias, respeitando a proporcionalidade das bancadas.
Dentre as comissões instaladas, estão a de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Robinson Almeida (PT), e a de Educação, Cultura, Ciência e Serviços Públicos, liderada por Olívia Santana (PCdoB). Além dessas, foram formalizadas comissões voltadas à Saúde, Infraestrutura, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Finanças.
A única comissão que não foi instalada foi a da Mulher, devido à falta de quórum. Os parlamentares devem se reunir em breve para definir os próximos passos.
Confira como ficou composição:
- Comissão de Constitucional e Justiça (CCJ)
Presidente: Robinson Almeida (PT) – reconduzido
Vice-presidente: Alan Sanches (União Brasil).
- Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Serviços Públicos
Presidente: Olívia Santana (PCdoB) -reconduzida
Vice-presidente: Penalva (PDT)
- Comissão de Agricultura e Política Rural
Presidente: Manuel Rocha (União Brasil) – reconduzido
Vice-presidente: Ricardo Rodrigues (PSD) – reconduzido
- Comissão de Saúde e Saneamento
Presidente: Alex da Piatã (PSD) – reconduzido
Vice-presidente: Jordávio Ramos (PSDB)
- Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho
Presidente: Júnior Muniz (PT)
Vice-presidente: Tiago Correia (PSDB)
- Comissão de Infraestrutura e Turismo
Presidente: Eduardo Salles (PP) – reconduzido
Vice-presidente: Marcinho Oliveira (União Brasil)
- Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública
Presidente: Diego Castro (PL)
Vice-presidente: Marcelino Galo (PT)
- Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos
Presidente: José de Arimatéia (Republicanos)
Vice-presidente: Matheus Ferreira (MDB)
- Comissão de Finanças e Orçamento, Fiscalização e Controle
Presidente: Zé Raimundo (PT)
Vice-presidente: Tiago Correia (PSDB)
Mais Lidas
Política
Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Últimas Notícias

Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro
Cerca de 1,7 milhão de profissionais com carteira assinada, que recebem até dois salários mínimos, podem sacar benefício referente PIS/Pasep

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Expectativas do PIB e inflação são ajustadas para baixo, e nova expectativa é que dólar encerre 2025 cotada a R$ 5,98

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)