Afroturismo é destaque para a atração de turistas para Salvador, diz Walter Pinto Jr.
Segundo o subsecretário, Prefeitura de Salvador colheu avanços na luta antirracista
O subsecretário de Cultura e Turismo, Walter Pinto Jr., disse que o afroturismo é um dos grandes motivos para a atração de turistas à Salvador, reforçando o fato de a cidade ser a mais negra fora do continente africano. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na sexta-feira (1º). A expectativa é a de que esse fluxo aumente principalmente com a chegada do verão.
“O afroturismo colabora com esse processo para que a gente reforce as nossas bases, as nossas identidades, e é uma oportunidade também de negócios. Então, temos observado uma demanda espontânea de alguns guias, querendo se capacitar, querendo entender mais como é que são esses roteiros, captando turistas nacionais e internacionais para promover esses novos roteiros. E aí, hoje, quando estamos nesse ranking de cidades mais procuradas, o afroturismo tem sido um desses pontos destacados, gerando essa demanda espontânea de visitantes que procuram salvador”, afirmou.
O número 2 da pasta municipal disse que a Secult foi responsável por lançar um guia de afroturismo na cidade. Segundo ele, são 11 roteiros e 30 pontos de experiência para os interessados em conhecer a identidade histórica de Salvador.
“A Embratur, inclusive, lançou um documentário que chancela o que é esse afroturismo, para que todas as operadoras de viagens entendam essa narrativa. O afroturismo oportuniza para quem é turista e para quem é daqui, que muitas vezes não conhece a história efetivamente, tenha uma imersão, tenha um turismo de experiência”, ressaltou.
Luta antirracista
Ao citar as medidas que destacam a cultura e o turismo da capital baiana, o subsecretário também falou sobre os avanços da luta antirracista na cidade, a partir das iniciativas da Prefeitura. Para Walter Pinto Jr., mesmo diante dos desafios que cercam o tema, todos da sociedade devem estar envolvidos nesta luta.
“Essa luta antirracista a gente acaba dizendo que é uma luta de todos e a gente tem que estar ciente desse papel. Nós, enquanto poder público, temos que fomentar e dar essas bases educacionais estruturais, e envolver a sociedade para que ela seja protagonista dessa luta antirracista. A gente sabe ainda das dificuldades. Então, por mais avanços que hoje já colhemos do movimento negro, de tudo que a gente hoje já alcança em termos de ações afirmativas, de cotas raciais para concursos públicos, de processos educativos, ainda assim é inegável e a gente percebe que ainda existe o racismo”, pontuou.
De acordo com o subsecretário, a luta antirracista é um papel “individual” e “coletivo”, já que todos precisam fazer a sua parte. Ao Portal M!, com a chegada do Novembro Negro, ele listou iniciativas do Executivo municipal para combater as discriminações raciais.
“Precisamos estar atentos a todas essas discriminações raciais e, sobretudo, saber como atuar para o processo de rompimento e mitigação desse racismo é um papel preponderante. Então, é dizer que esse é um papel individual e também coletivo, e que a gente tem que fazer e transformar essa sociedade para que ela seja mais justa e igualitária”, concluiu.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Cultura
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Lucas Gerbazi lança single e promove show ‘Choque Baiano’ em Salvador
Jabuti: Marina Colasanti é homenageada como Personalidade Literária de 2024
Bloco Happy apresenta novidades para o Carnaval 2025 nesta terça-feira
Biblioteca Nacional divulga lista com melhores livros da literatura nacional
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro