Afroturismo é destaque para a atração de turistas para Salvador, diz Walter Pinto Jr.
Segundo o subsecretário, Prefeitura de Salvador colheu avanços na luta antirracista

O subsecretário de Cultura e Turismo, Walter Pinto Jr., disse que o afroturismo é um dos grandes motivos para a atração de turistas à Salvador, reforçando o fato de a cidade ser a mais negra fora do continente africano. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na sexta-feira (1º). A expectativa é a de que esse fluxo aumente principalmente com a chegada do verão.
“O afroturismo colabora com esse processo para que a gente reforce as nossas bases, as nossas identidades, e é uma oportunidade também de negócios. Então, temos observado uma demanda espontânea de alguns guias, querendo se capacitar, querendo entender mais como é que são esses roteiros, captando turistas nacionais e internacionais para promover esses novos roteiros. E aí, hoje, quando estamos nesse ranking de cidades mais procuradas, o afroturismo tem sido um desses pontos destacados, gerando essa demanda espontânea de visitantes que procuram salvador”, afirmou.
O número 2 da pasta municipal disse que a Secult foi responsável por lançar um guia de afroturismo na cidade. Segundo ele, são 11 roteiros e 30 pontos de experiência para os interessados em conhecer a identidade histórica de Salvador.
“A Embratur, inclusive, lançou um documentário que chancela o que é esse afroturismo, para que todas as operadoras de viagens entendam essa narrativa. O afroturismo oportuniza para quem é turista e para quem é daqui, que muitas vezes não conhece a história efetivamente, tenha uma imersão, tenha um turismo de experiência”, ressaltou.
Luta antirracista
Ao citar as medidas que destacam a cultura e o turismo da capital baiana, o subsecretário também falou sobre os avanços da luta antirracista na cidade, a partir das iniciativas da Prefeitura. Para Walter Pinto Jr., mesmo diante dos desafios que cercam o tema, todos da sociedade devem estar envolvidos nesta luta.
“Essa luta antirracista a gente acaba dizendo que é uma luta de todos e a gente tem que estar ciente desse papel. Nós, enquanto poder público, temos que fomentar e dar essas bases educacionais estruturais, e envolver a sociedade para que ela seja protagonista dessa luta antirracista. A gente sabe ainda das dificuldades. Então, por mais avanços que hoje já colhemos do movimento negro, de tudo que a gente hoje já alcança em termos de ações afirmativas, de cotas raciais para concursos públicos, de processos educativos, ainda assim é inegável e a gente percebe que ainda existe o racismo”, pontuou.
De acordo com o subsecretário, a luta antirracista é um papel “individual” e “coletivo”, já que todos precisam fazer a sua parte. Ao Portal M!, com a chegada do Novembro Negro, ele listou iniciativas do Executivo municipal para combater as discriminações raciais.
“Precisamos estar atentos a todas essas discriminações raciais e, sobretudo, saber como atuar para o processo de rompimento e mitigação desse racismo é um papel preponderante. Então, é dizer que esse é um papel individual e também coletivo, e que a gente tem que fazer e transformar essa sociedade para que ela seja mais justa e igualitária”, concluiu.
Mais Lidas
Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Cultura
Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação
Teatro Gamboa inicia programação de abril com comédia, música e artes visuais
Últimas Notícias

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira; Confira as prioridades
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa dia 7/04. Prioridade para crianças, idosos, gestantes e outros grupos de risco

Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, afirmam conselheiros de Trump
Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, enquanto Trump mantém sua postura sobre mudanças no comércio global.

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar
Vereadora é eleita prefeita de Ruy Barbosa após vencer a eleição suplementar com 51,57% dos votos válidos

Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo
Artista compartilhou momento da viagem nas redes sociais e apareceu ao lado da irmã e de uma amiga

Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado
Após internação, Papa Francisco surge em público no Jubileu dos Enfermos

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador
Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista
Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida
Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro
Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama
Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos